Please enable JS

Blog

notebook

Home Office com segurança em tempos de Coronavírus

29 de abril de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Muitos dos brasileiros estão experimentando trabalhar de casa pela primeira vez por causa da pandemia do Covid-19. Esta mudança está afetando a vida de muitos e além de dicas para ter mais produtividade, os novos nômades digitais precisam também de ajuda para fazer o home office com segurança, tanto física quanto digital de seu trabalho.

Aqui estão algumas dicas de segurança para escritórios domésticos. No mundo digital de hoje, mais e mais empresas estão permitindo que seus funcionários trabalhem em casa. Os funcionários podem aumentar sua produtividade quando não precisam se deslocar diariamente.

O único requisito é uma conexão à Internet. No entanto, existem alguns problemas de segurança com essa liberdade e flexibilidade. Você precisa criar um ambiente seguro de home office para colher os benefícios do teletrabalho.

Segurança de dados confidenciais (segurança do escritório doméstico)

A segurança cibernética é uma grande preocupação para as casas comerciais, à medida que mais e mais pessoas estão elegendo a opção ‘trabalhar em casa’ por liberdade e flexibilidade. É vital trabalhar com uma conexão Wi-Fi segura para manter todos os dados confidenciais longe dos olhares indiscretos.

As empresas fornecem acesso VPN aos seus funcionários, mas se alguém invadir a conexão Wi-fi doméstica ou o ponto de acesso público, seus dados poderão ser comprometidos.

Certifique-se de proteger seus dados confidenciais para ter a segurança adequada do escritório em casa adquirindo uma Rede Privada Virtual (VPN) pessoal de confiança.

Portanto, você precisa ter muito cuidado com outros dispositivos conectados ao seu wi-fi. Você também deve investir em um software antivírus robusto.

Não deixe que seus familiares usem seu laptop de trabalho. Você deve sempre seguir a política da empresa de acessar a rede da empresa remotamente.

Seu computador deve ter sistemas operacionais atualizados, software antivírus e programas de verificação regulares. Você deve tomar cuidado extra ao armazenar arquivos e backup do escritório. O local de armazenamento deve ser aprovado e acessível pela sua empresa.

Segurança da estação de trabalho home office

Muitas organizações pedem que seus funcionários leiam e assinem um contrato de teletrabalho. Esses acordos mencionam claramente a lista de verificação de segurança em casa.

As pessoas que desejam se comunicar devem ter uma estação de trabalho separada e segura. A área de trabalho deve ser pacífica e silenciosa. A altura e a cadeira da mesa devem ser adequadas.

Você não pode trabalhar por períodos mais longos se sua mesa e cadeira não estiverem confortáveis. Suas costas devem estar adequadamente apoiadas. O piso deve estar seco e livre de riscos.

Você também deve manter um kit de primeiros socorros no local de trabalho. Para evitar riscos de incêndio, deve haver mais de uma saída. Você deve manter um extintor de incêndio também. Pode parecer um pouco exagerado, mas todo cuidado é pouco.

O espaço de trabalho deve estar livre de lixo. Você deve manter seus dispositivos de trabalho longe de itens inflamáveis. Seus móveis e equipamentos de escritório devem estar ergonomicamente corretos. Sua mesa deve ter espaço suficiente para computador, impressora, suporte para documentos e telefone.

Segurança elétrica na estação de trabalho

Nos últimos anos, acidentes e quedas relacionados a computadores aumentaram bastante. Os especialistas sugerem colocar o computador ou qualquer outro dispositivo de trabalho longe das bordas das mesas.

Você precisa organizar e prender os fios abertos para evitar tropeçar neles. As tampas de segurança em tomadas elétricas devem estar instaladas quando as tomadas em questão não estão sendo utilizadas.

Você deve manter o equipamento do computador conectado a um filtro de linha. Você não deve manter nenhuma fiação danificada ou exposta. Evite o uso de cabos de extensão. Mantenha os plugues e painéis elétricos em boas condições.

O empregador geralmente desconhece os problemas de saúde e segurança de um teletrabalhador
Os teletrabalhadores devem ter um entendimento adequado dos riscos de trabalhar sozinhos em casa. Deve haver um programa de vigilância de segurança para verificar o arranjo do home office.

O monitoramento da segurança de todos os teletrabalhadores é difícil para a empresa, mas eles podem fornecer diretrizes de segurança apropriadas para todos os teletrabalhadores. Os funcionários podem fazer auto-inspeções e enviar relatórios regulares ao departamento de RH da empresa para garantir para as duas partes o home office com segurança.

*Por Davi Gomes da Techwarn

Fonte: Fortes Tecnologia
Imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

O quanto sua empresa perde ao não olhar para o capital humano?

O quanto sua empresa perde ao não olhar para o capital humano?

1 de outubro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
3 tendências sobre o futuro da humanidade e as oportunidades de negócios por trás delas, segundo o UBS

3 tendências sobre o futuro da humanidade e as oportunidades de negócios por trás delas, segundo o UBS

29 de setembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Os desafios de gerir pessoas em meio a uma pandemia

Os desafios de gerir pessoas em meio a uma pandemia

28 de setembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Entenda qual é o papel das empresas na agenda 2030 da ONU

Entenda qual é o papel das empresas na agenda 2030 da ONU

25 de setembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Índice de evolução da produção registra alta em agosto, revela sondagem da CNI

Índice de evolução da produção registra alta em agosto, revela sondagem da CNI

23 de setembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Mercado de trabalho se atenta para a importância da diversidade

Mercado de trabalho se atenta para a importância da diversidade

23 de setembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc