Please enable JS

Blog

planejamento

Análise: entendendo os indicadores de avaliação de um negócio

23 de abril de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Um investidor buscava abrir seu primeiro negócio e optou por uma rede franquias, e enquanto avaliava o plano de negócio desenvolvido para sua região surgiu o seguinte comentário: “Então esse investimento me retornará em média R$ 7 mil de lucratividade ao mês”. Ao iniciar a jornada para abertura de seu próprio negócio é comum haver confusão entre lucratividade, rentabilidade e payback, no entanto, são coisas distintas. Diferenciar facilmente esses indicadores permitirá que se tenha mais clareza e assertividade para qualquer análise de viabilidade.

Expliquei-lhe sobre alguns indicadores para a melhor avaliação de um negócio e compartilho nas próximas linhas deste artigo, pois acredito em poder contribuir com quem está caminhando para abertura de seu primeiro negócio.

A lucratividade é um indicador que utiliza como sua base o faturamento do negócio, então, se o negócio possui um faturamento médio de R$ 100 mil e possui lucro operacional médio de R$ 9 mil, este negócio apresenta uma lucratividade de 9%

Para calcular a lucratividade:

(Lucro operacional médio / Faturamento médio mensal) = (9.000 / 100.000) = 9%

Importante observar aqui que a lucratividade é dada em percentual (%), não sendo valores monetários como o investidor havia mencionado em seu comentário. Neste caso, a pergunta correta a ser feita ao franqueador seria se o negócio retornaria um lucro operacional de R$ 7 mil ao mês.

Outro indicador importante para analisar é a rentabilidade, que tem como base o investimento realizado no negócio. Seu resultado é dado em percentual, portanto chamaremos aqui de índice de rentabilidade.

Se um empreendedor investe R$ 250 mil para abrir o seu negócio e seu lucro operacional médio mensal é de R$ 9 mil, conforme exemplo anterior, esse investimento apresenta um índice de rentabilidade de 3,6% ao mês.

(Lucro operacional médio mensal / Investimento realizado) = (9.000 / 250.000) = 3,6% a.m

Perceba que se alterarmos na fórmula o “Lucro operacional médio mensal” para “Lucro operacional anual” teremos o índice de rentabilidade ao ano.

Já o payback é um indicador que permite compreender o tempo de retorno de investimento, desta forma é possível enxergar com clareza quando retornará seu investimento na linha do tempo, e diferentemente da rentabilidade que tem seus resultados apresentados em percentual, no payback o resultado é apresentado em meses e/ou ano dependendo apenas dos dados utilizados para analisar.

Para calcular o payback no exemplo que utilizamos anteriormente.

(Investimento realizado / Lucro operacional médio mensal) = (250.000 / 9.000) = 27,77 meses

Este negócio apresenta payback de 27,77 meses ou 2,32 anos.

No exemplo que utilizamos conseguimos compreender que esse negócio apresenta um índice de rentabilidade de 3,6% a.m, o investidor terá de volta seu capital investido no negócio em 27,8 meses e sua lucratividade é de 9% do faturamento do negócio.

Repare que todos os indicadores apresentados para o mesmo exemplo nos retornam resultados distintos, dominar esses indicadores certamente fará a diferença no momento de analisar a viabilidade de um negócio ou mesmo a sua saúde financeira.

Sucesso em suas análises!

Fonte: Administradores

Imagem: Negócio foto criado por pressfoto – br.freepik.com

Posts relacionados

abc