Please enable JS

Blog

notebook

O Ciclo PDCA e a melhoria contínua

13 de maio de 2019 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

O Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundo todo. Este sistema foi concebido por Walter A. Shewhart e amplamente divulgado por Willian E. Deming e, assim como a filosofia Kaizen,  tem como foco principal a melhoria contínua.

Seu objetivo principal é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos. Pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa, como forma de alcançar um nível de gestão melhor a cada dia, atingindo ótimos resultados dentro do sistema de gestão do negócio.

 

 

O Ciclo PDCA tem como estágio inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é executado, gerando, posteriormente, a necessidade de checagem constante destas ações implementadas. Com base nesta análise e comparação das ações com aquilo que foi planejado, o gestor começa então a implantar medidas para correção das falhas que surgiram no processo ou produto.

 

Veremos agora cada uma destas etapas isoladamente, confira:

P = Plan (planejamento): Nesta etapa, o gestor deve estabelecer metas e/ou identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas. É preciso analisar os fatores que influenciam este problema, bem como identificar as suas possíveis causas. Ao final, o gestor precisa definir um plano de ação eficiente.

D = Do (fazer, execução): Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação.

C = Check (checagem, verificação): Após planejar e por em prática, o gestor precisa monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, com objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios específicos.

A = Act (ação): Nesta etapa é preciso tomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Se necessário, o gestor deve traçar novos planos de ação para melhoria da qualidade do procedimento, visando sempre a correção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa.

 

É importante lembrar que como o Ciclo PDCA é verdadeiramente um ciclo, e por isso deve “girar” constantemente. Ele não tem um fim obrigatório definido. Com as ações corretivas ao final do primeiro ciclo é possível (e desejável) que seja criado um novo planejamento para a melhoria de determinado procedimento, inciando assim todo o processo do Ciclo PDCA novamente. Este novo ciclo, a partir do anterior, é fundamental para o sucesso da utilização desta ferramenta.

 

Cuidados na utilização do Ciclo PDCA

 O Sebrae, ressalta que ao implementar o Ciclo PDCA é importante que o gestor evite:

 

  • Fazer sem planejar;
  • Definir as metas e não definir os métodos para atingi-las;
  • Definir metas e não preparar o pessoal para executá-las;
  • Fazer e não checar;
  • Planejar, fazer, checar e não agir corretivamente, quando necessário;
  • Parar após uma “volta” do ciclo.

 

A não execução de uma das etapas do ciclo pode comprometer seriamente o processo de melhoria contínua. Por este motivo, a ferramenta apresentada aqui deve ser encarada como um processo contínuo em busca da qualidade máxima requerida por um procedimento ou produto. Afinal, como dito no início deste post, o foco principal do Ciclo PDCA é a melhoria contínua.

 

Fonte: sobreadministracao.com

 

Posts relacionados

Fortaleça sua empresa com uma Gestão de Documentos eficiente

26 de março de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Semana Mundial da Qualidade 2024: “Do Compliance à Performance”

20 de março de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO
paperless

O que é Paperless? Saiba o que é esse conceito e seus benefícios

12 de março de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

4 dicas de treinamento para alavancar a satisfação e produtividade do seu time

1 de março de 2024 / Blog Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Combate às reuniões improdutivas: Estratégias para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho

29 de fevereiro de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Por que a sua empresa deve fazer a gestão de fornecedores?

27 de fevereiro de 2024 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

abc