Please enable JS

Blog

mudanca

Gestão da mudança é chave para sobrevivência das organizações

12 de janeiro de 2018 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Vivemos em um momento no qual as tecnologias se renovam constantemente e nossos hábitos de consumo se transformam a cada instante. As incertezas e a mudança se tornaram constantes no mercado, impactando o dia a dia das organizações. Um ambiente volátil, complexo, ambíguo força o mercado a se renovar – é o mundo V.U.C.A.. É preciso criar dentro das organizações uma urgência em mudar, adaptar-se e reagir, sem resistência, aos estímulos externos.

Mas, afinal, o que é gestão da mudança?
Gestão da mudança é uma ferramenta de gestão empresarial que estrutura a implementação de uma nova dinâmica dentro de uma organização, que traz uma transformação necessária para o crescimento e o desenvolvimento da empresa. Essas mudanças podem ser estruturais, operacionais ou táticas. O objetivo da gestão de mudanças é preparar a organização para receber essas transformações e implementá-las da melhor maneira possível, assim como controlar os impactos que causarão.

Benefícios
São muitos os benefícios em se ter um programa de gestão de mudanças. Selecionamos os três principais:

  • Proatividade – transformações acontecerão dentro do ambiente organizacional, quer exista uma gestão de mudanças ou não. Mas quando não há um programa estruturado para lidar com as mudanças, a organização se coloca em uma posição reativa, ou seja, lidando com os problemas à medida em que eles surgem e isso representa um risco grande para a empresa.
  • Cumprimento da estratégia – a gestão de mudanças assegura que a estratégia traçada para a organização seja concretizada nas ações dos funcionários, afinal, são as pessoas que fazem a mudança acontecer.
  • Sobrevivência ao ambiente V.U.C.A. – por meio da gestão de mudanças, as organizações estão mais preparadas para enfrentar a imprevisibilidade do ambiente V.U.C.A. e as sistemáticas transformações que ele exige. Ao implementar a gestão de mudanças, asseguramos que ela ocorra de acordo com as nossas regras, de maneira controlada.

Curva de aceitação da mudança
Todas as pessoas precisam de um tempo para se adaptar às mudanças e incorporá-las em seu cotidiano. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, cerca de 70% dos esforços em implementar uma mudança falham porque não conseguem ultrapassar a resistência dos funcionários que estão em negação. Veja, abaixo, os estágios da curva de aceitação da mudança.

Dicas para implementar uma mudança

  • Planejamento e estudo: antes de implementar qualquer mudança é preciso entender qual seu propósito, sua viabilidade e acima de tudo os impactos causados por ela, seja em termos de logística, processos, investimento ou comportamento.
  • Mapeamento de processos: entenda como os procedimentos são feitos atualmente na sua organização e quais os recursos que a empresa tem – o que inclui ativos, tecnologia e capital humano.
  • Capacitação: a capacitação não diz respeito apenas a habilidades técnicas para aprender a usar um novo recurso, é preciso preparar os líderes para ajudarem seu time a absorver a transformação.
  • Teste: antes de implementar a mudança na organização como um todo, faça testes em menor escala. Os testes dão a oportunidade de corrigir ou fazer alterações no plano inicial.
  • Embaixadores: buscar funcionários (não apenas a liderança) para serem embaixadores da mudança pode mudar a maneira como ela é percebida dentro da organização.
  • Comunicação e alinhamento: todas as pessoas que serão afetadas pela mudança devem saber o porquê da transformação, como isso impactará sua rotina e quais os passos que ela precisa dar a partir de agora.
  • Acompanhamento de resultados: é preciso acompanhar de perto os resultados e impactos da mudança e, constantemente, reavaliar o plano de mudança para ter certeza de que a organização está indo na direção certa e que seus objetivos estão sendo atingidos.

Fonte: FNQ

Posts relacionados

negocio-sustentavel

Sustentabilidade: um desafio real e estratégico

26 de dezembro de 2017 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO
objetivo

Quatro passos para alcançar metas empresariais sustentáveis em 2018

21 de dezembro de 2017 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO
notebook

Entenda a importância da intranet empresarial

12 de dezembro de 2017 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO
grafico

Relatórios contábeis: 7 indicadores do negócio que deve ser acompanhados

17 de novembro de 2017 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO
tablet

Entenda o que são as metodologias ágeis

16 de novembro de 2017 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO
escrever

ISO 9001:2015 – As 4 diferenças nos princípios da Gestão da Qualidade

10 de novembro de 2017 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

abc