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7 tendências de comunicação nas empresas

2 de janeiro de 2018 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O ano de 2017 trouxe boas oportunidades de comunicação para micro e pequenas empresas, principalmente para aquelas que souberam tirar o melhor proveito do marketing digital. Independentemente do tamanho do negócio, estratégias de marketing e comunicação devem ser aplicadas para que marcas se conectem com seus consumidores.

O ano de 2017 trouxe boas oportunidades de comunicação para micro e pequenas empresas, principalmente para aquelas que souberam tirar o melhor proveito do marketing digital. Independentemente do tamanho do negócio, estratégias de marketing e comunicação devem ser aplicadas para que marcas se conectem com seus consumidores.

Para 2018, vamos destacar 7 tendências de comunicação para a sua empresa aplicar no decorrer desse novo ano e fazer com que suas estratégias sejam alcançadas com bons resultados.

Agências segmentadas
Segmentar as soluções de comunicação por agências é, especificamente, contar com departamentos especializados em determinadas estratégias de comunicação. Optar por agências segmentadas em assessoria de imprensa, conteúdo e redes sociais, por exemplo, pode ser uma boa estratégia se o seu negócio precisa tirar o máximo do potencial de equipes especializadas.

Um exemplo seria segmentar um grupo de profissionais para se responsabilizar pela representação da sua marca nas redes sociais. Esse time pode se especializar sobre o assunto com o intuito de oferecer a melhor experiência ao cliente, dando mais confiabilidade e autoridade à sua empresa.

Comunicação para o mobile
Você já se imaginou sem acesso a internet pelo smartphone? Hoje, com o crescimento do acesso mobile – seja para pesquisas, redes sociais ou compartilhamento de informações, pensar em comunicação é pensar em estratégia mobile.

Mas, e se o site da sua empresa não for adaptado para a tecnologia mobile? Sem dúvida, sua marca acaba ficando para trás ao não se adaptar a essa tendência. Apostar em sites responsivos e uma comunicação que esteja alinhada para facilitar a navegação do usuário é fundamental. Caso sua marca ainda não esteja adaptada a tecnologia mobile, você perderá a oportunidade de estabelecer uma comunicação direta com esse tipo de público, já que seus serviços se restringem somente ao PC.

SEO
Ao menos 66% das empresas investem em tecnologia de SEO dentro dos seus negócios.

SEO é um conjunto de técnicas estruturais e de conteúdo que vão tornar o seu site mais relevante nos mecanismos de busca e atrair mais visitantes de modo orgânico.

Através do SEO será possível otimizar o seu site em buscadores como Google, melhorando seu ranqueamento.

  • Algumas das técnicas que podem ser usadas são:
  • Utilizar tags
  • Utilizar títulos no corpo de texto (h1, h2, h3)
  • Link Building
  • Elementos multimídia
  • Conteúdo relevante
  • Uso de palavra-chave
  • URL amigável
  • Produção de conteúdo consistente
  • Promoção de conteúdo nas redes sociais

Comunicação por vídeo
Nos últimos três anos, o consumo de vídeo cresceu 90% entre os usuários de internet, sendo o YouTube o canal preferido de 42% das pessoas. Dessa forma, apostar em estratégia de vídeo pode ser mais do que certo.

Ao criar um canal para sua marca, você pode falar sobre diversos assuntos de forma animada e ainda ter mais sucesso ao promover esses vídeos nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Ao investir nessa comunicação, você poderá explorar conteúdos em diversos formatos, como: vídeo-aulas, infográficos, apresentação de produtos, etc.

Site x plataforma
Que comunicação mobile sua marca precisa ter você já sabe, mas e na hora de apostar em uma plataforma para criar o seu site? É bom lembrar que a plataforma onde você irá colocar seu site empresarial ou blog tenha um funcionamento otimizado e adequado para o tipo de serviço prestado por você.

Tenha em mente que a estrutura e a distribuição de informações devem ser feitas de maneira bem organizada. Além de uma aparência agradável, é claro!

Atendimento ao consumidor digital (chatbots)
Se o seu site ainda não dispõe de chatbot chegou à hora de começar a investir em um – faz toda a diferença. O atendimento consiste em um software, ou plataforma, onde os clientes podem conversar com um assistente robô online, sem nenhuma preocupação, e podem resolver problemas e sanar dúvidas.

Ter um chatbot em sua empresa pode te economizar tempo, que pode ser aplicado em estratégias para melhoria de outras soluções. Vale muito à pena!

Comunicação geolocalizada
Essa é uma tecnologia do marketing de proximidade, através dela a empresa pode saber onde o cliente se encontra e assim lhe deixar a informação útil no melhor momento.

Essa estratégia pode ser uma ótima maneira para promover negócios locais e atrair consumidores num raio até 30km de distância da sua empresa. Também pode ser uma boa saída para eventos locais, que precisam de divulgação local. Já pensou?

Na prática, dependendo das configurações de privacidade do usuário, seu cliente pode estar em um shopping onde você tem uma franquia, e naquele momento ele pode receber uma notificação com descontos e promoções da sua marca. Isso pode resultar em uma venda promissora. A mensagem certa na hora mais propícia.

Fonte: Mundo RH

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