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6 dicas para fortalecer sua empresa na crise

25 de abril de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Muito se ouve falar sobre crise nos dias atuais. A palavra crise traz consigo vários sentimentos ruins, como derrota, perda, fracasso, falência, desemprego… E se, ao invés de falarmos em crise, falarmos em desafios?

Pensando dessa forma, devemos encarar esse momento com mais dedicação do que medo. Para termos resultados diferentes, precisamos fazer coisas diferentes.

Abaixo algumas dicas de como fazer algo diferente e passar pela crise saindo ainda mais forte:

1) Saia da caixa
Essa expressão é muito usada em palestras motivacionais e frases de efeito, mas o real significado dela é importantíssimo nos dias atuais. Repense suas atividades, todas elas, desde as mais simples. Uma coisa simples que pode ser feita é ir e voltar do trabalho por ruas diferentes, para poder ver empresas, outdoors diferentes e, com isso, enxergar oportunidades diferentes. Para quem trabalha em vendas, isso é imprescindível. Faça diferente.

2) Otimize processos
Esse é o melhor momento de fazer uma análise crítica dos seus processos. Será que não existe alguma atividade sendo feita por duas pessoas? Uma ideia eficiente é estimular as equipes a buscar novas formas de realizar o trabalho, visando diminuir custos e melhorar a produtividade.

3) Use a tecnologia a seu favor
Hoje em dia temos várias ferramentas e aplicativos que podem ajudar a melhorar nossa produtividade e melhor ainda, alguns são gratuitos. Recentemente o Google lançou o aplicativo Duo, que nos permite fazer vídeo chamadas mesmo com conexões de internet mais lentas e com a facilidade de não precisar fazer nenhum cadastro, apenas pelo número do telefone. Podemos fomentar o uso desse tipo de ferramenta pelos nossos colaboradores e clientes e estar ”próximos” de uma forma simples, sem custos de deslocamento, por exemplo.

4) Valorize as pessoas
Não estamos falando em aumento de salários ou benefícios, o que importa aqui é estar próximo das pessoas. Converse com sua equipe, entenda que alguns podem estar passando por problemas pessoais, como um familiar necessitando de emprego, por exemplo. Para que isso não interfira na produtividade é importante mostrar interesse em ajudar. No caso do exemplo, uma boa ajuda seria divulgar o currículo do familiar ou ajudar a montar uma planilha financeira para a economia doméstica. Certamente isso fará as pessoas da equipe sentirem mais confiança em você.

5) Faça parcerias
Nesse momento faz-se importante procurar empresas para fomentar parcerias. Trocar serviços e/ou produtos com outras empresas pode ser uma ótima forma de não mexer no caixa da sua empresa. Existem sites especializados em trocas de produtos e serviços que podem ser interessantes. Há casos reais, como exemplo, determinada empresa de pintura permutou seus serviços por pneus para sua frota de veículos. Desta forma, a empresa fornecedora dos pneus, teve sua fachada renovada, sem ter de mexer em seu caixa.

6) Capacite sua equipe comercial
Aproveite esse momento de baixa nas vendas para capacitar sua equipe comercial. Veja quais as maiores dúvidas dos vendedores e monte um workshop baseado nisso. Apresente, discuta e troque ideias, pois quanto mais todos sabem sobre a empresa e seus produtos e serviços, melhor vendem. Uma sugestão é identificar uma pessoa de sua equipe que seja expert em algum produto ou serviço e estimular ele a apresentar para os demais da equipe.
Essas são apenas algumas formas de melhorar sua empresa nesse momento tão desafiador, e aplicando algumas dessas dicas, outras ideias com certeza irão surgir.

Fonte: Blog RH

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