Please enable JS

Blog

equipe

O que é o processo de integração?

29 de março de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Quando um colaborador chega para fazer parte de uma empresa é comum que ele tenha diversas dúvidas sobre as políticas, salário, benefícios, código de ética, missão, visão valores e entre outras tantas. A melhor maneira de esclarecer muitos desses questionamentos é contando com um bom processo de integração.

Essa etapa, muitas vezes negligenciada pelas empresas, visa instruir o funcionário e fazer com que ele se sinta ambientado. É o momento de passar todas as informações que ele precisa sobre a empresa e também o que se espera dele.

Muitos assuntos devem ser abordados na integração, que deve ocorrer logo no primeiro ou segundo dia de trabalho. Dentre deles podemos citar:

  • Missão, visão e valores da empresa;
  • Situação atual da organização;
  • Salário e benefícios;
  • O que se espera desse colaborador;
  • Quem são os gestores do setor;
  • Quem procurar em casos de dúvidas;
  • Apresentar a estrutura física;
  • Proporcionar interação com os colegas de trabalho;
  • Cada empresa pode abordar diferentes temas conforme a sua necessidade, mas nunca deve pular a integração.

Qual a importância do processo de integração?
Ela será fundamental para que o novo colaborador possa conhecer um pouco da empresa e se sentir mais à vontade e participativo. Se desde o início do contrato a pessoa já sabe bem qual o ambiente em que está inserida, a possibilidade do relacionamento empresa x funcionário ser tranquila é maior.

O colaborador não ficará insatisfeito em descobrir, por exemplo, que só terá o plano de saúde após o período de experiência. Quando explicado desde o começo como funciona não gera falsas expectativas.

A redução de turn over é outra consequência de um processo de integração bem-feito. Não haverá surpresas que possam gerar insatisfação ou fazer com que as expectativas criadas fossem falsas.

O funcionário começa a produzir mais rápido, gerando melhores resultados e atingindo metas rapidamente. A produtividade está diretamente associada ao conhecimento que se tem sobre a função, qual a importância dela e os resultados que gera. Quando o colaborador sabe o que precisa ser feito e quais os resultados a serem atingidos, ele se sente mais seguro. Essa confiança permite que ele desempenhe melhor o seu papel, independentemente do tempo que possua de empresa.

Conhecer os colegas de trabalho e o acolhimento pode fazer toda a diferença na percepção que se tem da empresa. É possível imaginar que a organização seja o melhor lugar para trabalhar, entretanto se no início a pessoa for excluída, essa imagem mudará. O empenho e entusiasmo já não serão os mesmos, fazendo com que parte do rendimento se perca.

A integração não deve ficar restrita a apenas um profissional, toda a equipe deve ajudar. Cada um explicando um pouco do trabalho e falando da empresa, ajudará a integrar o colaborador mais rapidamente.

O líder também deve estar presente, pois dessa forma já ajuda a formar a imagem da hierarquia na organização. Isso demonstra que existe uma estrutura e faz com que a pessoa já comece a pensar em se desenvolver para, quem sabe, conseguir um crescimento profissional. Se houver um plano de carreiras concreto e apresentado na integração, o estímulo será ainda maior.

Como garantir um bom processo de integração?
O processo de integração pode ser feito de diferentes maneiras, ter uma pessoa explicando e tirando dúvidas é sempre recomendado. Entretanto, o novo colaborador pode não absorver tantas informações de uma única vez, e aliar outros recursos pode ser necessário.

Utilizar e-learnings que serão acessados tanto na empresa como em casa é uma maneira de passar mais informações e ajudar na fixação delas. Usar materiais impressos como apostilas e guias é outra maneira de divulgar os conteúdos mais importantes.

Mas, acima de tudo é sempre preciso contar com um profissional capacitado para fazer essa integração. Ele deve saber falar em público para transmitir a mensagem certa aos novos colaboradores. Deve também conhecer o funcionamento da empresa, esclarecendo as dúvidas e evitando distorção das informações.

Uma forma de fazer o processo de integração da maneira correta é contar com uma consultoria de RH para auxiliar. Garantindo que os colaboradores saibam tudo sobre a empresa que atuarão e já possam contribuir com ideias e trabalho, ajudando no crescimento profissional e proporcionando retorno ao contratante.

Fonte: RH Brasil

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

Como liderar equipes (subitamente) remotas durante uma crise

27 de maio de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

10 habilidades para manter sua carreira relevante em tempos de crise

26 de maio de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Novos tipos de trabalhos podem surgir como efeito do coronavírus

25 de maio de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Home office é aprovado por 80% dos gestores no Brasil

25 de maio de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Tendências de RH para 2020: se atualize e não fique para trás

22 de maio de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Este tipo de líder vai perder espaço por causa da pandemia, segundo CEO

21 de maio de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc