Sabemos que a alta competitividade do mundo dos negócios não dá mais espaço para a permanência de empresas sem planejamento orçamentário, e isto é um erro bem mais comum do que se imagina.
A maioria das empresas brasileiras de pequeno e médio porte não possui um orçamento empresarial bem embasado. Essa gestão orçamentária aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física, ou seja, não é uma preocupação apenas de grandes empresas.
Não encare esse planejamento como um bicho de sete cabeças, já que ele é uma ferramenta gerencial muito poderosa para definir e priorizar as estratégias da sua empresa, e se feito e controlado corretamente, se torna a solução para o seu problema. E se mal feito, pode trazer consequências para a empresa como, compras indesejadas e um estoque altamente lotado e sem saída de produtos, causando um grande prejuízo.
O orçamento transformará em números o que foi definido no planejamento estratégico. É nele que preveem-se as receitas, despesas, balanço patrimonial e o capital de giro para o ano seguinte, sem um orçamento torna-se difícil prever e reagir às oscilações do mercado.
Pensando na dificuldade que as empresas tem em iniciar um planejamento financeiro, preparamos 5 dicas que vão fazer com que a sua empresa obtenha sucesso na sua elaboração.
1) 3 perguntas básicas para o planejamento orçamentário
Os primeiros passos antes de começar o seu planejamento é fazer esse pequeno exercício. Comece respondendo as seguintes perguntas:
2) Se baseie em ferramentas para preparar o planejamento
O Fluxo de Caixa é uma das ferramentas gerenciais indispensáveis para a Gestão Financeira de qualquer negócio, independente do setor de atuação ou tamanho da empresa. Com ele, é possível avaliar a liquidez e a flexibilidade financeira, determinar a capacidade de pagar os dividendos aos acionistas e empréstimos aos credores, mostrar a relação lucro líquido e caixa e ainda ajuda a prever futuros fluxos.
O DRE – Demonstrativo dos Resultados do Exercício – é uma das peças mais importantes do orçamento, pois é nessa demonstração que se reflete o resultado final das operações. Isto é, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida apresenta-se o resultado.
Outra ferramenta importante é o Balanço Patrimonial, que é o conjunto de bens, direitos, obrigações e o valor patrimonial dos proprietários ou acionistas, permitindo identificar o total de ativos, que são as aplicações dos recursos, e o total do passivo, que é a origem dos recursos;
3) Acompanhe sempre os resultados
O planejamento orçamentário precisa ser pensado mensalmente e não apenas uma vez por ano na sua elaboração. Não crie um planejamento e simplesmente o esqueça, procure acompanhar sempre os resultados periodicamente, para você ter tempo de tomar uma decisão e corrigir algo quando identificado.
É muito importante comparar o que foi orçado e o que foi realizado, e fazer ajustes necessários para que não haja muitas diferenças quando houver a elaboração de um novo orçamento.
Esse acompanhamento também é necessário devido às mudanças na economia do nosso país. Um exemplo disso são as mudanças na carga tributária, então as empresas que não fazem o acompanhamento do seu orçamento, com certeza têm problemas para fechar os seus resultados.
4) Utilize o planejamento para identificar problemas
A vantagem de iniciar o processo orçamentário é que nele é possível identificar problemas antes que eles ocorram e mostrar para onde estão indo os recursos da empresa.
No momento da sua elaboração, verificar se as despesas estão maiores que suas receitas, e veja o que pode ser feito para conseguir um equilíbrio entre elas.
Outra grande vantagem é que ele ajuda a assegurar que todos na organização estão trabalhando na mesma direção. Lembra quando você pensou onde sua empresa deverá estar em 1 ou 5 anos? Então, é nesse momento em que você percebe que todos estão trabalhando para conquistar os objetivos definidos antes de iniciar o planejamento.
5) Evite erros comuns na elaboração do seu planejamento
Um dos erros mais cometidos quando se prepara o planejamento, é usar o passado como base e não como referência, assim em vez da sua empresa trabalhar em prol do crescimento, ela trabalha com o objetivo de apenas sobreviver no mercado. Lembre sempre de usar o passado, exclusivamente, como referência.
Outro erro bastante comum é começar seu orçamento pelas despesas. O ponto de partida tem que ser sempre as receitas.
Agora que você já sabe dessas 5 dicas, é hora de colocá-las em prática.
Fonte: Fortes Tecnologia
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