Please enable JS

Blog

equipe-jovem

Gestão da diversidade no ambiente de trabalho: 3 dicas de como fazer

26 de dezembro de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

A diversidade no ambiente de trabalho é um tema que ganha cada vez mais relevância no cenário corporativo. Mesmo nas pequenas empresas, a sincera preocupação com as demandas sociais pode ser um grande diferencial — e, em última escala, contribuir para a competitividade do negócio.

Se você busca mais informações sobre o assunto, não deixe de ler o conteúdo até o fim! No post, você entenderá um pouco mais sobre o conceito e, além disso, também conhecerá os principais desafios da gestão da diversidade no ambiente de trabalho.

Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

O que é diversidade no ambiente de trabalho?
Na década de 90, com a globalização dos mercados, as discussões sobre a diversidade corporativa ganharam força. Atualmente, é comum encontrar políticas efetivas para garantir a inclusão das minorias nos quadros empresariais, independentemente do tamanho da organização.

Investir em indivíduos com bagagens distintas é, sem dúvida, uma excelente forma de enriquecer o cotidiano da operação. Ao aglutinar conhecimentos e experiências variadas, promovendo a complementariedade dos insights e uma intensa troca de vivências, o ambiente corporativo diversificado tem mais chances de se destacar.

Não seria equivocado afirmar, portanto, que a inclusão de minorias (sejam elas regionais, raciais, de idade ou de orientação sexual, por exemplo) desponta como uma ótima tática para maximizar o desempenho da empresa, melhorando a competitividade e os resultados de mercado.

Quais são os principais desafios da diversidade no ambiente de trabalho?
Construir um ambiente corporativo diverso é uma oportunidade de crescimento, mas também suscita uma série de desafios de implantação e manutenção. Na prática, não basta contratar: é preciso desenvolver e acompanhar.

Confira alguns dos principais desafios na gestão de diversidade e prepare-se para enfrentá-los na sua empresa!

1. Implementação prática
Na teoria, é simples e rápido promover uma política de diversidade corporativa. A realidade — que também envolve a efetividade das estratégias aplicadas —, porém, exige que haja firme empenho dos gestores na implementação das táticas.

Por isso, é importante ressaltar a importância de um planejamento bem-feito e de uma execução transparente, assegurando a viabilidade da política.

2. Comunicação eficiente
As mudanças no ambiente empresarial devem ser refletidas na comunicação interna e externa. Isso significa que deve haver ajustes no modo com que notícias, informações e até mesmo balanços são transmitidos aos stakeholders do negócio — de fornecedores a potenciais clientes.

Quando eficiente, a comunicação fortalece os esforços de diversidade e contribui para destacar a empresa no mercado, melhorando, inclusive, a competitividade da operação.

3. Adequação organizacional
Para além da comunicação, entretanto, é imprescindível que os gestores se comprometam com a adequação estrutural da empresa — no que compete às relações de trabalho e até mesmo às hierarquias.

A adoção de estratégias de diversidade pressupõe o investimento em ações de apoio que valorizem a inclusão, ressaltando a importância dos pensamentos distintos e, por isso mesmo, complementares.

Quais são os principais benefícios da diversidade no ambiente de trabalho?Por fim, ainda que não menos relevante, é válido pontuar algumas das vantagens mais evidentes de uma gestão inclusiva eficaz. Dentre os aspectos primordiais, destacam-se:

  • a diminuição da rotatividade dos colaboradores, já que um ambiente plural maximiza a identificação dos indivíduos e os motiva a oferecer o melhor de si mesmos;
  • a valorização dos grupos minoritários, contribuindo para construir uma imagem honesta e transparente de responsabilidade social;
  • o reconhecimento de habilidades e experiências distintas, as quais podem ser trabalhadas de forma que produzam resultados excelentes e igualmente diferenciados.

Na prática, a diversidade no ambiente de trabalho figura como uma estratégia valiosa para fortalecer a sociedade e, em paralelo, robustecer uma empresa. Conheça, invista e propague essa ideia!

Fonte: Blog VB

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

equipe

Descubra o que é uma equipe multidisciplinar, quais são os seus benefícios e como gerenciá-la

22 de março de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
reuniao

Saiba o que é psicologia organizacional e quais são os benefícios para a sua empresa

21 de março de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
desacordo

Quando o comportamento tóxico e alta performance andam juntos

20 de março de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
reuniao

Saiba como promover o desenvolvimento de lideranças na empresa

19 de março de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
lider

Você tem potencial para se tornar um líder?

18 de março de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
reuniao

9 dicas para construir seu primeiro programa de treinamento de funcionários

15 de março de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc