Please enable JS

Blog

11 Dicas para pesquisar no Google como um especialista

11 Dicas para pesquisar no Google como um especialista

2 de outubro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Você deve usar o Google muitas vezes por dia, certo? Mas as chances são — a menos que você seja um geek em tecnologia — de que você ainda use o buscador em sua forma mais simples, sem aproveitar todas as possibilidades.

Se o seu uso atual da ferramenta é limitado a digitar algumas palavras, mudando a sua busca até encontrar o que está procurando, este artigo veio para lhe dizer que há uma maneira melhor de como pesquisar no Google — e não é nada difícil de aprender.

Mesmo que já consiga usar o Google como um especialista, sugerimos que você leia este post com atenção. Assim, você terá as dicas em mãos quando precisar ajudar um colega, por exemplo. Para auxiliar ainda mais, saiba que existem extensões e atalhos de teclado que podem ser usados no navegador e nas suas buscas.

As dicas que trazemos aqui sobre como pesquisar no Google são baseadas em minha própria experiência e em pontos que considero muito úteis. Afinal, estamos falando de um buscador com muitas possibilidades. Vamos começar?

1- Pesquise com frases explícitas

Digamos que você esteja procurando por conteúdo sobre Inbound Marketing. Em vez de simplesmente digitar o termo Inbound Marketing na barra do Google, provavelmente será melhor para você pesquisar explicitamente pela frase. Para fazer isso, basta colocar a pesquisa dentro de aspas duplas.

Exemplo de busca: “Inbound Marketing”

Veja a diferença: quando não usa aspas, o Google lhe dá aproximadamente 70 milhões de resultados, que provavelmente não sejam tão relevantes para você.

Porém, quando você procura “Inbound Marketing”, as opções reduzem para cerca de 16 milhões de resultados. Ainda é muito acima, mas os primeiros serão mais específicos sobre o que está procurando, pelo menos

2- Exclua palavras

Agora, supondo que deseje buscar por conteúdos sobre Inbound Marketing, mas queira excluir todos os resultados que contenham o termo “publicidade”. Como pesquisar no Google? Basta usar o sinal “-” na frente da palavra que você quer excluir.

Exemplo de busca: inbound marketing – publicidade

Mais uma vez, veja a diferença na quantidade de resultados. Com certeza, isso vai poupar muitos resultados que não seriam úteis para o que procura. O algoritmo do Google já é capaz de entender o que você quer pesquisar, uma vez que ele compreende a semântica. Dessa forma, você pode até mesmo errar algumas letras de uma palavra que ele entenderá a sua pesquisa

3- Faça pesquisas para um site específico

É comum querer pesquisar um site específico para o conteúdo que corresponde a uma determinada frase. Mesmo que ele não suporte um recurso de busca, você pode aprender como pesquisar no Google para buscar o conteúdo do site e achar o que está tentando encontrar de fato. Basta usar o modificador “site:somesite.com”.

Exemplo de busca: “SEO” site:br.hubspot.com

Todos os resultados são do blog da HubSpot, o que ajuda muito se você já sabe qual site vai poder lhe dar a informação que deseja ou se está procurando todo o conteúdo sobre um tema em um site específico

4- Encontre arquivos específicos

Se estiver procurando resultados que são de um tipo de arquivo específico, você pode usar o modificador “filetype:”. Por exemplo, você pode querer encontrar apenas apresentações em PowerPoint relacionadas ao Inbound Marketing.

Exemplo de pesquisa: “inbound marketing” filetype:ppt

Como você pode ver, o “PPT” ao lado do título de resultado indica que é uma apresentação de PowerPoint — neste caso, já que procuramos especificamente por isso, todos os resultados são apresentações de PowerPoint.

5- Use símbolo Ticker/ações

Basta digitar um símbolo ticker válido como o seu termo de pesquisa, e o Google vai lhe dar as finanças atuais e um rápido gráfico em miniatura para a ação.

Exemplo de busca: GOOG

Deste jeito você pode ver as finanças do dia da pesquisa e também de 5 dias, 1 mês, 3 meses e por aí vai.

6- Calculadora

A próxima vez que você precisar fazer um cálculo rápido, em vez de pegar o aplicativo de cálculos, você pode simplesmente digitar a expressão no Google

Exemplo de busca: 48512 * 1.02

Esta ferramenta ajuda muito quando você não tem uma calculadora por perto e quer calcular algo rapidinho, também funciona para contas mais complexas porque têm muitas funções

7- Comparar os preços

A ferramenta já está tão avançada que tem diversos recursos que ajudam a facilitar suas buscas. Um deles — e que é bem útil para quem gosta de fazer compras online — é o Google Shopping. Se pesquisar por determinado produto, você verá que, do lado direito da tela, aparecerá um box com as opções do item em diversas lojas.

Com essa função, fica mais fácil analisar e comparar os preços sem nem precisar clicar em cada um dos links. Além disso, há uma aba específica para que você veja mais resultados e compare as ofertas.

Exemplo de busca: se quer comprar um tênis de corrida feminino, é só jogar o termo no campo de busca e ver os resultados que vão surgindo.

8- Definições de palavras

Se você precisa procurar rapidamente a definição de uma palavra ou frase, basta usar o comando “define:”.

Exemplo de busca: define:Inbound Marketing

Se você procura uma definição ela vai aparecer em um quadradinho como esse de baixo, geralmente as definições utilizadas são as do Wikipedia.

9- Opte por isso OU aquilo

Como padrão, ao conduzir uma pesquisa, o Google incluirá todos os termos especificados na pesquisa. Se estiver procurando por qualquer um dos termos, então você pode usar o operador OR — “OR”, termo em inglês para “ou”, precisa sempre ser escrito com letras maiúsculas.

Exemplo de pesquisa: inbound marketing OR publicidade

Dessa forma, você verá os resultados e entenderá as diferenças entre os termos de uma maneira clara

10- Coloque palavras específicas do título

Quer encontrar uma página com certas palavras contidas no título, mas não necessariamente uma ao lado da outra? Digite allintitle: seguido imediatamente das palavras ou frases.

Exemplo de pesquisa: allintitle:clube vinho

Esse é um recurso que todo mundo precisa conhecer! Afinal, muitas vezes pensamos conhecer como pesquisar no Google, então corremos para tentar encontrar algo que nem sempre sabemos todos os termos para realizar a busca. Desse modo, a pesquisa é facilitada e você terá mais chances de achar o que estava procurando.

11) Pesquisa relacionada

Se quiser encontrar novos websites com conteúdo similar para um website que você já conhece, use o modificador related:algumsite.com.

Espero que esta lista de dicas de busca seja útil para suas futuras pesquisas e traga mais agilidade. São muitas funcionalidades que ajudam bastante no dia a dia, e há esses detalhes sobre como pesquisar no Google que muitos de nós desconhecemos, mas que ajudam na experiência do usuário.

Fonte:  Hubspot  

Imagem: Thaspol_S – Freepik.com

Posts relacionados

6 principais erros do marketing digital

6 principais erros do marketing digital

27 de outubro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
5 razões para investir em marketing digital durante uma crise

5 razões para investir em marketing digital durante uma crise

26 de outubro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
A realeza britânica e a importância do registro de marca

A realeza britânica e a importância do registro de marca

21 de outubro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
Redes sociais: como utilizá-las em sua estratégia de marketing digital?

Redes sociais: como utilizá-las em sua estratégia de marketing digital?

20 de outubro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
E-mail marketing: por que ainda é importante?

E-mail marketing: por que ainda é importante?

19 de outubro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
O que é qualificação de leads e como qualificar os leads da sua empresa?

O que é qualificação de leads e como qualificar os leads da sua empresa?

16 de outubro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc