Please enable JS

Blog

acordo

A negociação em vendas vista pelo comprador

17 de julho de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Na semana passada, descobri um artigo sobre o método de negociação na compra. É incrível entender como o comprador se prepara para uma negociação.

Com entusiasmo partilho consigo os passos de uma negociação bem-sucedida.

Este método tem 4 etapas e 4 C’s como métodos comerciais.

1. C como Conhecer
Nesta etapa, é aconselhável que os compradores reúnam o máximo de informações sobre o fornecedor antes da negociação de compra, incluindo informações além do âmbito do negócio. Envolve tanto identificar as restrições do fornecedor – estrutura de custos, por exemplo – e conhecer a personalidade do negociador, até os seus gostos pessoais!

O artigo não diz o uso que será feito da informação recolhida, mas aqui fica a forma como eu a interpreto: quanto mais o comprador conhecer o seu fornecedor, mais ele controlará o relacionamento na negociação de compras, e mais ele estará a “jogar em casa”. Até mesmo para distinguir o verdadeiro do falso na argumentação do comercial. Isto não é nem mais nem menos que controlar o poder da informação.

O vendedor deve conhecer perfeitamente a sua oferta e não ficar satisfeito com argumentos como “o nosso produto tem o melhor retorno”, ou “esta inovação tem um custo”, ao mesmo tempo em que deve estar com uma exigência que é também a do comprador, a precisão.

2. C como Compreender
A prioridade nesta etapa é “identificar todas as áreas cinzentas dos processos”. Eu já ouvi pessoas a dizer: “Claro, o comprador está a tentar ultrapassar o seu fornecedor…”. Não é esse o caso, pois não devemos iniciar uma negociação com áreas cinzentas. Assim, o objetivo do comprador não é tanto o de destacar quaisquer deficiências na resposta do fornecedor, mas sim detectá-las para que as possa resolver antes de iniciar a negociação de compra. Este passo deve permitir ao comprador validar a qualidade das especificações. Será que está a ser suficientemente preciso, explícito?

O comercial tem todo o interesse, obviamente, em preparar uma resposta sólida, mas também a adotar uma postura serena em defesa da sua oferta: questões do comprador não podem ter a intenção de desestabilizar, mas simplesmente de se certificar que fez a escolha certa.

3. C como Convencer
Nesta etapa, o paralelismo com as técnicas de negociação no lado comercial é absoluto: o comprador prepara os pontos negociáveis e aqueles que não serão os seus argumentos e respectiva margem de manobra.

É uma boa notícia! Dois interlocutores bem preparados serão sempre mais eficientes. Especialmente porque a negociação deve melhorar a resposta global do fornecedor e isso não se limita a baixar o preço ou o custo.

4. C como Concluir
Todos os vendedores têm em mente alguns compradores “sempre mais”, para quem a negociação nunca acabe, convencidos de que há sempre algo mais a negociar com o fornecedor. É reconfortante saber que os compradores são aconselhados a saber como pôr fim à negociação da compra. Aqui também, o vendedor que conseguir demonstrar ao cliente que as negociações foram bem conduzidas e que os objetivos mútuos são alcançados, concretiza o processo de compra.

Finalmente, a chave para uma negociação bem-sucedida é acima de tudo a qualidade da sua preparação, mas também a capacidade de criar um diálogo com o outro.

Fonte: Marketing e Vendas
Imagem: Cartão de visita foto criado por freepik – br.freepik.com

Posts relacionados

Os desafios de gerir pessoas em meio a uma pandemia

Os desafios de gerir pessoas em meio a uma pandemia

28 de setembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Entenda qual é o papel das empresas na agenda 2030 da ONU

Entenda qual é o papel das empresas na agenda 2030 da ONU

25 de setembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Índice de evolução da produção registra alta em agosto, revela sondagem da CNI

Índice de evolução da produção registra alta em agosto, revela sondagem da CNI

23 de setembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Mercado de trabalho se atenta para a importância da diversidade

Mercado de trabalho se atenta para a importância da diversidade

23 de setembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Tecnologia define os empregos do futuro

Tecnologia define os empregos do futuro

22 de setembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Saúde mental e tecnologia: como os dados têm ajudado as organizações

22 de setembro de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc