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Dia do cliente: 7 dicas para o seu e-commerce aproveitar essa data

Dia do cliente: 7 dicas para o seu e-commerce aproveitar essa data

15 de setembro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O dia do cliente é comemorado em 15 de setembro, e é fundamental que seu e-commerce esteja preparado para essa data. Afinal de contas, esse é o momento de surpreender o público consumidor, oferecendo benefícios. Sem contar que é uma excelente oportunidade para movimentar o estoque do seu comércio.

As datas comemorativas normalmente representam um grande aumento das vendas em qualquer negócio, seja no online, seja no offline. Dessa forma, a concorrência também se torna mais acirrada nesse momento. Por essa razão, é importante ser original e buscar se destacar no mercado.

Pensando em ajudar você, trouxemos 7 ótimas dicas de campanhas de e-commerce para o dia do cliente. Continue acompanhando e confira todas elas. Boa leitura!

1. Foque em melhorar a experiência de compra
Melhorar o serviço a fim de satisfazer o consumidor tem que ser uma constante no trabalho de uma loja virtual. A experiência de compra acaba permitindo uma avaliação sobre como está o funcionamento do seu e-commerce. Procure identificar pontos de melhorias e analisar a navegabilidade. Veja o que observar:

  • é fácil encontrar as categorias de produtos?
  • os produtos contam com todas as informações necessárias?
  • a navegação é intuitiva?
  • a busca realmente funciona?
  • as fotos são de qualidade?
  • as páginas estão com um alto tempo de carregamento?
  • os preços e os fretes são bem claros?
  • os links estão funcionando perfeitamente?

Ao fazer todas essas perguntas, você consegue melhorar a navegação dentro da sua loja virtual e corrigir possíveis falhas. Tais melhorias certamente vão refletir em uma experiência de compra bem melhor para seus compradores.

2. Desenvolva ações de e-mail marketing
No dia do cliente, é preciso agradá-lo, lançando descontos e promoções exclusivas. Então, você pode aproveitar sua base de e-mails de consumidores que já compram do seu e-commerce para se comunicar de modo mais direto, mostrando a preocupação em tê-lo por perto e agradecendo a parceria de sempre.

A partir do marketing de relacionamento, é possível compreender todas as necessidades do consumidor, mantendo-o bem mais próximo e fazendo com que a marca conheça seus desejos, podendo, assim, trabalhar para atendê-los. Fazer uso da base de e-mails das pessoas que já conhecem sua empresa tende a performar muito bem, afinal, elas já têm afinidade com os produtos.

3. Ofereça descontos de verdade
As ações desse dia especial precisam transmitir algumas emoções que se comunicam perfeitamente com essas pessoas. É importante lembrar que o foco não é em outra pessoa ou em um tema, como acontece no natal ou no dia das mães, por exemplo. O foco é somente nos próprios consumidores.

Oferecer grandes liquidações e promoções em larga escala, envolvendo todo o site, acaba trazendo essa ideia de grandiosidade à sua campanha. Se você aumenta as porcentagens, podendo chegar a 30%, por exemplo, os consumidores vão ver mais vantagens e vão entender que o site realmente deseja agradá-los.

Saiba que a ideia a ser transmitida é que, para comemorar esse dia especial, o cliente deve sempre sair no lucro. É óbvio que seu comércio eletrônico também vai faturar muito, mas a mensagem é sempre de comprometimento. É preciso deixar claro que a empresa gosta tanto dos seus clientes que faz tudo o que pode e até mais para conseguir agradá-lo.

Entretanto, cuidado com exageros para não sair no prejuízo.

4. Aposte no frete grátis
Vale lembrar que outro ponto que faz os consumidores se sentirem importantes nessa data comemorativa é oferecer frete grátis. A possibilidade de não ter que pagar pela entrega do produto por si só é muito atrativa.

Você tem duas opções para ofertar o frete grátis aos clientes: a empresa arca com os custos de entrega pelos Correios ou por terceiros, ou fecha parcerias com transportadoras. Não se esqueça de que tais custos são investimentos. Caso siga por esse caminho, saiba que é preciso calcular seu ROI (Retorno sobre Investimento) para ter certeza de que não vai ter prejuízo.

5. Invista em divulgação nas redes sociais
O conteúdo é nada mais que a alma do inbound commerce. Então, o mais indicado é apostar na elaboração de postagens relevantes para o público que você pretende alcançar. O foco de conteúdo precisa estar sempre nas redes sociais.

Nas publicações do dia do cliente, o agradecimento tem que estar em primeiro lugar, e lembre-se de ser sincero. Os clientes estão mais experientes e vão saber entender uma mensagem que não está atrelada ao discurso real da marca.

Então, tenha bastante cuidado ao utilizar uma mensagem que supervaloriza os consumidores. Os posts de agradecimento podem carregar também cupons de desconto ou frete grátis, por exemplo. Nunca se esqueça de que as redes sociais são ambientes favoráveis e essenciais para que novas oportunidades de vendas sejam criadas, afinal de contas, é o local onde seus consumidores estão praticamente o tempo todo.

6. Automatize os processos
Uma das principais vantagens de usar softwares de automação de marketing é poder estabelecer uma comunicação com os consumidores de acordo com todos os seus interesses. Ao adotar essa estratégia, você acaba otimizando tempo, pois não vai ter que repetir uma infinidade de processos sempre que quiser fazer alguma ação.

7. Planeje o pós-venda
Você investiu dinheiro e tempo nas ações para o dia do cliente, e após a data, não pode perdê-lo de vista, certo? É importante realizar um pós-venda eficiente para garantir um relacionamento duradouro com seus consumidores.

Quando você dá atenção e valoriza o cliente, as chances de ele voltar a fazer compras no seu comércio tendem a ser bem maiores. Para assegurar um pós-venda bem-sucedido, procure enviar um e-mail agradecendo, um desconto para a segunda compra ou um cupom para o mês de aniversário, por exemplo.

Uma semana depois do recebimento do produto, é interessante disparar um e-mail solicitando uma avaliação do consumidor sobre a experiência na sua loja online e sobre o produto adquirido. O ideal é sempre se manter presente na mente dos clientes, com o envio de conteúdos educativos e informativos, reforçando toda a sua autoridade no assunto.

Aproveitar datas especiais para melhorar as vendas do seu negócio é uma excelente estratégia. Lembre-se de encontrar formas de trazer seu cliente para mais perto do seu e-commerce, pois isso conta muito no momento das vendas. Esperamos que você tenha terminado a leitura deste texto com bons insights para aplicar no dia do cliente.

Fonte: Escola de ecommerce

Imagem: Ngad – Freepik.com

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