Please enable JS

Blog

professional

3 maneiras de manter o equilíbrio emocional no trabalho

5 de julho de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Equilíbrio Emocional é caracterizado pela capacidade de lidar com os sentimentos, conseguindo adaptação e sabendo expressá-los. É considerado como uma maneira de controlar as emoções e impulsos, mantendo a tranquilidade, mesmo estando sob estresse ou em momentos de crise.

Um exemplo que ocorre nas empresas é do supervisor de um setor ficar furioso e gritar com a equipe quando não consegue produzir o que foi solicitado ou quando recebe alguma reclamação do cliente. Saiba mais sobre desenvolvimento de liderança.

O que está faltando é equilíbrio emocional para manter a mente calma e a tranquilidade para solucionar problemas, nesse contexto de conflito e estresse. Ou seja, conseguir controlar o sentimento de ser pressionado e o impulso em descontar a raiva nas pessoas que estão em volta.

Por que o equilíbrio emocional é importante
Quanto mais estressante é a situação menos somos capazes de nos concentrar e manter o equilíbrio. São vários os contextos que podem comprometer o equilíbrio emocional: situações de longo período sem alimentar adequadamente, abstinência de sono, noites mal dormidas, doenças com familiares, divórcio, falta de exercícios físicos, alimentação pobre de nutrientes e rica em carboidratos e gorduras, entre outras mudanças repentinas.

Assim o organismo e a mente necessitam de reorganização e que tendem pelas ações por impulso. Quando as pessoas estão nesses momentos, elas são menos capazes de resolverem problemas, de manterem o foco, de aumentarem a eficiência e de tomarem decisões adequadas.

1 – Perceber o início da situação estressante
Quando o momento estiver iniciando o processo de perda do controle, reconheça esse contexto e treine para o seu corpo e sua mente para acalmarem. No livro “O Poder do Hábito”, o autor relata vários casos de sucessos de pessoas que alcançaram resultados diferentes mudando a ação, através do treino. Então pratique a tranquilidade nos tempos de estresse e conflitos. Veja a situação como se não estivesse nela, de maneira racional e tome decisões como fosse fornecer conselhos para um amigo.

2 – Diminua as expectativas
Os sonhos movem as pessoas e quando elas estão próximas dos objetivos delas, há tendência de ficarem mais nervosas, ansiosas e toda preparação e o planejamento podem ficar comprometidos, deixando espaço para a falta de equilíbrio emocional.

Seja o seu melhor, faça seu planejamento, treine, mas saiba também lidar com os resultados que não dependem somente de você. Por isso, não coloque muita expectativa, pois algumas conquistas são consequências do seu esforço e outras de fatores além do seu empenho e não se frustre com isso. Direcione para outro plano e não desista.

3 – Foco em solução
Quanto mais você procurar culpados, deixar a raiva tomar conta de você, com mais falta de equilíbrio emocional você ficará. Saiba que nem sempre as coisas serão perfeitas, situações difíceis irão fazer você aprender, reconhecer os erros é a melhor estratégia para o sucesso.

Seja um solucionador de problemas tanto na sua vida pessoal quanto na empresa, busque como resolver, o que fazer para o erro não voltar a acontecer. Esse hábito irá fortalecer seu sistema emocional e irá te ajudar a enfrentar problemas cada vez mais complexos, mostrando que você está desenvolvendo sua carreira para ocupar novos cargos.

Fonte: Gente e Gestão RH
Imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

entrevista

Como melhorar o processo de recrutamento com Hard e Soft Skills

16 de julho de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
lideres

Líderes que geram lucro: como identificá-los

12 de julho de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
profissional

6 benefícios de mindfulness – ou “atenção plena”

11 de julho de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
notebook

8 Dicas valiosas para ter foco no dia a dia

10 de julho de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
reuniao

Sua empresa utiliza os pontos fortes dos colaboradores para valorizá-los?

9 de julho de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Como fornecer feedback assertivo e aumentar a motivação da equipe

4 de julho de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc