Please enable JS

Blog

golpes durante a pandemia

Mais de 30% dos brasileiros se acham “comuns” demais para serem hackeados

6 de agosto de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Novo relatório da Kaspersky mostra ainda que, mesmo tendo maior consciência sobre os riscos digitais, 48% dos brasileiros não mudaram seus hábitos online

Nossa recente pesquisa “Mais conectados do que nunca: como estabelecemos nossas zonas de conforto digital’ mostra que o brasileiro está mais consciente de sua segurança digital, porém ainda precisa mudar seu comportamento online para que esteja realmente seguro.

O estudo foi feito em maio deste ano em nível global e contou com a participação online de brasileiros com pelo menos dois dispositivos conectados em casa. Entre os principais achados, destaca-se que 73% dos brasileiros que estão em home office afirmam estar mais conscientes de sua segurança digital, porém 48% deles disseram que não mudaram seus hábitos online.

A negligência com a cibersegurança tem origem em três motivos: 45% dos brasileiros a deixam de lado, pois a vida é corrida, mesmo reconhecendo que deveriam prestar mais atenção a isso; 36% simplesmente se sentem seguros em realizar transações financeiras e de negócios de forma online; e, por fim, 33% dos brasileiros duvidam que tenham algo de valor para serem vítimas de ciberataques.

Para lidar com as questões de segurança, quase dois terços (62%) dos brasileiros dizem instalar apenas apps confiáveis em seus dispositivos, obtidos em lojas oficiais como Apple Store e Google Play, e mais da metade (54%) faz verificações de segurança regularmente em todos. Apesar disso, uma tendência perigosa também aparece para 10% dos brasileiros, que admitiram já ter usado o Wi-Fi de vizinhos sem o conhecimento deles.

“Este ano ficará marcado por como o isolamento social acelerou a transformação digital das empresas e das pessoas. Por isso, tentamos entender como isso está afetando nosso comportamento online e quais são as novas ‘zonas de conforto digitais’”, afirma Roberto Rebouças, gerente executivo da Kaspersky no Brasil. “Porém, não me surpreende o baixo impacto que tudo isso teve nos hábitos dos brasileiros. Somos um povo muito digital, tanto que figuramos entre os top 3 usuários nas principais redes sociais. A boa notícia é que estamos mais conscientes sobre segurança digital. Sempre digo que não podemos acreditar que algo novo seja seguro e espero que este conceito seja adota por mais pessoas a cada dia. Entender essas brechas de informação sobre cibersegurança nos ajuda a saber como podemos ajudar a otimizar a segurança em ‘zonas de conforto digitais’”, diz.

Dicas para proteger seus dados

  • Preste atenção à autenticidade dos sites. Não acesse nenhuma página até ter a certeza de que é legítima. Procure análises e avaliações de sites que pareçam suspeitos;
  • Mantenha uma lista de suas contas online para compreender quais serviços e sites podem estar armazenando suas informações pessoais;
  • Bloqueie a instalação de programas de origem desconhecida nas configurações do seu celular e instale somente aplicativos de lojas oficiais.

Fonte: kaspersky

Imagem:Background photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Posts relacionados

Google remove 17 aplicativos da Play Store após denúncia apontar presença do vírus 'Joker'

Google remove 17 aplicativos da Play Store após denúncia apontar presença do vírus ‘Joker’

1 de outubro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Inteligência artificial e o impacto nos empregos e profissõe

Inteligência artificial e o impacto nos empregos e profissões

30 de setembro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Críticos do Facebook lançam 'conselho de supervisão' rival

Críticos do Facebook lançam ‘conselho de supervisão’ rival

29 de setembro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Menos de 14% dos aplicativos contam com recursos de acessibilidade

Menos de 14% dos aplicativos contam com recursos de acessibilidade

25 de setembro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Firefox para Android podia ser manipulado na rede Wi-Fi para abrir sites 'sozinho'

Firefox podia ser manipulado na rede Wi-Fi para abrir sites ‘sozinho’

24 de setembro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Azerbaijan_Stockers - Freepik.com

Catalisador se torna impulso para os carros a hidrogênio

23 de setembro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc