Please enable JS

Blog

O que é matriz GE e como ela pode ser usada pela minha empresa?

29 de junho de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

A cada dia que passa mais empresas entram no mercado em busca de um público, transformando-se assim automaticamente em um concorrente. Diante desse cenário, em que cada real importa muito, saber alocar o investimento e identificar se é o momento certo para investir é fundamental, para que o negócio não fique exposto a grandes riscos. Por isso, uma das ferramentas mais utilizadas para ajudar nessa tomada de decisão é a Matriz GE ou Matriz McKinsey.

Origem da Matriz GE

A origem da Matriz GE se deu nos anos 70, quando surgiu a Matriz BCG, criada pela Boston Consulting Group. E assim como boa parte da história dos negócios, pouco tempo depois, a concorrente, McKinsey, desenvolveu um modelo mais aprimorado para ajudar sua cliente na época, a General Eletric (GE).

Nessa nova representação que hoje leva o nome da empresa multinacional, foram adicionados cinco quadrantes, totalizando assim nove. Sendo considerados os eixos Atratividade da Indústria (vertical) e Força da Unidade de Negócio ou Produto (horizontal).

Como a matriz funciona?

Como acabou de ser mencionado, a matriz é dividida em dois eixos. No da atratividade deve constar como está o desempenho do mercado em geral e também as expectativas a longo prazo. Enquanto que, na horizontal está qual a vantagem competitiva de cada unidade de negócio e qual a análise do seu futuro desempenho em relação ao desse mercado em geral.

Dessa maneira, as unidades de negócio a serem analisadas são categorizadas com base em dois critérios por grau, o que indicará o seu posicionamento na matriz. As unidades podem então ter grau baixo, médio ou alto quando se trata de força competitiva. Enquanto que, o eixo voltado para o mercado pode ter baixa, média ou alta atratividade.

Com isso, a determinação dessas características é o que definirá as cinco decisões possíveis que a empresa pode tomar em relação a seus investimentos de unidades de negócio: investimento prioritário; investir ou crescer; investimento cauteloso ou manter; expansão limitada ou colheita; desinvestir, colher ou vender.

Investimento prioritário: cenário mais otimista de todos.

  • Força competitiva: alta;
  • Atratividade do mercado: alta.
  • Investir ou crescer:
  • Força competitiva: média ou alta;
  • Atratividade do mercado: média ou alta.
  • Investimento cauteloso ou manter:
  • Força competitiva: alta;
  • Atratividade do mercado: baixa.
  • Ou então:
  • Força competitiva: média;
  • Atratividade do mercado: média.
  • Expansão limitada ou colheita:
  • Força competitiva: média;
  • Atratividade do mercado: baixa;
  • Ou então:
  • Força competitiva: baixa;
  • Atratividade do mercado: média.
  • Desinvestir, colher ou vender: cenário mais pessimista de todos.
  • Força competitiva: baixa;
  • Atratividade do mercado: baixa.

Como montar uma Matriz GE?

Levantamento

Elabore uma lista com todos os itens que a sua marca oferece, ou seja, seus produtos e/ou serviços.

Classificação

Na hora da classificação, coloque-os na ordem crescente de recursos utilizados, para viabilizá-los.

Unidades de negócio na Matriz GE

Insira as unidades na Matriz GE, para fazer uma análise individual de cada item.

Análise cautelosa

Por fim, julgue se deve aumentar, manter ou diminuir os investimentos de acordo com o quadrante selecionado. Ou seja, é possível compreender visualmente a situação do negócio como um todo, para então focar nas estratégias de marketing, sabendo o que deve ser priorizado no momento.

Fonte: Alliance Comunicação

Imagem: Fundo vetor criado por GraphiqaStock – br.freepik.com

Posts relacionados

Experiências ruins estão reduzindo a lealdade às marcas

17 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O lançamento de produtos em parceria com influenciadores vale a pena para a indústria?

9 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Reputação online: a influência da opinião sobre as empresas

4 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Meta introduz melhorias baseadas em IA à suíte Advantage

1 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

20 de março de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

FutFanatics aumenta receita em 40% com automação de Marketing

19 de março de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc