Please enable JS

Blog

equipe

Como administrar uma equipe em um cargo de liderança

10 de agosto de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Gerenciar uma equipe exige diversas competências psicológicas e emocionais. Isso é necessário, pois quando um conflito é apresentado, o líder da equipe deve conseguir visualizar toda a situação, focando na solução do problema e como ele e aquelas pessoas podem ser úteis na resolução.

Como uma equipe é formada por pessoas, é comum elas estarem em dias ruins. Por isso, um bom líder deve estar atento ao estado emocional de cada indivíduo que pertence a sua equipe, pois seus resultados – e o rendimento da empresa – são equivalentes ao comportamento humano, influenciado por emoções. “Emoções movem pessoas e pessoas geram resultados”, diz Rodrigo Fonseca, presidente da Sbie – Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional.

Uma equipe alinhada e emocionalmente equilibrada é capaz de alcançar altos níveis de resultados dentro de uma organização. “Não basta ter competências técnicas e intelectuais se não há o desenvolvimento emocional, especialmente em cargos de liderança”, afirma Rodrigo.

A Inteligência Emocional é a capacidade de administrar suas emoções e utiliza-las de acordo com seus objetivos e de toda a equipe. Segundo a revista EXAME, até o ano de 2020, a Inteligência Emocional será considerada uma das competências essenciais para o profissional do futuro. Apesar da constante crescente da inteligência artificial, o grande diferencial que o ser humano carrega, são suas emoções – que, quando bem administradas, são capazes de passarem por crises com equilíbrio, gerando resultados benéficos para todos.

Confira 4 dicas de como a Inteligência Emocional pode colaborar na liderança de sua equipe:

1. Analisar de forma competente os problemas
Visualizar de forma eficiente os conflitos, focando sempre na solução ao invés do problema, é uma das competências da Inteligência Emocional. Ser capaz de gerenciar suas emoções quando um conflito é apresentado, pode ser um grande diferencial na conclusão dessa situação.

2. Separar conflitos pessoais dos profissionais
É comum estarmos com algumas divergências nas relações pessoais ou profissionais. Entretanto, isso pode atrapalhar quando misturamos os dois lados. Levar os conflitos pessoais para sua empresa (ou ao contrário) pode gerar um desgaste emocional ainda maior. Por isso é necessário saber conduzir suas emoções de forma eficiente e compreender qual é o espaço de cada problema.

3. Aprimorar os relacionamentos interpessoais
O clima organizacional de uma empresa é proporcional as relações interpessoais entre os funcionários. Muitas das vezes, o gatilho da desmotivação pode não vir da rotina de trabalho, mas sim pelos conflitos entre colaboradores. Por isso, incentivar um relacionamento saudável entre sua equipe, mantendo sempre a ética profissional e pessoal, colabora com os resultados esperados.

4. Feedback e reconhecimento
A Inteligência Emocional é um dos fatores que colabora para a empatia e reconhecimento do próximo. Feedbacks constantes pelo trabalho de seus funcionários e reconhecer a importância dessas pessoas em sua equipe, pode ser um combustível para o alcance de metas. Desse modo, para conduzir uma conversa de uma forma empática, horizontal e com clareza, é necessário o alinhamento com suas emoções.

O gerenciamento das emoções pode impactar diretamente em sua equipe. Por isso, a Inteligência Emocional é a competência capaz de alavancar seus resultados, em todos os quesitos da sua vida. Desenvolvendo emocionalmente você e sua equipe, influenciará diretamente nos resultados da sua organização.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

equipe

Descubra o que é uma equipe multidisciplinar, quais são os seus benefícios e como gerenciá-la

22 de março de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
reuniao

Saiba o que é psicologia organizacional e quais são os benefícios para a sua empresa

21 de março de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
desacordo

Quando o comportamento tóxico e alta performance andam juntos

20 de março de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
reuniao

Saiba como promover o desenvolvimento de lideranças na empresa

19 de março de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
lider

Você tem potencial para se tornar um líder?

18 de março de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
reuniao

9 dicas para construir seu primeiro programa de treinamento de funcionários

15 de março de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc