Please enable JS

Blog

objetivo

5 problemas gerados pela ausência de objetivos e metas

10 de abril de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Em algum momento da sua vida, você já parou e se pegou pensando sobre algo, sentiu aquele impulso extremamente motivador e iniciou algum projeto – e pode ser qualquer projeto, um negócio, um projeto de atividade física, uma nova graduação ou até mesmo simplesmente resolver mudar de carreira – e decidiu que ai seria seu ponto de virada, renovação de energia e “tudo começa”, certo? Bom, em alguns casos sim. Já outros…

Bem, na verdade, o inicio de um projeto envolve diversos fatores que, quando combinados, levam ao sucesso de seu termino com o alcance dos resultados esperados. Para começar, todo e qualquer projeto deve ser iniciado com um planejamento, levantamento de informações, criação de cronogramas e dois processos indispensáveis e responsáveis por dar sentido ao projeto: definir os objetivos e as metas para levar ao alcance dos mesmos.

Em muitos casos, essa parte é deixada de lado, pra depois ou até mesmo esquecida por quem esta iniciando algo.

A ausência dos objetivos e das metas fazem total diferença na execução do projeto, pois é dali que saberemos de onde viemos, onde estamos e onde vamos chegar.

Assim, podemos perceber 5 problemas gerados pela ausência de objetivos e metas.

1. Sempre acha que o dia é pequeno ou não esta dando o seu máximo nunca – você dorme 6, 5, 4, 3 horas por dia e ainda sente que não da para fazer tudo o que precisa fazer para o seu negocio acontecer. Não fica um minuto sequer parado, está sempre ocupado, seja no trabalho ou em casa, mas nunca tem tempo para fazer nada. Seus filhos querem sair, passar o final de semana com você ou simplesmente assistir um filme em casa, mas não dá. Ou então nunca conseguira concluir o seu projeto.

2. Sensação de estagnação – “Cara, olha quanto tempo estou nessa, mas sempre continua do mesmo jeito, parece que nada vai mudar”. Aqui eu te confesso que já me encontrei algumas vezes. Simplesmente fazia, fazia e fazia, mas nada acontecia. Me sentia no mesmo lugar, olhando pra trás e vendo o que passou desde que dei inicio ao que estava fazendo.

3. O projeto do seu amigo é sempre melhor do que eu seu – de repente você descobre pessoas que estão desenvolvendo as mesmas atividades que você, ou você e seu amigo começam a vender o mesmo ou diferentes serviços. No entanto, você vê as outras pessoas tendo resultado naquilo que eles estão fazendo, e você não consegue aquele mesmo resultado, apesar de ter começado junto com ele ou estar desenvolvendo a mesma atividade. Você passar a se questionar e querer fazer exatamente o que as outras pessoas estão fazendo e estão certo para elas. Mas aqui temos algo a pensar. As condições são as mesmas? Os recursos são os mesmos? Você pensa e age aqui a eles? Não! Ninguém é igual, pensa igual, age igual. Cada um de nós é um ser único unido por gostos, escolhas e desejos semelhantes. Você passar a dar mais importância e atenção ao que os outros estão fazendo ao invés de dedicar ao seu projeto.

4. comecei bem… mas – você já parou para pensar e contar quantos projetos já começou, foi indo, ensaiou despontar a dar certo, mas em algum momento, mudou de rumo e, quando se deu contar já estava fazendo outra coisa? Pois é! Por muitas e muitas vezes, começamos, ganhamos alguma evolução, mas repentinamente mudados a posição de nossas velas e mudamos o rumo do barco da vida. Um curso de faculdade, por exemplo. Você começa, faz um semestre, dois e quando vai ver, está fazendo o vestibular para outra área. E este está sempre atrelado ao próximo problema. Se você começa um negocio, empreender em alguma área que existe demanda, tem um pequeno crescimento, mas basta aparecer uma outra coisa e você pensa:”comecei bem… mas” você…

5. Nunca conclui um projeto iniciado – é isso o que acontece quando você começa um projeto, mas na primeira oportunidade ou dificuldade você muda. Fica mudando de projeto em projeto, até não saber mais o que fazer, fica sem opções e simplesmente acha que aquilo não e para você. O fato de não ter definido lá no comecinho qual seria o seu objetivo no seu negocio ou projeto, não te induziu a determinar quais seriam as metas a bater para conquista-los. E assim, jamais conseguira finalizar um projeto por não ter entre outras coisas senso de missão. Você quer chegar ao resultado, mas não sabe porque e nem como.

Bônus – missão – tudo o que fazemos na nossa vida tem um grande “porque”. Alem de definir qual o objetivo que desejamos alcançar no final de um projeto, também precisamos definir a nossa missão, responder “porque estamos fazendo aquilo”, é o que trará clareza e sentido ao objetivo. Um exemplo disso é que por algumas vezes perguntei a alguns amigos que estavam estudando para o vestibular de medicina e então eu perguntei: mas porque medicina? E a resposta foi direta. – você já viu quanto ganha um medico? E então eu pensei, a missão dele é ganhar dinheiro? Não seria salvar vidas? O dinheiro, com certeza viria naturalmente como recompensa pelo trabalho prestado.

Conclusão
Você pode não ter se encontrado em nenhum destes problemas, pode ter se encontrado em um ou mais, ou até mesmo em todos!

Calma! Não ha motivo para se desesperar. Agora que você já sabe da importância de definir os objetivos e metas, basta voltar ao planejamento daquele projeto que você sempre quis realizar e ainda não conseguiu e definir seus objetivos e traçar as metas para alcança-los. Aaaah, e não se esqueça de definir a sua missão diante daquele projeto. Do contrario, você está sendo como o meu amigo, visando algo que não será o seu resultado esperado, mas sim a consequência dele.

Fonte: Administradores

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

acordo

5 pilares da negociação bem sucedida

18 de abril de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
acordo

Fidelização do cliente: saiba como usá-la a favor da sua empresa

17 de abril de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
grafico

Monitoramento em tempo real traz melhorias nas importações

16 de abril de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
reuniao

Os 3 ‘Es’ que movimentam uma empresa: eficiência, eficácia e efetividade

15 de abril de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
reuniao

O que são as startups e como se diferem de uma empresa?

12 de abril de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
pensativo

Inadimplência: 4 dicas para não comprometer a sua empresa

11 de abril de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc