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12 perguntas sobre liderança para você tirar todas as suas dúvidas

22 de janeiro de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Todo profissional de RH conhece a importância dos líderes organizacionais.

Mas é comum recebermos diversas perguntas sobre liderança aqui na Solides! Afinal, com um papel tão importante para a empresa, esses gestores precisam contar com ferramentas e orientações para ter assertividade no momento de lidar com os colaboradores.

Para o artigo de hoje, trouxemos as principais perguntas sobre liderança. Então, continue a leitura para tirar as suas dúvidas sobre o assunto!

1- Como um líder pode motivar uma equipe que não acredita no sucesso da empresa?
Para fazer com que os colaboradores acreditem no sucesso da organização, é preciso primeiro que o líder creia nela e segundo que o propósito da empresa seja comunicado, pois esse pode ser um dos motivos do não engajamento.

Além disso, é preciso saber que cada um tem seu tempo, ou seja, a visão sobre o negócio será construída de maneira gradativa. O dono da empresa, por exemplo, foi quem pensou a organização em si e em qual é o seu propósito, ele está de certa forma mais próximo dos objetivos do que um colaborador que acabou de entrar e ainda está entendendo e tendo contato com a organização.

O importante é comunicar a visão, os planos e onde a empresa deseja chegar, se não as pessoas não conhecerão e não entenderão o porquê de tudo que acontece. Depois disso é só deixar cada um ter o seu momento para conseguir enxergar.

2- Como engajar um líder para que ele influencie seus liderados e consiga melhores resultados?
As lideranças precisam ser exemplo para os seus colaboradores, elas precisam estar engajadas. Líderes não comprometidos com a empresa podem gerar sérios problemas.

Por isso, os gestores precisam entender e apoiar as estratégias da empresa, conhecer a cultura organizacional, se sentirem valorizados e entenderem porque estão ali. Só assim conseguirão manter as equipes motivadas e engajadas

3- Como um líder pode dividir o tempo entre a gestão de pessoas e as próprias tarefas?
Quando um profissional se torna líder ele precisa entender que a partir desse momento, o que importa e é essencial é a gestão de pessoas. Afinal, o resultado da liderança depende do resultado de sua equipe.

Liderar é fazer com o que o time aumente sua performance. Por isso, ficar no operacional não irá trazer resultados.

4- Como um líder consegue gerir sua equipe em uma empresa que enfrenta conflitos com a gestão de mudanças?
Uma empresa que não muda não consegue sobreviver no mercado. Por isso, não existe liderança e gestão sem mudanças. É importante que o líder mostre para a organização a importância da transformação, que passar por modificações não é mais uma exceção e sim uma regra,

5- Como liderar uma equipe composta por antigos colegas de mesmo cargo?
Quando um colaborador vira líder da sua própria equipe, é muito importante se atentar e gerir suas emoções. É comum que os antigos colegas de trabalho passem a tratar o novo gestor com certa distância, já que a relação sofreu uma enorme mudança, e isso pode fazer com que ele se sinta isolado.

Primeiramente, preciso que o líder entenda que o papel dele na equipe passou a ser totalmente diferente. Com o novo cargo, ele ganha mais exigências, precisa tomar decisões e nadar contra a corrente essa forma, a liderança não pode se prender às relações antigas, pois assim será realmente difícil criar um novo vínculo. É necessário que ele se imponha e seja o gestor que a equipe realmente precisa.

6 – Como fazer uma boa gestão de conflitos?
A gestão de conflitos se faz levando em consideração as diferenças de cada colaborador, conhecendo o perfil comportamental deles e compreendendo quais são os motivos do confronto.

Nesse tipo de situação, muitas vezes as pessoas estão querendo dizer a mesma coisa ou chegar ao mesmo lugar. Mas como cada uma tem uma forma de lidar com os acontecimentos e de se expressar, isso pode acabar gerando atrito.

Por isso, é importante mapear o perfil comportamental dos colaboradores. Um software de RH pode te ajudar a fazer esta tarefa de maneira rápida e segura! Assim você entende como cada profissional da equipe reage a diferentes situações e ajuda a criar um ambiente mais harmonioso.

7- Como preparar os gestores para lidar com uma nova geração de colaboradores?
Atualmente as empresas estão precisando lidar com muitas gerações diferentes em um mesmo ambiente. O que é necessário ter em mente, é que o ser humano se complementa.

Cada geração domina algo e tem um ponto forte que a outra não desenvolveu tanto. É dessa forma que o líder deve mostrar para os seus colaboradores que eles precisam uns dos outros, que só assim conseguirão criar um bom ambiente de trabalho.

8- Como identificar habilidades de liderança na contratação?
Primeiro é preciso entender que não existe uma habilidade concreta para ser líder. As competências para isso irão depender das necessidades da equipe e da organização. Por isso, você precisa saber o motivo de precisar contratar um novo líder antes mesmo de começar o processo seletivo.

Com a ajuda de um sistema de mapeamento comportamental, você consegue estruturar as competências necessárias fazer o mapeamento comportamental dos candidatos para a vaga à liderança e assim realizar uma contratação mais assertiva.

Ao invés de olhar para o passado e ficar procurando coisas que deram certo, é bom também olhar para o futuro e entender o que é preciso em um líder para que a empresa cresça.

9- Como criar plano de desenvolvimento para as lideranças?
Primeiramente, é fundamental entender de forma profunda a estratégia da empresa. Saber onde ela deseja chegar, quais são as suas necessidades e qual é o perfil dos colaboradores que ela possui para gerar o desenvolvimento.

Olhando para o futuro e estudando o que a empresa precisa, é mais fácil entender qual tipo de liderança é necessária e assim criar um plano de desenvolvimento.

10- Quais são os pilares para uma liderança de sucesso?
Para exercer uma liderança de sucesso, o gestor precisa conhecer o contexto em que está inserido, entender o que é valor para a organização e que o seu papel é fazer com que sua equipe seja melhor do que ele. Dessa forma, ele precisará estar pronto para, abrir mão da sua vaidade e ego.

Pensar a longo prazo também é essencial. Um líder só consegue fazer isso quando se conhece de forma profunda quais são suas capacidades e o que ainda lhe falta. Isso pode ser feito através de testes de perfil e análise de comportamento, com ferramentas que garantem assertividade ao processo.

11- Como ser um líder se os superiores não apoiam as suas decisões?
É importante fazer um alinhamento das estratégias e entender qual é o lugar do líder na organização, saber qual é o motivo para os superiores não o apoiarem.

Pode ser que exista algo que os superiores estão enxergando e o líder não, ou ao contrário, o líder vê algo que os superiores ainda não veem e acaba não conseguindo se comunicar.

Melhorar a visão e a comunicação são pontos chaves para fazer com que os superiores entendam as lideranças.

12 – Como a liderança pode colaborar para diminuir a rotatividade de um setor?
A liderança precisa entender qual é o impacto do seu perfil do líder para a equipe, e de que forma ele tem contribuído para a empresa. Faça uma pesquisa demissional profunda, conversando com os colaboradores e pedindo que eles digam o que pensam e o que acham do gestor.

O líder é um agente que pode mudar o setor. Por isso, entendê-lo é fundamental para saber como a equipe está sendo afetada e quais estão sendo as possíveis causas para as demissões. Muitas vezes é preciso melhorar a comunicação do time, alinhar as perspectivas e os propósitos de crescimento.

Fonte: RH Portal

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

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