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5 dicas para aumentar a presença online do seu negócio

31 de agosto de 2018 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Para empresas de qualquer segmento, ter uma presença online forte tornou-se um fator imprescindível para atingir excelentes resultados em vendas. Mesmo que o seu produto só esteja disponível para compra em lojas físicas, a internet pode atuar como um catalisador de bons negócios.

Uma pesquisa recente realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) traz dois dados que mostram a importância da presença online:

Hoje, 47% dos clientes só adquirem um item no ponto de venda físico após pesquisarem na internet atributos como preço, características do produto ou serviço e opiniões de outros compradores.

Na outra ponta, apenas 18% dos entrevistados disseram comprar em PDVs sem fazer buscas na web que possam influenciar suas decisões de compra.

Portanto, não há dúvidas de que qualquer lojista ou prestador de serviços que queira se destacar no mercado precisa fortalecer sua presença online. Confira abaixo cinco dicas para atingir esse objetivo.

1. Crie um website para sua empresa
A criação de um site na web ainda é algo cercado de mistérios para muitos lojistas, especialmente em relação aos custos. Mas existem ferramentas disponíveis para criar um site grátis, eficiente e esteticamente bonito.

Ter um site próprio aumenta a credibilidade da sua marca, estimula o reconhecimento dos seus produtos por parte dos consumidores e ajuda a consolidar novos negócios.

Mas ter uma página no ar não é suficiente. Verifique todas as descrições dos produtos, imagens, endereço, formas de contato e mantenha as informações atualizadas.

2. Mantenha seus dados atualizados para os mecanismos de busca
Qualquer cliente que queira visitar sua loja precisa saber exatamente a localização, horários de funcionamento e se há estacionamento nas proximidades.

Além disso, ao menos um contato telefônico e a URL para o site da empresa deve aparecer para o cliente quando ele fizer buscas na web pela sua marca.

Essa é a maneira mais rápida para que as informações essenciais sobre seu negócio cheguem ao cliente. A rapidez ou demora em obtê-las pode ser a diferença entre uma venda concretizada e uma desistência.

Esse pode ser um fator decisivo para quem deseja comprar algo ou simplesmente visitar sua loja, mas tem dúvidas sobre a qualidade do serviço ou atendimento.

3. Amplie sua atividade nas redes sociais
Muitos lojistas confundem estratégia de redes sociais com panfletagem online. Publicam imagens e conteúdos, mas são incapazes de gerar interação e conversação com o público.

Saber interagir com as pessoas que compram ou têm interesse no seu negócio é uma das maneiras mais eficazes de cativar clientes e aumentar a taxa de recompra.

A solução é desenvolver uma estratégia de comunicação com o seu público e investir com inteligência nessa área. A presença nas redes, por si só, não garante novas vendas; a maneira como sua marca interage com as pessoas, sim.

Lembre-se: o que não é medido não pode ser gerenciado. Atualmente, as redes sociais dispõem de ferramentas para análises aprofundadas do público, do desempenho das páginas e da performance de cada post. Assim, você pode analisar o que funciona melhor para o seu público e otimizar os esforços para obter resultados.

4. Utilize o conteúdo para turbinar sua influência
Existem diversas estratégias para atrair clientes para sua loja que vão desde a publicidade tradicional em meios de comunicação até ações pontuais na internet. Uma das que mais pode render resultados no médio e longo prazo é o marketing de conteúdo.

Trata-se da geração de conteúdos — em qualquer suporte, seja em textos, vídeos ou podcasts — que tenham relação com seus produtos ou serviços de modo a atrair, engajar e converter clientes.

Cada conteúdo postado será um cartão de visitas para o seu produto. Portanto, crie posts bem escritos, com imagens atraentes e construídos de acordo com as melhores práticas de SEO, sem perder de vista que o leitor é o seu cliente.

5. Use ferramentas multiplataformas
Hoje, é inconcebível criar sites padronizados apenas para computadores de mesa ou notebooks. Os clientes estão em todas as telas e o mobile tem conquistado cada vez mais espaço.

Existem diversos estudos que mostram essa tendência. De acordo com a Criteo, por exemplo, 48% das operações de vendas concretizadas no ambiente online são mediadas por smartphones ou tablets.

Além disso, 22% das compras feitas por meio de computadores tradicionais, meio que conta com uma ligeira hegemonia (52%), foram influenciadas por pesquisas ou anúncios no ambiente móvel.

Portanto, seja qual for sua estratégia no ambiente digital para atrair clientes, ela precisa levar em conta que os clientes utilizam diversos tipos de tela. Isso implica em oferecer versões mobile do site ou disponibilizar aplicativos próprios.

A presença online é, inquestionavelmente, um fator de sucesso para qualquer empresa. A ampliação das vendas e consolidação no mercado passa necessariamente pela atuação da marca na internet, que é o lugar onde quase todos os clientes vivem, se expressam e fazem compras.

Fonte: Administradores

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

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