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Gamificação: o que é e como utilizar em treinamentos corporativos?

29 de outubro de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Embora os jogos, em um primeiro momento, tenham sido criados para entreter as pessoas, logo percebeu-se que o engajamento criado por eles poderia ser usado diretamente para estimular e motivar processos de aprendizagem — o que gerou o conceito de gamificação. Em um contexto corporativo, isso não poderia ser diferente.

“Gamificar” um treinamento corporativo significa fazer o uso da dinâmica ou mecânica dos jogos para engajar os colaboradores em um contexto de aprendizado, tornando a experiência tanto mais produtiva quanto prazerosa.

Quer entender mais sobre o assunto e conquistar bons resultados no desenvolvimento das equipes? Acompanhe o post!

Como funciona a gamificação nas empresas?
Se os processos de aprendizagem já vinham obtendo sucesso com o uso da gamificação, por que não utilizá-la também em um contexto corporativo? Foi justamente o levantamento dessa questão que possibilitou a aplicação do conceito em procedimentos como o treinamento de colaboradores.

Trata-se de um dos aspectos empresariais que mais se beneficiou com o uso da gamificação. Isso porque, por meio dela, os colaboradores tornam-se agentes ativos de seu aprendizado durante os treinamentos, atingindo os objetivos da prática e, é claro, visando as suas recompensas.

Como ela ajuda no treinamento de funcionários?
O uso da gamificação nas empresas é algo que só traz benefícios para a organização e seus funcionários. Utilizando esse conceito nos treinamentos corporativos, diversas vantagens são geradas por meio de disputas sadias, como raciocínio rápido, desenvolvimento de habilidades, postura estratégica, entre outras.

Quando os colaboradores estão cientes da importância do treinamento corporativo e sabem que serão recompensados de alguma forma ao participarem dele. Além disso, acabam se engajando e se transformando em participantes ativos, absorvendo aquele conteúdo de maneira mais eficaz — ou seja, guardando-o de fato e em longo prazo.

Quais são os benefícios da gamificação nos treinamentos corporativos?
Promove a competição saudável
Não é segredo algum que a competitividade é um dos principais aspectos da natureza humana. Quando incentivada ou adotada de forma saudável, ela pode motivar as pessoas a darem o seu melhor e a se superarem em determinadas situações — e é justamente isso que acontece quando se une gamificação e treinamentos corporativos.

Para uma estratégia eficaz de gamificação em treinamentos, não é preciso estimular essa competitividade de forma direta, elegendo sempre um vencedor em cada etapa. O simples fato de dar um feedback positivo aos participantes que obtiveram as melhores notas, por exemplo, já torna a competição sadia.

Gera um sentimento de conquista e confiança
Além da competição saudável, há também o sentimento de conquista, que é um estímulo fundamental para que os colaboradores permaneçam ligados ao treinamento e interessados em suas próximas etapas.

Dessa forma, é possível afirmar, então, que a gamificação em treinamentos corporativos auxilia diretamente na melhora da confiança dos funcionários, conforme eles absorvem os conteúdos necessários e vivenciam experiências de aprendizagem vencedoras.

Constrói um ambiente mais leve para o aprendizado
Imagine dois cenários: um treinamento no qual os colaboradores são introduzidos ao conteúdo de forma maçante e outro em que os funcionários contam com a oportunidade de absorver o conhecimento de maneira mais leve e eficiente. Qual deles lhe parece mais apropriado?

Um dos principais benefícios da gamificação nos treinamentos corporativos é o fato de que os jogos possibilitam a construção de um ambiente livre e estimulante para o aprendizado, permitindo que o colaborador possa também tomar suas decisões e utilizar suas habilidades.

Qual o uso da gamificação na prática?
Um fator fundamental para garantir o uso acertado da gamificação é saber mensurar as estratégias e fornecer o devido feedback aos colaboradores. Isso é importante para dar a eles uma noção de progresso, indicando aos funcionários se estão indo no caminho certo.

É também preciso lembrar que uma ação de gamificação eficiente é aquela que, para ser feita, inclui uma análise acerca do perfil dos participantes, dos objetivos da empresa e dos fatores mais relevantes para engajar os funcionários em longo prazo.

Como podemos concluir, os treinamentos que contam com a gamificação podem ser ainda mais eficientes que os tradicionais, já que promovem o acesso ao conhecimento em um formato interativo e bastante integrador.

Fonte: Blog VB

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

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