Please enable JS

Blog

objetivo

As metas devem ser eficientes ou eficazes

12 de junho de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Neste artigo vou discutir um pouco se devemos estabelecer metas sobre meios ou fins, se devemos buscar metas com eficiência e eficácia, e também dar um exemplo como realmente é importante traçar metas.

Só recapitulando, uma meta ajuda você a se concentrar em seu propósito e fazer dele sua aspiração principal.

Estabelecer metas sobre meios ou fins?
Quando estabelecemos uma meta devemos estabelecê-la sobre os resultados (fins) que queremos obter e não sobre os processos (meios). O que isto significa?

Se sua empresa está com um problema para armazenar sua produção, seu chefe ao estabelecer uma meta para aumentar a área de estocagem está estabelecendo uma meta sobre os meios para resolver seu problema, quando se estabelecer uma meta para reduzir o tempo médio de entrega estará corretamente estabelecendo uma meta sobre os fins.

Chefes têm autoridade sobre meios e responsabilidades sobre fins e ao estabelecerem metas sobre os meios estão fugindo às suas responsabilidades.

Buscar metas com eficiência ou eficácia?
Eficiência é fazer certo, é o meio para se atingir um resultado, é a atividade.

Eficácia é a coisa certa, é o resultado, o objetivo.

Estes são dois conceitos muitos antigos, mas ainda muito importante hoje em dia, sendo que não compreendê-los ou, pior ainda, confundi-los provoca grandes danos ao desempenho e aos resultados. Peter Drucker já dizia que o resultado depende de “fazer certo as coisas certas”.

Vou tentar exemplificar com uma simples pergunta: qual a missão da área de Treinamento na sua empresa?

A resposta natural seria dizer “treinar e desenvolver pessoas” ou algo parecido. Correto? Não, errado!

Respostas como esta são representadas por verbos e dirigem-se à ação, portanto referem-se a aquilo que se faz, ou à atividade ou o meio para se atingir o resultado. Que tal uma resposta como “pessoas aptas às necessidades da organização”? Este é o resultado esperado pela área de treinamento. Porém, na prática, utiliza-se, com frequência o indicador de “horas homem treinamento” para medir o resultado de treinamento quando se está medindo, apenas, o seu esforço, ou seja, a sua eficiência no desenvolvimento da ação, mas não a sua eficácia. Afinal, qual foi o resultado desse esforço em treinamento?

Perceba o enorme dano que esta situação causa nos resultado individuais e globais da organização.

Meta é fundamental ao ser humano!
Havia um atleta que praticava a prova de salto com vara há vários anos. Experiente, seu sucesso era o resultado de exaustivos treinamentos, disciplina e muita motivação. Para cada série que dava de dez saltos, ele conseguia ultrapassar o sarrafo, o grande objetivo deste esporte, em oito vezes no mínimo, na altura do seu recorde.

Acostumado aos desafios aceitou o convite para fazer uma série especial de dez saltos para uma pesquisa.

O objetivo básico desta experiência era avaliar sua capacidade em executar, repetidamente e com sucesso, as técnicas de salto. Haveria, porém, uma pequena diferença, ele iria fazer todos os movimentos completos de um salto, mas não existiria nenhum sarrafo a ser ultrapassado no alto das barras. Claro que sua primeira reação foi a de estranhar a proposta, pois em toda sua vida ele não tinha praticado o salto sem o sarrafo. Ficou refletindo como seria estranho correr, saltar com toda a técnica e ultrapassar um sarrafo imaginário.

Mesmo assim, o atleta executou o que estava combinado.

Indagado sobre a experiência, ele afirmou que não havia alterado nada na sua técnica de salto. Mas o que ele não sabia é que os estudiosos haviam instalado células fotoelétricas nas barras verticais na mesma altura de seu recorde. Com elas, os pesquisadores verificavam a cada salto se ele conseguia ultrapassar ou não a meta imaginária (que ele não via).

Nos dez saltos seu desempenho não foi dos melhores, o “sarrafo eletrônico” só foi ultrapassado em apenas quatro vezes, bem abaixo do normal.

Para completar a pesquisa, solicitaram ao atleta que fizesse outra série de dez saltos, desta vez com o sarrafo colocado na altura do seu recorde. Seu desempenho voltou a ser o mesmo de sempre.

As metas oferecem algo concreto em que se concentrar, causando um impacto positivo sobre suas ações. James Allen, um escritor filosófico britânico, disse: “Você se tornará tão pequeno quanto seus anseios para controlar as coisas e tão grande quanto sua principal aspiração”.

Conclusão
As metas são essenciais aos seres humanos para nos manterem vivos e não apenas para motivação.

Fonte: BlogRH
Imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

equipe

Empresas Humanizadas – Como lucrar a partir da paixão e do propósito

23 de agosto de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
equipe

Afinal, como estabelecer metas alcançáveis para a minha equipe?

22 de agosto de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
acordo

Os três pilares fundamentais para o sucesso no processo de vendas

22 de agosto de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
planejamento

O que caracteriza uma empresa madura?

21 de agosto de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
reuniao

Transforme sua cultura organizacional

21 de agosto de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
acordo

Como negociar com clientes de perfis comportamentais diferentes

20 de agosto de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc