Please enable JS

Blog

equipe

6 indicadores de clima organizacional para o seu RH se atentar

13 de fevereiro de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Para conseguir atuar de forma mais estratégica, o setor de recursos humanos precisa apostar em indicadores, métricas e dados. Isso fará com que ele consiga basear melhor suas ações, melhorando a visibilidade do setor dentro da empresa e os resultados.

Os indicadores de clima organizacional são muito importantes, é partir deles que você conseguirá melhorar a satisfação dos colaboradores, retenção de talentos, propagação da marca no mercado e produtividade da empresa. Por isso, hoje vamos falar sobre alguns deles e quais são as vantagens de acompanhá-los. Para saber mais é só continuar a leitura do artigo!

Conheça os indicadores de clima organizacional
Separamos os principais indicadores de clima organizacional para o seu RH, conheça sobre cada um deles e melhore os seus resultados!

1- Produtividade
Equipe que se sente bem no ambiente de trabalho, tende a produzir mais. Se o colaborador não está satisfeito com o local de trabalho, se não gosta do gestor, dos colegas, ou de sua função é bem provável que o seu desempenho irá cair.

Por isso, acompanhar os indicadores de produtividade é muito importante para pensar no clima organizacional. É bom que você aplique avaliações de desempenho e converse com os profissionais para conseguir entender o motivo da queda da performance.

2- Rotatividade
A taxa de turnover também cai com um bom clima organizacional, isso porque os colaboradores que se sentem bem com seus empregos, além de terem uma melhor relação com os seus colegas.

Dessa forma, não irão querer trocar de empresa, fazendo com que a rotatividade diminua e também com que o RH consiga reduzir os custos gerados por novas contratações e demissões.

3- Absenteísmo
O absenteísmo é o percentual de faltas e atrasos do colaborador na empresa. Isso pode estar muito relacionado ao clima organizacional. Por isso, é muito importante medir esse indicador e tentar entender o porquê das suas ausências.

Muitas vezes as faltas podem estar relacionadas ao ambiente de trabalho, algum atrito com o colega, com o gestor, ou até mesmo uma insatisfação com a organização. Por isso, peça um feedback para os profissionais e até mesmo abra um espaço na pesquisa de clima organizacional para que eles possam falar abertamente sobre o problema e assim, o RH junto com o seu líder conseguirem resolver a questão.

O absenteísmo pode estar relacionado também a algum problema pessoal, por isso, manter canais de comunicação disponíveis onde o colaborador se sinta à vontade para se expressar ou pedir ajuda para alguma questão específica, ajuda muito no indicador e também no clima organizacional.

4- Reclamações trabalhistas
Um alto índice de reclamações pode significar que algum gap esteja acontecendo no clima organizacional. É importante ficar atento as essas reivindicações, pois elas podem indicar diversas falhas, como por exemplo, na gestão, nas legislações trabalhistas, e nas condições de trabalho que a empresa oferece.

5- Comunicação Interna
A comunicação dentro da empresa é outro indicador que está relacionado com o clima organizacional. Quando a comunicação interna não está indo bem, ela pode influenciar o ambiente de trabalho.

Desentendimentos podem ser gerados, processos saírem errados e isso acabar gerando conflitos e interferindo no clima entre os profissionais na organização, afetando a produtividade e resultados.

6- Visibilidade
Medir o nível de visibilidade da empresa no mercado ajuda a entender como está o clima organizacional. Isso porque quando ele está bom, os colaboradores tendem a engajar melhor com os valores da empresa e assim serem propagadores da marca.

Se eles não se sentirem satisfeitos com o ambiente de trabalho, será mais difícil de falarem bem do local.

Fonte: RH Portal

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

abc