Please enable JS

Blog

equipe

Dicas de construção de cultura para equipes em rápido crescimento

7 de fevereiro de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

No começo, tudo o que importa (ou deveria importar) é construir um ótimo produto. No entanto, à medida que sua empresa cresce rapidamente, a cultura começa a exercer seu poderoso efeito sobre os funcionários, orientando-os a agir ou a se comportar de certa maneira quando o caminho não estiver claro.

O crescimento é sempre bom para os empresários, mas às vezes pode ser desagradável para os funcionários. Espera-se que eles trabalhem por mais horas, assumam novas responsabilidades, trabalhem com novos fornecedores ou clientes ou, o mais desafiador, comecem a pensar sobre a empresa como um todo sob uma luz inteiramente nova.

Uma cultura forte da empresa é a chave para manter sua equipe unida em face do rápido crescimento. Cultura refere-se às expectativas, valores e crenças compartilhadas de uma organização. É basicamente o ambiente – não apenas físico, mas também psicológico e emocional – em que seus funcionários trabalham.

Quando uma empresa está crescendo rapidamente, é muito importante que seus funcionários sintam que estão cultivando uma cultura de trabalho na qual possam se comunicar, colaborar e prosperar. Construir este tipo de ambiente requer desenvolvimento de cultura deliberada, mas com essas dicas de construção de cultura, você pode conseguir isso.

Construa em torno de seus objetivos
Descobrir quais objetivos você deseja que sua cultura realize para sua organização durante o período de crescimento rápido é uma das primeiras dicas de construção de cultura que você deve considerar. Talvez sua meta cultural seja garantir que ninguém saia do emprego enquanto você passa por esse período de expansão ou talvez queira ver sua equipe melhorar em áreas específicas, como atendimento ao cliente ou representação da marca.

Quaisquer que sejam seus objetivos, é importante que você os identifique desde o início e depois se concentre nos hábitos e práticas específicos que sua equipe precisa adotar para alcançá-los. As metas não apenas focalizam seus esforços, mas também fornecem uma maneira de medir o sucesso dos seus esforços de construção da cultura.

Dê valor aos seus valores
Um dos maiores desafios que as organizações enfrentam na construção da cultura é fazer com que seja importante para os funcionários. Sim, um pôster “Pendure no bebê” para promover a resiliência é fofo, mas no final das contas isso é apenas um gesto simbólico. Cultura é sobre infundir seus valores no trabalho que seus funcionários fazem todos os dias.

Os valores precisam ser incorporados em todos os processos relacionados a funcionários – contratação, gerenciamento de desempenho, revisão de desempenho, promoções, recompensas e até mesmo demissões. Essas áreas, que afetam de maneira tangível a maneira como sua equipe pensa, sente e realiza no local de trabalho, são onde a cultura de sua empresa é realmente importante e onde seus esforços devem ser focados.

Existem inúmeras maneiras de dar valor aos seus valores . Por exemplo, se um dos seus valores for a versatilidade, atribua mais tarefas a funcionários individuais em vez de fazer com que cada membro da equipe se concentre em um único.

Se for inovação, incentive os funcionários fazer uma mudança fundamental em seus processos de trabalho a cada mês ou trimestre e compartilharem suas descobertas em uma reunião com todos os funcionários. Se o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal for importante para você, considere proibir que os funcionários façam logon no e-mail de trabalho nos finais de semana.

Mantenha todos no circuito
A comunicação é uma das dicas mais importantes para a construção da cultura. Comunique seus valores e cultura de forma explícita e contínua, tanto interna como externamente, porque a unidade é extremamente importante durante o crescimento rápido . Os funcionários devem entender sua cultura e por que ela é importante para você e para eles.

Do começo ao fim, os esforços de construção da cultura devem incluir tempo para reuniões, exercícios e atividades que incentivem sua equipe a se reunir e compartilhar suas experiências no trabalho. Essas conversas facilitadas ajudarão a construir o espírito de trabalho em equipe, a resolver desentendimentos e a ajudar os membros de sua equipe que estão fora de sincronia a voltarem ao ritmo com todos os outros.

Também é uma boa ideia complementar essas conversas em grupo com reuniões individuais, para que indivíduos que não se sintam à vontade para compartilhar suas preocupações com todos possam fazê-lo em particular.

Incentive sua equipe a abraçar a mudança
Incentivos são uma das dicas mais eficazes de construção de cultura. Até que se acostumem com a nova cultura, seus funcionários experimentarão, naturalmente, dores cada vez maiores. Durante essa transição, é importante certificar-se de que sua equipe está motivada para dar o melhor de si para a nova cultura. Pelo menos no início do processo, isso pode exigir incentivos, como bônus e férias extras.

Vale a pena notar que o reconhecimento simples ainda é um dos incentivos mais poderosos. Quando um funcionário vai além para incorporar seus valores e fomentar sua cultura de empresa desejada, mencione suas realizações em uma reunião de todos os funcionários.

O moral individual e do grupo pode obter um impulso real da administração, reconhecendo o quanto eles têm trabalhado para se adaptar a uma nova cultura.

Deixe a liderança dar o tom
Grande liderança é outra das mais importantes dicas de construção de cultura. A cultura é grandemente moldada pelo modo como seus líderes agem, portanto, certifique-se de que sua equipe de liderança incorpore o tipo de empresa que você quer ser e os valores que você quer focar mais – seja trabalho em equipe, transparência ou inovação.

Também tenha em mente que a estrutura organizacional impulsiona a cultura. O sistema que você implementou determina quem se refere a quem terá um grande impacto na cultura de sua empresa.

Por exemplo, a Apple destacou o grupo de design na organização fazendo com que ele se reportasse diretamente ao CEO. Então, se você se orgulha de ser uma empresa voltada para a inovação, então sua equipe de P & D não deve ser enterrada na hierarquia.

Considere também que os principais executivos e gerentes passam alguns dias trabalhando nas linhas de frente com os clientes ou diretamente com o produto. Eles terão uma nova apreciação pelo que seus funcionários regulares passam no trabalho e estarão mais aptos a tomar decisões que beneficiem a empresa.

Com as dicas de construção de cultura acima, como sua empresa cresce rapidamente, sua cultura ajudará a mantê-la no caminho certo e direcionará as decisões de contratação para as pessoas que manterão esse sucesso e protegerão sua empresa de algo que você não reconhece – mesmo que você já não sabe o nome de todos.

Fonte: RH Portal

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

reuniao

Falar não: aprenda a melhor forma e seja mais eficiente

15 de fevereiro de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
inovacao

12 dicas para você desenvolver sua criatividade

14 de fevereiro de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
equipe

6 indicadores de clima organizacional para o seu RH se atentar

13 de fevereiro de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
líderes

O “instinto alfa” de liderança

12 de fevereiro de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
reuniao

Sou tímido, posso liderar?

11 de fevereiro de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
profissional

Três problemas que afetam a sua produtividade no trabalho e como combatê-los

8 de fevereiro de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc