Please enable JS

Blog

profissional

Como decidir o investimento mais adequado para a minha empresa?

21 de fevereiro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Conheça os aspectos fundamentais que devem ser observados para minimizar riscos financeiros e garantir o melhor andamento possível dos negócios

Em uma empresa, os profissionais responsáveis por escolher o melhor investimento a ser feito devem sempre se preocupar com o modo mais eficiente de aplicar os recursos, de modo a minimizar os riscos financeiros e garantir o melhor andamento possível dos negócios.

Para isso, alguns aspectos fundamentais devem ser observados. Conheça, abaixo, três pontos essenciais destacados por Ricardo Rocha, professor de Finanças do Insper, quando o assunto é: como decidir o investimento mais adequado para a minha empresa não-financeira?

1. Liquidez
“Como o negócio não é aplicar dinheiro, e sim fabricar ou comercializar algo, as reservas que a empresa dispõe devem ser aplicadas com o adequado padrão de liquidez. Isso é necessário caso alguma oportunidade surja para comprar matéria-prima a preços mais acessíveis ou fazer aquisição de um concorrente, por exemplo”.

2. Análise do Risco de Crédito
“Só a liquidez não basta. O segundo ponto para uma decisão eficaz de investimento é analisar o tipo de investimento e o seu risco. É necessário estudar as melhores opções entre instituições financeiras, se for escolhido um crédito privado em banco, por exemplo. No caso de uma operação envolvendo fundo de investimento, é preciso saber o que compõe a carteira desse fundo.”

3. Questões Tributárias
“O fluxo dos investimentos deve sempre considerar a otimização do impacto tributário. Ao montar uma reserva de liquidez, deve ser pensado sempre um escalonamento de se resgatar, quando necessário, os recursos que estão investidos há mais tempo. Assim, vamos nos aproximar sempre de alíquotas menores de imposto. Caso a empresa tenha relacionamento com o exterior, também será necessário prestar atenção aos investimentos atrelados ao dólar e procurar instrumentos locais que garantam a proteção cambial ou analisar uma possível vantagem estratégica de se manter uma reserva fora do país.”

Fonte: Administradores

Imagem: Negócio foto criado por katemangostar – br.freepik.com

Posts relacionados

Por que é tão importante o controle das finanças pessoais?

Por que é tão importante o controle das finanças pessoais?

9 de julho de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Banco do Brasil atinge R$ 3,3 bi em empréstimos no Pronampe em dois dias

9 de julho de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

WhatsApp Pay, PIX e o futuro da guerra das maquininhas

8 de julho de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Focus: Mercado financeiro vê contração de 6,50% para o PIB neste ano

7 de julho de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Investidores que moram no interior ganham espaço na B3

6 de julho de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Satisfação do público interno: entenda a importância disso para a sua empresa!

Satisfação do público interno: entenda a importância disso para a sua empresa!

2 de julho de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc