Please enable JS

Blog

inovacao

O que falta para sua empresa começar a inovar?

26 de agosto de 2019 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO

Inovar ganhou um novo sentido nos últimos tempos. Longe de ser um diferencial de marca ou o surgimento de uma mudança radical, a inovação é hoje uma questão de boa gestão empresarial, do bom aproveitamento do potencial da equipe e dos processos. O crescimento das empresas está atrelado à inovação, afinal, inovar é lidar melhor com a realidade empresarial.

Essa ideia pode parecer um pouco complicada ou estranha à primeira vista. Para ajudar na compreensão desse processo e de como é possível transformar o negócio pela ótica da inovação, destaco a seguir algumas dicas para criar um ambiente propício a essa transformação.

Esteja atento às pessoas
Clientes, colaboradores ou fornecedores estão no centro das transformações de todo processo. É o comportamento delas que precisa ser observado. O valor humano é o protagonista da inovação. Antever necessidades e oportunidade vem de observar e ouvir as pessoas.

Vá além da qualidade: Qualidade é uma obrigação. Já se foi o tempo de fórmulas secretas guardadas a sete chaves. Todos conseguem criar produtos de qualidade se quiserem. Pra ser diferente é preciso melhorar constantemente, e ter ferramentas que incentivem isso dentro da gestão.

Promova uma gestão da inovação
Inovar é algo que pode estar ligado a tecnologias novas, mas antes disso, e acima disso, é estar ligado a novos meios de gerir pessoas, processos e ideias. Sem isso, até a melhor tecnologia fica subaproveitada. A gestão de inovação vai indicar qual o investimento correto, como tirar o máximo do que já se tem, e, sobretudo, aproveitar ideias que estão sendo deixadas de lado para manutenção de processos fechados e ultrapassados.

Encare os erros como parte do processo
Esqueça que errar é ruim. Errar faz parte do processo de aprender dentro das empresas. Faz parte do processo de maturação de ideias, produtos e serviços, e o erro leva a inovações mais complexas, melhores, e que vão além dos obstáculos que antes eram identificados como erros.

Abra sua mente a novidades
Inovação é, acima de tudo, uma questão de mentalidade. É preciso abandonar os preconceitos, admitir que talvez tudo que você aprendeu até hoje esteja incompleto, precise de refinamento e de uma nova ótica. Esse processo precisa ocorrer do presidente ao chão de fábrica. Não adianta mudar o funcionário e não ter respaldo da gestão, e nem o contrário, onde o gestor quer inovar, mas não tem equipe alinhada com a mudança de processos antigos. A inovação começa na mente, passa pela realidade, e se firma na gestão.

Fonte: Administradores
Imagem: Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com

Posts relacionados

inovacao

Inovação: o caminho para impulsionar estratégias de negócio competitivas

11 de setembro de 2019 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO
inovacao

É preciso ser uma grande empresa para aplicar a governança da inovação?

29 de julho de 2019 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO
inovacao

Inovação nas empresas: a importância da disciplina e do método

10 de julho de 2019 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO
inovacao

Os 5 supervilões da inovação nos negócios

3 de junho de 2019 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO
inovacao

Produção e difusão do conhecimento: estratégia propulsora para inovação

8 de abril de 2019 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO
pensar-fora-da-caixa

Inovação e criatividade

25 de março de 2019 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO

abc