Please enable JS

Blog

equipe

O grande desafio do trabalho em equipe

25 de outubro de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Conviver com as diferenças, sejam elas de pensamento, gosto, temperamento ou tantas outras, é um dos desafios enfrentados por um líder. Mas as diferenças podem ser vistas como positivas, basta saber usar isso a seu favor. A coach de liderança e life coach, Cleo Longen, afirma que o perfil de cada integrante enriquece o grupo. Segundo a profissional, a variação do perfil comportamental eleva o potencial de uma equipe e, consequentemente, traz mais resultados. “O importante é compreender essas diferenças, fortalecer o que cada um tem de melhor e trabalhar os pontos de melhoria. A diferença faz com que o todo seja mais preparado e produtivo, desde que essa equipe esteja alinhada para trabalhar com o individual em busca de um objetivo em comum”, explica.

A especialista também comenta que as principais diferenças que o líder vai encontrar em uma equipe são na atitude, no planejamento, nas ações, no entendimento de uma tarefa, na forma de lidar com as pessoas, na maneira como enfrenta as dificuldades e a pressão do dia a dia. “Eu encaro essas diferenças como um desafio muito grande para as lideranças, mas percebo que o líder que está preparado e compreende o perfil, tem mais assertividade, produtividade e consegue um resultado maior de sua equipe. Pessoas têm talentos e o nosso objetivo é extrair o que elas têm de melhor para oferecer e colocá-las no lugar certo”, comenta entusiasmada. No entanto, a coach diz que uma desvantagem muito visível é a falta de habilidade do líder em compreender e usar o seu recurso como um todo.

A profissional explica que existem muitas ferramentas que medem o perfil comportamental, servindo como aliadas muito importantes na assertividade do líder e trazendo informações de como lidar individualmente com cada perfil, para identificar necessidades, pontos fortes e de melhoria. “Dessa maneira o líder consegue manter o grupo mais motivado em busca do objetivo”, complementa.

A coach lembra que o líder também tem seu perfil predominante e, por isso, vai ser semelhante com o perfil de alguns integrantes da equipe, o que acaba causando uma facilidade na tratativa e, consequentemente, gerando mais proximidade. “O líder precisa estar atento para essas ‘pegadinhas’ para não anular a contribuição dos demais ou deixar que apenas as pessoas mais próximas tenham oportunidades e voz dentro do grupo. Uma equipe que predomina o mesmo perfil é tão importante e eficaz quanto um grupo de diversidades, a diferença está em ter esse entendimento e se alinhar à sua equipe.”

Dentro de uma necessidade atual, ela ressalta que o líder que está à frente é aquele que está aberto ao aprendizado, está atento às necessidades reais do grupo, consegue captar e desenvolver o seu capital humano e entrega para a empresa um resultado saudável e com rentabilidade. “O líder ideal é visto pelos seus liderados como uma ferramenta de crescimento. E na mesma proporção mantém uma grande rede de relacionamento para atribuir valor para sua empresa. Você sabe dos diferenciais da sua empresa? Que experiência seus liderados passam para seus clientes?”, questiona.

Ser entendido é essencial
A comunicação é o bem mais precioso de um líder, se fazer entender é alavancar resultados. “Cada perfil capta a mensagem de formas diferentes e o líder precisa estar atendo a isso”, enfatiza. Se a comunicação for em grupo, ela conta que a melhor maneira é variar na expressão, trazer exemplos, modelos, instigar de forma visual, manter a atenção do grupo no objetivo e expressar de modo claro o que está sendo esperado e qual o prazo para entrega dos resultados. Se a comunicação for individual, ela indica que o correto é respeitar o tempo, o processo e o perfil do seu liderado. “Esqueça o óbvio e pergunte o quanto ele está compreendendo o que vai ser cobrado dele. Mantenha sua atenção a cada expressão e reserve um tempo para tirar dúvidas”, orienta.

Faça a diferença
A postura da liderança é decisiva para o desempenho da equipe e os resultados alcançados. “Um grupo faz um líder. E saber trabalhar com as diferenças de comportamento é que faz desse líder um diferencial dentro das empresas. A força está no conjunto da obra, no talento individual voltado para o objetivo geral. Transformar a fonte de riqueza de um grupo em resultados positivos é um desafio constante e prazeroso. Jamais esqueça que as pessoas precisam entender para onde estão indo e o que se espera que seja feito. Se um liderado enxerga em seu líder um ponto de referência para o crescimento, significa dizer que o líder deixou ali sua essência”, acrescenta.

As demais relações
Ser compreendido é a maior satisfação do ser humano. De acordo com a coach, as pessoas anseiam pela comunicação e por suas relações. “Então, independente do meio, a palavra é compreensão. Preste atenção aos seus sinais, verifique o tempo que você entrega às pessoas, esteja aberto a novas opiniões, critique para o crescimento, avalie suas intenções, esteja presente, ouça mais, cobre menos, expresse gratidão. Seja qual for sua posição, você sempre está sendo observado. Que tal deixar uma marca positiva na vida das pessoas?”, instiga.

Fonte: Mundo RH

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

abc