Please enable JS

Blog

Gestão de compras: qual o impacto nos resultados da empresa

20 de maio de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Nos tempos atuais, ainda existem empresários que têm dificuldade em entender que o departamento de compras é tão estratégico e importante para a organização. Pois este departamento mantém um relacionamento próximo com os fornecedores e toda a empresa mostrando os produtos que estão sendo adquiridos. Portanto aqui neste artigo vou falar sobre gestão de compras.

Dentre as atribuições do setor de compras estão: as cotações, as negociações com os fornecedores, o recebimento de mercadorias e a comparação de propostas, dentre outras funções. Sendo assim, é fundamental que o setor tenha profissionais qualificados, que estejam alinhados com a visão da estratégia da empresa.

 

A importância da gestão de compras

Se falarmos sobre indústria, por exemplo, a importância vai aumentando cada vez mais, pois a área de compras será a responsável por abastecer a linha de produção com insumos e tudo vai compor o seu produto final. Pois um processo mal feito, a produção pode parar e gerar um grande prejuízo.

Pensando nisso, a equipe precisa realizar os pedidos em tempo hábil para os fornecedores e manter um estoque abastecido, a área de compras contribuirá também para que a sua empresa não pare de lucrar.

A área de compras também deve buscar o melhor custo-benefício na hora de adquirir produtos. Afinal, isso vai impactar no preço de venda e pode ser determinante na disputa de mercado.

No post de hoje vamos mostrar porque a gestão de compras é tão relevante para sua empresa e vou te apresentar benefícios que esse controle pode trazer. Vamos lá?

Para começar, vou te dar dois exemplos do que pode acontecer se o setor de compras for mal gerenciado. São eles:

 

Diminuição da rentabilidade

Sem uma boa gestão de compras, a empresa não analisa corretamente as parcerias firmadas com fornecedores, o que possivelmente faz com que a empresa deixe de aproveitar bons negócios.

Se o relacionamento com fornecedores não for saudável, impede que a empresa obtenha vantagens na hora da compra, como bons descontos em relação ao preço, um bom prazo de entrega e prazo de pagamento.

 

Realizar compras inadequadas

O descuido do estoque pode trazer consequências negativas para qualquer empresa. Sem essa gestão adequada, o estoque pode ter dois problemas: estoque de menos ou um estoque demais.

Um estoque de menos impacta diretamente na cadeia produtiva da empresa, se não for comprada na medida certa, a produtividade pode ser comprometida gerando uma grande perda nas vendas;

Já um estoque volumoso não é sinônimo de capital investido e sim de dinheiro parado. Caso a quantidade de mercadoria é muito maior do que o fluxo de venda; tenha certeza que você está tendo prejuízo. O gestor precisa se atentar no estoque de segurança, mas não ultrapassando esse limite.

Você pode até achar poucos exemplos, mas o que eu estou querendo te mostrar é que somente esses dois pontos podem prejudicar sua empresa de uma forma irreversível. Se o gestor não fizer o acompanhamento de perto, pode acontecer de não ter tempo hábil para tomar decisões para virar o jogo.

 

Adquira um software de controle de estoque

Uma forma que pode ajudar na gestão de compras é ter um software para gerenciar todas as entradas, saídas dos produtos, consultar o estoque, gerenciar as cotações com os fornecedores, tudo isso de forma automatizada sua análise será mais ágil.

 

Faça a gestão de fornecedores e tenha um bom relacionamento com eles

A empresa precisa manter uma base de fornecedores corretamente cadastrada, pois estes podem oferecer vantagens competitivas e negociações melhores. Tenha mais de um fornecedor, apesar de ser interessante optar por um fornecedor específico, o melhor é sempre ter mais de uma opção para evitar imprevistos.

 

Realize um planejamento

Para qualquer segmento de empresa, o planejamento é sempre importante. É preciso fazer um planejamento para decidir também o que se vai comprar. Esse passo é importante para que você consiga traçar o melhor caminho para a gestão de compras. As compras impactam diretamente nas despesas da empresa e se não houver um bom planejamento pode “quebrar” o fluxo de caixa.

 

Fique atento as negociações

Comprar suas mercadorias do primeiro fornecedor que aparecer não é uma boa prática. É importante realizar orçamentos, comparar a qualidade dos produtos e o tempo de entrega. Negocie sempre, o seu negócio só tem a ganhar, pois além de adquirir produtos de qualidade sua empresa terá outras vantagens, pois o seu fornecedor também não vai querer perder venda.

Com esses controles, será possível identificar gargalos que podem estar comprometendo o bom desenvolvimento de suas finanças. Você terá uma visão mais ampla do seu negócio, avaliando os seus fornecedores, as mercadorias que são mais procuradas.

Se a sua empresa já faz essa gestão de forma eficaz, ela está pronta para a competitividade, vai conseguir se destacar com a concorrência e conseguir sobreviver no mercado.

Imagem: Background photo created by jcomp – www.freepik.com
Fonte: Fortes Tecnologia

Posts relacionados

seguranca

Lei de Proteção de Dados: impactos e benefícios

14 de junho de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
acordo

Porque o serviço pós-venda é (muito) importante

14 de junho de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
reuniao

Gamification na educação corporativa – O que esperar?

13 de junho de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
objetivo

As metas devem ser eficientes ou eficazes

12 de junho de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
equipe

Empresa com propósito = fonte que mobiliza pessoas

11 de junho de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
profissional

Termina a greve dos servidores da Jucemg

10 de junho de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc