Please enable JS

Blog

aumento

4 passos para decidir a melhor estratégia de crescimento para seu negócio em 2018

25 de janeiro de 2018 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Empreendedores sabem da importância da resiliência – que simplificando significa ‘não deixar a peteca cair’ e se cair… pegar do chão rapidamente e seguir o jogo! Estar preparado para encarar de frente esses altos e baixos é fundamental, e isso também significa saber aproveitar os momentos de “baixa” para se reinventar, inovar e rever sua estratégia acerca de processos, contratações, produtos, serviços e muito mais.

É comum que empreendedores se sintam angustiados e com tensão diante desses desafios e, quando se está sozinho, costuma ser ainda mais complicado. Surge o medo de não crescer o suficiente e até regredir o crescimento da empresa. E não ache que você é o único nessa situação. Ela é comum a todos os empreendedores, até os mais experientes!

Ao esmiuçar o negócio em busca de oportunidades de crescimento, chega o momento em que o empreendedor precisa tomar decisões estratégicas para que o negócio cresça e atinja ótimos resultados ao longo do ano. Como qualquer ser humano, ele começa a pensar exaustivamente em busca de possíveis resoluções, e já foi comprovado que a forma mais comum de buscar respostas partem de ideias e seguem direto para uma proposta de solução, sem levar em consideração importantes etapas que aumentaram exponencialmente a possibilidade daquela solução performar como o esperado.

Para mudar o mindset do empreendedor existe método, técnica e processo que o conduzem nessa busca por soluções eficazes de maneira mais assertiva, rápida e econômica. Hoje te ensinaremos 4 passos certeiros que a empresa focada em educação transformadora para empreendedores, BOOMIT, criou e validou com diversos empreendedores e recebeu chancela da UNESCO devido ao seu alto impacto.

Confira agora os 4 passos imprescindíveis para que você tenha clareza sobre a melhor estratégia de crescimento para o seu negócio:

1. Hipóteses
Quando algo vai mal, está estagnado ou diante de aparente oportunidade, o empreendedor começa a tentar deduzir o motivo e também como poderia trazer uma solução para solucionar o problema ou aproveitar a oportunidade. Nesse processo começam a surgir ideias, “achismos”, suposições, meias certezas e dúvidas em sua cabeça que podem ser todas denominadas como hipóteses. Este primeiro passo consiste em simplesmente compilar todas em uma única lista.

2. Validação
Com essa lista em mãos, precisamos buscar visão de outras pessoas envolvidas para entender se o “faro”do empreendedor está correto, ou se é preciso algum ajuste no alvo antes de criar a solução. Para isso existe uma técnica que passa pela formulação de um questionário focado no público em questão: clientes, fornecedores, colaboradores, e assim por diante. O questionário deve trazer as respostas para suas hipóteses. Se o que você estava desconfiado for comprovado após a pesquisa, ou seja, a grande maioria dos respondentes concordou com você, considere suas hipóteses validadas!

3. Protótipo
Neste momento você já terá mais clareza para ir adiante rumo à solução ideal. Protótipo é uma palavra que assusta, mas ele nada mais é do que um MVP (mínimo produto viável), ou seja, uma espécie de rascunho da sua solução final. Algo que não demande muito tempo ou dinheiro, mas que te possibilite testar na prática se essa é realmente a melhor solução para o seu problema ou situação.

4. Métricas e solução final
Com o protótipo rodando, você vai conseguir analisar os resultados. Crie métricas para te ajudar nessa avaliação, ou seja, parâmetros e aspectos que devem ser considerados durante o tempo que o protótipo estiver em prática. É neste período que você terá clareza do que funciona e do que não funciona e conseguirá fazer os ajustes necessários de maneira ágil até que chegue numa solução final, com muito mais chances de funcionar numa escala maior.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

Descubra qual o verdadeiro papel de um Auditor Interno

24 de abril de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Auditoria Interna: Garantia de Transparência

15 de abril de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Programa de Gerenciamento de Riscos: O que é e como começar?

11 de abril de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Programa de Gerenciamento de Riscos: O que é e como começar?

28 de março de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Fortaleça sua empresa com uma Gestão de Documentos eficiente

26 de março de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Semana Mundial da Qualidade 2024: “Do Compliance à Performance”

20 de março de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

abc