Please enable JS

Blog

equipe

Como estimular o trabalho em equipe na empresa

24 de setembro de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

O trabalho em equipe é um ponto que requer atenção das empresas. Manter os colaboradores unidos nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando parte do time trabalha distante geograficamente, em diferentes unidades. Outro ponto é reunir pessoas com perfis diversos e culturas diferentes.

Apostar na colaboração é fundamental tanto para o bem estar dos colaboradores como para o sucesso da empresa como um todo. Por isso, é importante ter atenção a pontos que podem ser estimulados para promover esta integração e favorecer o trabalho em equipe.

Ouvir a equipe e estimular a colaboração
O primeiro passo para garantir um bom trabalho em equipe é ouvir os colaboradores e entender as solicitações e demandas do grupo. É natural que algumas pessoas sejam mais competitivas que outras. E esta mistura de perfis diferentes é muito benéfica para as empresas. Claro que é necessário ter atenção a alguns pontos, o primeiro é que haja equilíbrio entre os times, perfis muito diferentes podem levar a um estresse do time como um todo. Neste sentido, é importante o posicionamento de um bom líder, que possa acompanhar o desenvolvimento das atividades e gerenciar as pessoas buscando engajamento e um relacionamento saudável.

Por exemplo, ter muitos profissionais com perfil competitivo na empresa pode trazer um clima de hostilidade e mesmo de depreciação em relação aos colegas. A saída, para os líderes, é estimular a cooperação e a visão do todo, que pode ser fundamental para alcançar os objetivos comuns. Por outro lado, se todos tiverem perfil analítico, pode ser que as entregas levem mais tempo do que deveriam.

No entanto, precisamos acrescentar que, ao reunir diferentes perfis, há uma troca muito benéfica para todos, em que a tendência (claro que uma gestão positiva) é que um colaborador mais analítico aprenda com o competitivo, e vice-versa.

Valorizar o esforço coletivo
Para endossar o clima de colaboração, uma boa estratégia é valorizar o esforço coletivo e estabelecer metas comuns para o todo. Assim, os colaboradores verão como a união é necessária para se chegar aos bons resultados. A tática proporciona o desenvolvimento profissional e incentiva o aumento da produtividade alcançada com o trabalho do todo.

Reconhecer o trabalho e o valor dos colaboradores
O bom clima organizacional passa não só pela valorização da equipe, mas também pelo reconhecimento do bom trabalho realizado por cada um dos colaboradores do time. Portanto, também é importante reconhecer os esforços individuais. Uma dica é implantar algumas ações que podem ajudar nisso, como a gamificação.

Com essas medidas, o grupo se sentirá motivado a ultrapassar limites e vai trabalhar com entusiasmo na busca por resultados positivos individualmente e para o todo.

Não é difícil perceber que os benefícios do trabalho em equipe são muitos para a organização, já que a integração dos times auxilia na busca pelo objetivo comum e pelos bons resultados. Além disso, as pessoas têm competências diferentes que, se bem integradas, podem se complementar, chegando a uma maior produtividade.

Mas é importante acrescentar também os benefícios do trabalho em equipe para os colaboradores. Os bons resultados em time contribuirão para o progresso deles na empresa. Desenvolver a capacidade de trabalhar junto ajuda, inclusive, a evoluir na carreira de um modo geral. Resumindo, com um bom trabalho e uma boa dose de integração e colaboração, é possível chegar muito mais longe.

Fonte: Mundo RH

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

reuniao

RH estratégico: 6 dicas para você colocar em prática no seu setor

14 de dezembro de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
profissional

As habilidades do profissional 4.0

13 de dezembro de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
estudo

21 termos em inglês que todo profissional deve conhecer

12 de dezembro de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
planejamento

Dicas para tomar decisões em 2019

11 de dezembro de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
equipe-jovem

4 experiências ou habilidades valorizadas em jovens profissionais

10 de dezembro de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
estresse

Como os gestores podem ajudar a diminuir o estresse no trabalho?

7 de dezembro de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc