Please enable JS

Blog

equipe

Como criar uma equipe de alta performance

3 de setembro de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Criar as fundações apropriadas para equipes de alta performance tem se tornado algo cada vez mais importante nos ambientes corporativos, onde a colaboração é vista como a solução para obtenção de resultados excelentes.

O que considerar na construção de uma equipe de alta performance:

1. Tamanho
Um erro clássico na formação da equipe é incluir muitos membros. Times com mais do que oito pessoas sofrem com desafios relacionados à coordenação, o que aumenta a tensão e reduz a produtividade. Isso pode acontecer pela falta de entrosamento de alguns indivíduos, que simplesmente adotam um comportamento passivo, pensando “alguém está no comando”. Pesquisas sugerem que equipes eficientes incluem entre seis e sete membros — tamanho ideal para gerenciar diferentes pontos de vista.

2. Diversidade invisível
Nos anos recentes, a maior parte das corporações passou a dar mais atenção à diversidade e à inclusão. Enquanto a diversidade visível ganha importância (gênero, idade, contexto étnico, etc), arriscamos ignorar a importância da diversidade invisível nas equipes. Quando os líderes formam uma equipe, você leva em conta a história de vida dos membros e as diferenças de personalidade? Elas são partes intrínsecas da identidade dos funcionários e as ideias mais inovadoras normalmente serão propostas em equipes com “diversidade de pensamentos”.

3. Complementaridade
A experiência de um candidato ao posto de trabalho é extremamente importante. Mas muitos gerentes subestimam a relevância da complementaridade da pessoa com os outros membros da equipe. Qual a sua personalidade? Ela é autoconsciente? Ela sabe verbalizar e resolver seus conflitos com os outros?

4. Recrutamento de pessoas
Um ingrediente-chave para formar equipes bem-sucedidas e complementares é envolver os potenciais candidatos com a equipe ainda no estágio de recrutamento. Em primeiro lugar, assim você dá à sua equipe a oportunidade de apoiar ou reprovar um candidato, aumentando a possibilidade de sucesso posterior do recruta. Mas, além de testar a química, você também aumenta as chances de atração dos melhores talentos para o emprego – prospectadores são melhores em “vender” o posto de trabalho, já que eles são percebidos como mais honestos e autênticos.

Como fomentar uma equipe dinâmica e saudável
Os líderes mais eficientes nas corporações contemporâneas são aqueles que empoderam suas equipes e que são capazes de focar no relacionamento entre as pessoas e suas dinâmicas dentro do time. Uma equipe dinâmica e saudável é crucial para a alta performance: ela permite um uso mais eficaz do tempo, melhor engajamento criativo e, portanto, capacidade de encontrar soluções ótimas para os problemas. Mas como líderes eficientes podem aumentar a autoconsciência dos membros da equipe, bem como a consciência da dinâmica de trabalho?

1. Cultura de feedback
Um dos maiores desafios ao dar uma opinião honesta sobre o trabalho é parecer intrometido — o alvo da avaliação normalmente não pede o feedback, desdobrando a situação em duas consequências:
a) os líderes se sentem desconfortáveis em opinar e
b) quem recebe o feedback fica na defensiva.

Quando as equipes recebem feedbacks regulares toda semana ou todo mês, os membros se tornam mais capazes de formular e receber opiniões sobre o trabalho.

2. Check-in e Check-out
Equipes de alta performance começam e terminam as reuniões com uma discussão sobre seus relacionamentos. O “check-in” trata-se de um curto momento para compartilhar os sentimentos de cada membro da equipe, sejam positivos ou negativos, como “eu me preocupo acerca desse negócio porque…”, “eu estava ansioso semana passada porque”, “sinto-me aliviado porque”, e assim por diante. O “check-out” pode mexer em questões como “essa reunião foi satisfatória?”, “em qual medida nós escutamos uns aos outros?”, “em qual medida conseguimos resolver as tensões na sala?”. É papel do líder criar um modelo no qual seja seguro compartilhar tais sentimentos, desde que eles sejam expressos de forma construtiva. Tanto o check-in quanto o check-out garantem a oportunidade para que os membros compartilhem emoções positivas ou desabafem acerca de certas frustrações. Quando as emoções negativas não são verbalizadas, elas tendem a acumular e aumentar as tensões em uma equipe, levando à queda na produtividade.

Criando segurança psicológica para fomentar a inovação
Dar atenção aos relacionamentos em uma equipe não é importante apenas para a produtividade e eficiência, mas também para a inovação. Estudos sugerem que equipes que focam nos relacionamentos têm um ingrediente crucial chamado “segurança psicológica” (Edmonson, 2008). Ela reflete a noção de que os membros podem se sentir seguros e apoiadores pela sua equipe, sem medo de cometer erros e terem liberdade para experimentarem. A segurança psicológica faz a diferença entre organizações tradicionais focadas na eficiência e companhias mais inovadoras, focadas no aprendizado.

Em resumo, quando quiserem construir equipes de alta performance, os líderes precisam prestar atenção ao tamanho da equipe e garantir a acomodação da diversidade de pensamentos e perspectivas. Liderar times de alta performance requer conversas francas sobe relacionamentos internos — enfatizando como somos todos similares, mas ao mesmo tempo diferentes; e como essas diferenças e similaridades se manifestam nas nossas colaborações. Essas conversas são importantes para a criação de uma cultura de feedback, mas, em último grau, também resultam na agilidade da equipe, garantindo um espaço seguro para erros, aprendizados e, portanto, inovação.

Fonte: Administradores

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

abc