Please enable JS

Blog

Como aplicar o sistema ERP na sua estratégia de marketing digital

19 de março de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Ser um empreendedor que está inserido no meio digital é a combinação perfeita para aplicar técnicas de marketing e se engajar nas plataformas. Atualmente, as empresas e marcas tendem a aplicar seus investimentos em canais no qual são mais benéficos, geram mais visibilidade, contato direto com os clientes, ou seja, que geram maiores e mais visíveis resultados.

Um desses espaços que se é capaz de aplicar em inúmeros métodos, é o digital e virtual, sendo então a internet e as tecnologias que acompanham.

Mesmo que sua empresa opte pelo marketing tradicional, ainda sim é importante que ela se adapte as mudanças que a tecnologia e a globalização trouxeram para a humanidade, afinal, o marketing depende de um contato com o público a fim de torna-los consumidores, então nada mais justo do que acompanha-los nas suas mudanças (neste caso, a migração para a internet pós década de 1990).

Denominado marketing digital, é uma categoria de marketing no qual todas as ferramentas de impulsionar, engajar, chamar atenção, atrair e conectar o público são realizadas em aparelhos digitais (smartphones, televisão, tablets, ou mesmo painéis digitais e totem) e também com um grande aliado que é a internet (no qual possibilita redes sociais e plataformas).

Atualmente com os canais digital e virtual, as ações de marketing tornaram-se mais práticas, rápidas e com melhores resultados, além de ser um fator de economia de investimentos.

É muito mais fácil entrar em contato com o público, manter uma relação com a marca e cliente que o torna conectado à empresa, através das redes sociais e internet no geral.

E devido a isso, existem inúmeras técnicas e ferramentas desenvolvidas para fins comerciais e de empreendedorismo na internet, o sistema ERP é um deles.

Mas afinal, o que é o sistema ERP?

O termo ERP é um advindo do inglês como Enterprise Resource Planning, traduzido para o português como Sistema de Gestão Empresarial. No qual é uma denominação para ações empresariais referentes a gerenciamentos dos setores de uma empresa, exemplos: financeiro, vendas, estoque, fluxo de caixa, investimentos, entre outros.

É um sistema que visa facilitar os processos que estão presentes na organização da sua empresa, para otimizar, torna mais prático e eficiente.

O método de funcionamento de um sistema ERP é através de um software que integra as atividades por meio de categorias, ou melhor, áreas que a empresa pretende aplicar o ERP.

Podendo serem determinadas as funções de acordo com a necessidade que a própria empresa estabelece. Basicamente, é como lidar com vários setores de uma empresa a fim de chegar em um resultado eficiente, e principalmente facilitando todo o funcionamento da empresa.

Atuação do sistema ERP

As empresas podem fazer o planejamento e estabelecer as funções de acordo com o resultado que a mesma procura. Podendo focar até em categorias para os clientes, como por exemplo, informações e requisitos que o mesmo apresenta e compartilha (vendas, pagamentos, entre outros).

Mas também é benéfico pois age principalmente no financeiro de uma empresa, pois pode determinar funções de controle financeiro, vendas, estoque, investimentos e mais. Ele é capaz de armazenar e trazer automação aos dados e informações.

É um sistema prático, pois ele separa os setores de atuação da empresa de forma organizada e justa, a fim de não trazer prejuízos e ser pontual, principalmente pelo controle que o software garante à empresa. Algumas vantagens importantes são:

Confidencialidade

Os processos, informações e dados são completamente confidenciais quando aplicado o sistema ERP. O que é implantado no sistema não está disponível ou divulgada à indivíduos ou entidades sem autorização. Ou seja, é uma grande vantagem quando se trata de uma empresa, maior segurança e maior cautela;

Praticidade

A utilização do sistema ERP garante maior praticidade na atuação de cada setor da empresa, diminuindo o trabalho individual e garantindo maior eficiência e maiores resultados;

Controle financeiro

O sistema trabalha a fim de organizar e otimizar também processos financeiros, capaz de garantir maior controle, investimento correto e números centrais, evitando desperdício;

Relação com os clientes

Com o maior controle de dados e informações dos clientes, consequentemente há uma relação de confiança, segurança e sentimentos gratidão na qualidade referentes ao funcionamento da empresa e no cuidado com as informações pessoais de cada cliente;

Fortalecimento dos setores

A eficiência que o sistema garante a cada setor da empresa é capaz de fortalecer os setores e garantir um melhor funcionamento da empresa como um todo, cada parte é dependente de outras, com isso traz maior qualidade e segurança.

Sistema ERP no Marketing Digital

É muito benéfico para uma empresa aliar o seu marketing digital há um sistema eficaz e de qualidade como o sistema ERP. Uma das principais maneiras de integrar o marketing digital a esse sistema é através do uso de mecanismos automáticos que estão presentes nos ambientes digitais, como por exemplo: e-mails, sites, blogs, vídeos, redes sociais, entre outros. Mas, essa não é a única maneira.

O sistema ERP é capaz de ser um aliado ao e-commerce, uma parte fundamental de ação do marketing digital, pois trata-se de vendas através da internet. No qual os setores organizam e controlam vendas, estoque, pedidos, cancelamentos, boletos e demais funções sem que isso atropele o restante da empresa e prejudique o funcionamento geral.

Também é eficiente para a comunicação com os próprios consumidores e público no geral através das plataformas digitais. Obviamente, através de reações e contatos automáticos, entretanto, é uma função que poupa trabalho, tempo, e garante um número maior de conexão e relações são mais eficientes com os consumidores.

Mas, é importante que a escolha do sistema ERP seja feita com cuidado e cautela, pois deve ser voltado para as necessidades que a sua empresa apresenta e pelo que irá atuar.

Analise as opções e procure por sistemas que tenham recomendações, invista nos mais eficientes, especialistas nos setores, verifique através de um teste e lembre-se que é um investimento que irá gerar grandes benefícios e lucros para sua empresa, mas, deve ser realizado de maneira correta e com máquinas e software de qualidade.

 

Fonte: eGestor

Posts relacionados

Experiências ruins estão reduzindo a lealdade às marcas

17 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O lançamento de produtos em parceria com influenciadores vale a pena para a indústria?

9 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Reputação online: a influência da opinião sobre as empresas

4 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Meta introduz melhorias baseadas em IA à suíte Advantage

1 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

20 de março de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

FutFanatics aumenta receita em 40% com automação de Marketing

19 de março de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc