Please enable JS

Blog

gestão planejamento

Estratégias de Gestão: qual a diferença entre Planejamentos e Planos?

20 de janeiro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Quando falamos de planejar, há vários tipos de planejamentos e termos que podem se confundir ou às vezes não são utilizados corretamente. No post de hoje, vamos entender sobre como usar as Estratégias de Gestão, consequentemente os significados de Planejamento Estratégico, Planejamento da Qualidade, Plano da Qualidade e Plano de ação.

Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico está ligado à gestão da organização, relacionando onde se está com onde se quer chegar de acordo com as oscilações e oportunidades do mercado, ou seja, é um planejamento de longo prazo. Para elaboração de um Planejamento Estratégico fundamentado, o primeiro passo é fazer uma análise do ambiente em que está inserido, determinando exatamente qual a situação atual para depois definir missão e objetivo organizacional, delinear as estratégias, implementar e monitorá-las.

Planejamento da Qualidade
É um planejamento estratégico, só que com foco nos objetivos relacionados à qualidade e não à gestão da empresa de uma forma geral, ou seja, a determinação dos objetivos e requisitos para qualidade, integrando exigências para executar ações que estão relacionadas ao sistema da qualidade, abrangendo:

  • planejamento do produto: identificação, classificação e avaliação das características relacionadas à qualidade, definindo objetivos, requisitos da qualidade e restrições para o produto;
  • planejamento gerencial e operacional: preparação da aplicação do sistema da qualidade, envolvendo organização e programação das atividades;
  • preparação de planos da qualidade e identificação de ações para melhoria contínua.

Plano da Qualidade
É um documento que estabelece as práticas, recursos, cronograma e responsáveis das atividades relacionadas ao produto ou serviço em questão, contendo procedimentos adequados a cada etapa, isso inclui por exemplo:

  • recomendações para intervir ou somente acompanhar;
  • documentações que devem ser geradas;
  • critérios de avaliação ou de exclusão.

Geralmente, faz referência ao manual da qualidade que se deve aplicar.

Plano de Ação para Estratégias de Gestão
Quando se estabelece objetivos e metas, é de total importância planejar ações para se chegar a tal, definindo qual caminho que deve ser percorrido para o mesmo. Esse conjunto de atividades definidas é chamado plano de ação. Para elaborar Planos de Ação, a utilização do método 5w2h como ferramenta de gestão é extremamente necessária para garantir que o objetivo foi bem delineado, assim será definido Quem, Quando, Onde, Porque e Como será feita aquela ação.

Uma dica para fazer Planos de Ações de forma organizada é utilizando Forlogic Action.

Fonte: Blog da Qualidade
Imagem: Business photo created by ijeab – www.freepik.com

Posts relacionados

abc