Please enable JS

Blog

inteligencia artificial - ia

Covid-19: robôs da Boston Dynamics são usados na triagem de pacientes

24 de abril de 2020 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO

A Boston Dynamics, famosa fabricante de robôs, anunciou que seu projeto mais curioso, o quadrúpede Spot, está em uso em um hospital de Boston ajudando no tratamento do novo coronavírus.

O Brigham and Women’s Hospital, da Universidade de Harvard, utiliza a criação para realizar a triagem remota de pacientes com suspeita da Covid-19. Todo o procedimento é feito de maneira remota, com a presença de um iPad e um rádio bidirecional acoplado às costas do robô.

Reprodução
A presença desses dispositivos faz com que os médicos possam conversar com os pacientes de longe. A Boston Dynamics afirma que até “de suas próprias casas”. Com isso, é possível que informações e cuidados sejam passados para os indivíduos sem intervenção humana.

A telemedicina representa um papel muito importante no contexto do novo coronavírus. Por meio da tecnologia, é possível reduzir o contato entre o profissional e aqueles que podem transmitir a doença. O conceito geral é simples: o uso de robôs diminui o contato, principal maneira de transmissão do vírus.

O próximo passo da empresa é ajudar outros lugares na implantação do mesmo sistema.Para isso, eles informam que vão fornecer o código do hardware e software que estão utilizando. O objetivo é que outros hospitais e fabricantes possam seguir com a ideia de atendimento remoto.

Projetos seguintes
A Boston Dynamics disse que não quer parar na telemedicina. Em vez disso, a empresa afirma que procura maneiras de tornar o robô Spot ainda mais ativo e essencial na luta contra o novo coronavírus.

Eles investigam uma maneira em que o robô possa executar tarefas mais complexas, como verificação de temperatura corpora e cálculo da taxa respiratória dos pacientes, tudo isso usando a tecnologia de câmera térmica.

Além disso, a ideia é fazer com que o Spot possa ser usado para desinfetar áreas em que pacientes contaminados estiveram O processo seria todo realizada com luz ultravioleta.

Em iniciativa semelhante, alguns hospitais da China usam máquinas da empresa UVD Robots para o mesmo fim. No Brasil, a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos vai utilizar rodos equipados com luz ultravioleta para descontaminação de superfícies.

 

Fonte : Olhar Digital
Imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

abc