Please enable JS

Blog

Como o marketing digital pode ajudar a vencer a crise

27 de maio de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

A crise do coronavírus testará todos nós, mas os empresários precisam pensar a longo prazo e continuar construindo suas marcas, protegendo sua equipe e honrando seus valores. E nada melhor do que ter uma Agência de Comunicação ao seu lado nesse momento tão complexo.

Se você trabalha com diferentes canais de vendas e/ou diferentes produtos, comece agora mesmo a medir quais deles são mais ou menos afetados pela crise.

É bem provável que você tenha que fazer alterações na sua estratégia de canais e distribuição de produtos em uma velocidade absurda. Ter estes números em mãos vai te ajudar a tomar decisões mais assertivas.

Pode parecer besteira em um primeiro momento, mas a sua dedicação (principalmente se você for o único gestor do negócio), será altamente responsável pelo sucesso das suas ações.

Planejar seu retorno para o mercado, pensar em novas formas de distribuição e concentrar esforços em atendimento ao cliente podem te colocar em uma posição de vantagem quando o mercado voltar ao normal. Por isso, nada de braços cruzados. É hora de trabalhar!

Adequar a operação

Focar em novas parcerias de entregas e reforçar o serviço de delivery é uma boa opção. É o momento de reinventar o negócio. É possível rever a abordagem e não perder a oportunidade.

Ordem, coordenação e planejamento

Essas são as palavras chaves para passar por uma crise. Você precisa planejar suas ações e avaliar todos os cenários. Nada sai do papel sem que tenha sido validado dentro de um planejamento antes. Planilhe tudo. Este tipo de dado te dará a segurança necessária para tomar decisões.

Controle financeiro

Como você deve ter percebido, durante uma crise tudo muda rápido demais! É importante também que você saiba exatamente quanto dispõe de fluxo de caixa e reserva financeira para manter a sua operação caso as coisas compliquem.

Repense seus preços

Em geral, a precificação de produtos envolve algumas regras básicas. É preciso levar em conta questões como o seu preço de mercado e as despesas da empresa. A pandemia do novo coronavírus, porém, traz um contexto diferente para os empresários. Mesmo recorrendo às entregas, a tendência é que seja mais difícil manter o ritmo de vendas de antes. Vale recorrer também, em menor ou maior medida, a promoções e condições mais atrativas, como entregas grátis.

Oportunidades

Além de rever seu portfólio de produtos/serviços, as novas necessidades dos clientes criam oportunidades de inovação para os seus negócios. Não fique focado em ações defensivas. Aproveite este momento para inovar em torno de oportunidades emergentes. Fique de olho nos sinais que o seu consumidor dará.

Comunicado e posicionamento

O primeiro passo é deixar claro que você se preocupa com a segurança de seus funcionários, clientes e stakeholders. Utilize o poder do seu blog e das mídias sociais para fazer publicações informando as soluções adotadas. Conte também com uma estratégia de e-mail marketing para ampliar essa mensagem.

Use a força dos vídeos

Grave vídeos mostrando para o público os procedimentos que você está realizando para garantir a segurança de todos. O ideal é que o vídeo seja o mais ilustrativo possível. Além disso, tenha um posicionamento positivo, mostrando que estão sempre à disposição dos seus clientes e parceiros.

Ofereça conteúdo de valor

O que as pessoas mais buscam nesse momento é um pouco de conforto e uma forma de diminuir as incertezas. Por isso, é a hora de pegar ainda mais leve nas estratégias. Ofereça conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que, depois, poderá trazer frutos.

Humanize sua marca

Compartilhar os bastidores do seu negócio também pode ajudar a se conectar melhor com os clientes – e servir de base para apoiá-los. Vale ainda compartilhar as dores do negócio, como o desafio de enfrentar essa crise. As pessoas têm um carinho por negócios locais.

Invista na geração de leads

Em linhas gerais, leads podem ser definidos como pessoas (ou empresas) que entraram em contato com sua empresa e têm potencial para se tornarem clientes. Mesmo que eles não fechem negócio agora, ter essa base de pessoas pode gerar resultados no médio e longo prazo. Uma das formas comuns de gerar leads é oferecer algo de valor, como um conteúdo, por meio de um cadastro.

Invista em anúncios

Embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, estratégias de curto prazo ajudam a ganhar fôlego neste momento. Uma das possibilidades é investir em anúncios em plataformas online, como o Google e as próprias redes sociais.

Defina objetivos – e meça os resultados

Para que os anúncios, a comunicação ou qualquer outra estratégia dê certo, é preciso antes ter definido bem os seus objetivos. A análise de dados é especialmente útil nessa hora, ajudando a definir os pontos fortes e fracos e a mapear as próximas decisões.

Fonte: Alliance Comunicação

Imagem: Negócio foto criado por jannoon028 – br.freepik.com

Posts relacionados

Entenda como a satisfação do cliente pode aumentar a sua receita

10 de julho de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

10 ferramentas para conseguir informações valiosas sobre seus concorrentes

9 de julho de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Marketing inclusivo mescla inovação com experiência mais humana

8 de julho de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Love Brands: o que é e como projetar uma?

7 de julho de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O que é matriz GE e como ela pode ser usada pela minha empresa?

29 de junho de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

8 dicas para seu e-commerce ter sucesso em meio à pandemia e se destacar nas buscas do Google

26 de junho de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc