Please enable JS

Blog

Ainda é seguro usar o Windows XP?

10 de julho de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Não é mais recomendável usar o Windows XP. Essa versão do Windows deixou de receber atualizações de segurança regulares em 2014 e, mesmo com alguns “remendos” emergenciais e excepcionais, ela simplesmente não tem condições de oferecer o mínimo de segurança necessária para navegar na internet, por exemplo.

Existem casos muito específicos de sistemas que precisam funcionar e estão com versões antigas do Windows. Máquinas em hospitais que realizam operações muito específicas são um exemplo. Esses computadores não são usados em tarefas normais e ficam isolados na rede da instituição, o que ajuda a diminuir o risco.

É apenas para esse tipo de caso que ainda são lançadas essas atualizações excepcionais. Elas não são suficientes para garantir a segurança no acesso à internet.

Se você pretende utilizar o Windows XP em um notebook, provavelmente a intenção é utilizá-lo para tarefas gerais – edição de textos, pesquisas, navegação. Nesse caso, não há meio de garantir a segurança.

Se o computador é muito antigo e não é compatível com o Windows 10, o ideal é recorrer ao Linux. Em computadores antigos, o Linux normalmente oferece compatibilidade adequada com o hardware e, portanto, não será difícil instalar e usar o sistema. O Lubuntu é uma alternativa excelente para esses casos, sendo compatível com máquinas com menos de 512 MB de RAM.

Mesmo sendo leve, é um sistema moderno que recebe atualizações e vai garantir toda a sua segurança. Você não terá acesso a alguns programas do Windows, como o Microsoft Office, mas o Linux dispõe de alternativas de qualidade bastante semelhante e gratuitas. Se você precisa usar um computador antigo por alguma limitação financeira, é uma opção ainda melhor.

O Linux pode ser um pouco diferente e requer um tempo de adaptação. Além disso, você provavelmente vai precisar de ajuda para conseguir trocar o sistema. Mas não desanime – você ainda pode aproveitar um computador antigo dessa forma.

Se você tem absoluta certeza de que não vai usar esse computador para navegar na internet e nem mesmo para abrir arquivos em pen drives, você pode tentar usar o Windows XP.

Há quem use o Windows XP dessa forma pela compatibilidade com jogos e programas antigos, por exemplo. Mas esteja ciente do risco: qualquer contato externo será sempre acompanhado de riscos muito maiores do que em sistemas atualizados e modernos.

E vale lembrar: não adianta usar o Windows 7, já que essa versão também deixou de receber correções de segurança. Sendo assim, sua única opção hoje é o Windows 10, já que o Windows 8 não oferece vantagens em termos de desempenho.

Fonte: G1

Imagem: Computador vetor criado por stories – br.freepik.com

Posts relacionados

Mais de 30% dos brasileiros se acham “comuns” demais para serem hackeados

6 de agosto de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

LGPD: Qual o papel do DPO, além do jurídico?

4 de agosto de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

O que fazer para facilitar a adequação à LGPD?

3 de agosto de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Golpes bancários crescem em 2020 e atingem mais de dez milhões no Brasil

31 de julho de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Ataque cibernético ‘misterioso’ está destruindo bancos de dados expostos na web

30 de julho de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Nove fatos que você precisa saber antes de comprar um SSD

29 de julho de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc