Please enable JS

Blog

pensativo

Caí na Malha Fina da Receita, e agora?

11 de outubro de 2018 / Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO

Recebeu uma carta da Receita Federal sobre pendências da sua declaração de renda – DIRPF (“Malha Fina”)? Mesmo que isso não tenha ocorrido com você, por meio do Portal e-Cac, você pode saber se há pendências na Declaração, quais são essas pendências, e como regularizar sua situação.

Se constatar erros nas informações fornecidas ao Fisco na DIRPF, você pode corrigir os equívocos cometidos, apresentando uma DIRPF retificadora.

Só é possível retificar a Declaração apresentada antes de ser intimado ou notificado pela Receita Federal. Porém, normalmente a Receita envia uma carta sobre eventuais inconsistências, dando tempo para o contribuinte regularizar a declaração antes de ser intimado ou notificado.

Caso a Declaração retida em “Malha Fina” esteja correta e você tenha toda a documentação comprobatória das informações declaradas, há duas opções:

  • Antecipar a entrega da documentação que comprova as informações com pendências; ou
  • Aguardar uma Intimação Fiscal ou uma Notificação de Lançamento (autuação) da Receita Federal para só então apresentar a documentação comprobatória.

Para as duas situações acima, você poderá utilizar os formulários eletrônicos do sistema e-Defesa da Receita Federal para:

  • Elaborar uma Solicitação de Antecipação de Análise da Declaração para antecipar a entrega da documentação que comprova as informações com pendências;
  • Responder a uma Intimação Fiscal; ou
  • Contestar uma Notificação de Lançamento.

Caso você seja autuado, recebendo uma Notificação de Lançamento, o e-Defesa disponibiliza formulário eletrônico para elaboração de Solicitação de Retificação de Lançamento (SRL) ou de Impugnação, com sugestões de alegações para refutar as inconsistências detectadas. Escolhidas as alegações, o sistema informa quais os documentos necessários para comprová-las e solucionar as pendências.

A SRL é facultada apenas para os casos em que o primeiro documento enviado pela Receita Federal para o contribuinte, em vez de uma Intimação, é uma Notificação de Lançamento. Nesse caso, constará da Notificação a informação de que o contribuinte, caso não concorde com o lançamento, poderá apresentar Solicitação de Retificação de Lançamento.

Fonte: Boletim Contábil

Fonte da imagem: Designed by Katemangostar

Posts relacionados

receita

Receita Federal paga o quinto lote de restituições do IR

16 de outubro de 2018 / Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO
esocial

eSocial: Código de Acesso possui validade de 03 anos

16 de outubro de 2018 / Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO
Contabilidade

Fazenda divulga Prisma Fiscal de outubro de 2018

15 de outubro de 2018 / Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO
calculadora

EFD-Contribuições: Atualizada NDE 001/2018

11 de outubro de 2018 / Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO
site

Segunda fase do eSocial começa hoje

10 de outubro de 2018 / Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO
notebook

Receita Federal divulga norma sobre a Dirf 2019

9 de outubro de 2018 / Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO

abc