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Competências profissionais essenciais no Século XXI

30 de agosto de 2017 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Estamos vivendo um momento na história da humanidade com inúmeros acontecimentos inovadores e simultâneos ao redor do mundo que causam um tremendo impacto na vida dos profissional de qualquer região.

Temos visto o aumento significativo de profissionais aventureiros. Que estão cruzando fronteiras em busca de melhores oportunidades devido às crises econômicas, catástrofes, guerrilhas ou simplesmente novas possibilidades do mercado global.

O aumento do número de estrangeiros trabalhando no Brasil é surpreendente.

Este novo contexto empurra os profissionais para fora de sua “zona de conforto”, porque na realidade o risco está justamente em “acomodar” e achar que as coisas são como sempre foram e continuarão sendo.

Portanto, nos dias atuais, os profissionais precisam estar em constante movimento e desenvolvendo competências que garantam sua relevância profissional.

Competências indispensáveis para o profissional deste tempo:

1. Conhecimento tecnológico e de novas tendências
Com a avalanche de novos produtos que tem sido disponibilizados para tornar as empresas cada vez mais inovadoras e eficazes em seus serviços e produtos, é preciso estar literalmente “antenado” para conhecer e utilizar estas novas tecnologias.

Não basta, por exemplo, ter experiência de vários anos como garçom, quando se pretende trabalhar em um restaurante que utiliza novas tecnologias na execução dos pedidos dos clientes.

Se não souber utilizar as ferramentas disponíveis, fatalmente perderá a vaga para outro profissional mais preparado.

2. Aprendizado contínuo
A empregabilidade dependerá também desta capacidade de atualizar-se constantemente e fazer uma gestão do conhecimento.

Na era da informação, o conhecimento tornou-se acessível com inúmeros cursos e graduações online, inclusive com valores mais baixos. Existem vários cursos gratuitos disponibilizados por instituições sérias, como o SEBRAE e a FVG.

Aprender é vital para a sobrevivência no mercado de trabalho.

É preciso analisar coerentemente quais são os desafios futuros na caminhada profissional para antecipar-se no aprendizado criando diferenciais competitivos. Aprender novas línguas? Tecnologias? Pós-graduação? Agregar novas competências é fundamental!

3. Relacionamento interpessoal
O ambiente corporativo é composto por pessoas com diferentes culturas familiares, regiões e, cada vez mais, estrangeiros compartilhando os mesmos projetos.

A capacidade de relacionar-se bem com as pessoas torna o clima organizacional agradável, cria sinergia na equipe e possibilita um ambiente de brainstorming e trocas saudáveis de idéias.

O bom relacionamento interpessoal é fruto de uma boa comunicação, postura profissional adequada, integridade, educação e respeito ao próximo. Está diretamente relacionado à atitude pessoal no local de trabalho.

As estatísticas mostram que a maioria das pessoas são contratadas por suas competências técnicas e demitidas por suas competências comportamentais.

4. Visão Global
A interatividade possibilitada pela internet está tornando as fronteiras cada vez menos distantes e realmente transformando o mundo em uma “aldeia global”.

Acontecimentos em países distantes geograficamente possuem um impacto tremendo em outras partes do mundo. O mercado mundial está completamente conectado e integrado fazendo com que alterações econômicas, políticas, sociais ou climáticas tenham influencias além do próprio país.

É preciso enxergar mais do que o escritório, cidade ou país para antecipar possíveis mudanças, ameaças ou oportunidades profissionais.

5. Automotivação
O entusiasmo pessoal é fundamental para o desenvolvimento profissional contínuo.

O profissional que se mantém motivado de “dentro para fora” possui muito mais comprometimento com sua profissão, pois possui antes de tudo um compromisso pessoal de crescimento e alcance de metas.

Nem sempre o ambiente ao redor proporcionará ânimo e motivação aos colaboradores, portanto ser automotivado é um dos primeiros passos para estar acima da mediocridade, acima da média.

6. Equilíbrio emocional
O ambiente profissional está cada vez mais desafiador, com mudanças aceleradas, pressões externas, altamente competitivo e sem a antiga “zona de conforto”.

Tudo ao redor está em constante transformação e movimento. Não basta ter uma excelente formação acadêmica se o emocional estiver em desequilíbrio, pois é imprescindível manter a calma e saber administrar as emoções para lidar com as pessoas e as decisões.
Muitas empresas, no processo seletivo para uma vaga, tem criado simulações de pressão ou tensão para ver a reação dos candidatos.

Portanto, no gerenciamento de carreira é preciso focar não apenas na parte intelectual, mas priorizar o bem estar emocional procurando manter uma boa rotina de lazer, exercícios físicos e alimentação saudável.

7. Inovação
A capacidade de inovar e “pensar fora da caixa” é de fato uma competência muito procurada pelas empresas do século XXI.

O profissional que consegue criar novas alternativas no ambiente de trabalho apresenta comprometimento, conhecimento dos processos e habilidade de enxergar soluções.

A inovação também é fruto de pessoas que questionam, duvidam, não se conformam e estão sempre em busca de novos caminhos e possibilidades.

Estes profissionais garantem os diferenciais competitivos das empresas e, portanto, são muito valorizados.

Fonte: RH Portal

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