Please enable JS

Blog

reuniao

Atenção as principais obrigações fiscais e contábeis de uma empresa

26 de dezembro de 2019 / Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO

Os empresários brasileiros precisam ter a ciência das principais obrigações fiscais e contábeis que envolvem um negócio, pois ignorá-las é o caminho para ter muitos problemas com o fisco.

A regularização de um negócio acontece quando não existem pontas soltas, é preciso compreender que para cada tipo negócio existem regras específicas que precisam ser seguidas.

É o que nós vamos conferir à seguir. Acompanhe!

O que são obrigações fiscais?
Como o próprio nome já diz, as obrigações fiscais se referem ao pagamento de impostos. É uma ação extremamente necessária para que a empresa fique em conformidades com o fisco.

Portanto, fazem parte dessas obrigações as seguintes ações:

1- Emissão de notas fiscais
Empresas de todos os segmentos e portes devem emitir nota fiscal de venda ou prestação de serviços, a única exceção é para o MEI – Microempreendedor Individual, pois eles são desobrigados dessa ação.

2- Pagamento de tributos
A apuração dos impostos municipais, estaduais e federais deve ser feita pelo contador, posteriormente, o empresário deve efetuar o pagamento. Entram na lista das principais obrigações fiscais e contábeis os seguintes impostos:

  • COFINS
  • CSLL
  • ICMS
  • IRPJ
  • Outros

O que são obrigações contábeis?
No geral, as obrigações contábeis tem relação com as fiscais, pois o objetivo dessa área é analisar as notas fiscais para apuração dos impostos e elaborar relatórios importantes da empresa, são eles:

  • Elaboração do Balanço Patrimonial – Mostra a evolução da empresa dentro de um certo período (faturamento, propriedades e dívidas);
  • Demonstrativo de resultados do exercício (DRE) – Analisa se houve lucro ou prejuízo através de análise das atividades financeiras da empresa;
  • Questões sobre a formalização da empresa – Abertura, CNPJ, alvará de funcionamento, elaboração do contrato social, definição do regime tributário, registro da junta comercial, inscrição estadual, licenças e outros;

Além disso, a contabilidade deve fazer toda a parte das obrigações acessórias da empresa, como por exemplo: Declarar o recolhimento de impostos através da DEFIS, DASN SIMEI, DIRF, DCTF e a Escrituração Fiscal Digital – EFD por meio do SPED.

É preciso salientar que além das principais obrigações fiscais e contábeis, as empresas ainda precisam cuidar de todas as questões previdenciárias e trabalhistas. Caso isso não for feito, o estabelecimento pode correr sérios riscos frente a uma fiscalização.

Fonte: Jornal Contábil
Imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

abc