Please enable JS

Blog

lideres

Como me torno um líder melhor e com mais resultados?

13 de agosto de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Quem não é líder, quer se tornar um. Quem é líder, que ter mais resultados. Quem tem mais resultados, quer ter um time engajado e motivado e ter a sensação de dever cumprido ao voltar para casa todos os dias.

No final do dia, o desafio do gestor de pessoas é criar um ambiente em que os seus funcionários trabalhem motivados e com vontade de gerar bons resultados e ter papel de destaque na empresa.

Quando passa por essa equação, é inevitável o processo de crescimento profissional, não é? E esse processo está totalmente permeado no autoconhecimento. E sabe por quê?

Quando você pensa em sucesso profissional, crescimento na carreira, motivação, etc – você tem um conjunto de valores e desejos de liderança que são apenas seus, de mais ninguém. Se outra pessoa estiver sentada na sua mesma cadeira, os desejos e motivações serão outros. Assim fica claro que é necessária uma alta dose de autoconhecimento para poder se desenvolver e crescer, também profissionalmente.

Não se atenha ao que os outros líderes pensam e querem. Se você quer reconhecimento, vá atrás. Se para você é mais importante desafio, é sua vez de procurar também. E se você quer estabilidade, crescimento contínuo, fama, liberdade e tantos outros valores – é você que tem que buscar.

Nada disso é novidade se você já começou a se interessar pelo tema ou se percebeu que seu próximo passo depende de você. A novidade que eu trago com esse texto é que esses seus desejos e valores estão atrelados a algo relacionado à sua família, e não necessariamente são desejos seus. Pode ser que quando você atinja tudo isso, sinta que “já deu” e depois vá buscar o que realmente gosta.

Sim, a constelação familiar, uma técnica que traz à consciência nossos padrões de comportamento e crenças, nos mostra a que exatamente estamos ligados. Se inconscientemente estamos repetindo padrões da nossa família no nosso trabalho ou se estamos buscando algo verdadeiramente nosso.

Muitas vezes percebemos que o executivo não está no lugar onde está porque quer, e sim porque foi levado, com suas escolhas menos conscientes, a estar buscando crescimento onde não necessariamente o faz feliz. Para buscar essa consciência e essa certeza de que determinado caminho é o melhor para você e para o seu crescimento profissional… Bingo! Mais uma vez um processo de autoconhecimento profundo é necessário.

O quanto você conhece de fato as sua motivações e o que te leva a um próximo nível de crescimento profissional? Quanto você já investiu de tempo e energia em ter essa resposta?

Porque uma coisa é certa. Se você não investir um pequeno tempo nisso, vai ficar todo o seu tempo no efeito manada, encontrando não necessariamente as suas melhores respostas, mas as mais comuns e aceitáveis para o seu sistema familiar, sem ter consciência disso.

Fonte: Catho

Posts relacionados

abc