Please enable JS

Blog

O que são grupos de afinidade

O que são grupos de afinidade

16 de outubro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Quando pensamos em grupos de afinidade, é comum que associemos esse termo principalmente às redes sociais. Mas devemos dizer que não é sobre esse tipo de grupo de afinidade que falaremos hoje.

Afinal de contas, é preciso falarmos também sobre os grupos de afinidade que se formam dentro das empresas. Muitos no anseio de criar relacionamento entre si, além do sentimento de pertencimento. Portanto, se você deseja saber um pouco mais sobre o que são os grupos de afinidade, bem como funcionam, continue nos acompanhando. É sobre isso que falaremos a seguir. Boa leitura.

Afinal de contas, o que é um grupo de afinidade?

Como citado anteriormente, os grupos de afinidade costumam se formar a partir da necessidade que diferentes pessoas têm em se sentir acolhidos, bem como de compartilhar experiências uns com os outros.

Dessa forma, é muito comum ver a formação orgânica nas mais diversas organizações da sociedade. Em escolas, igrejas, universidades e, também, em empresas. Afinal de contas, é nesse espaço que os indivíduos costumam passar a maior parte do seu tempo. E é por isso que também sentem a necessidade ser e oferecer suporte entre si.

Dessa forma, muitas empresas acabam criando estruturas que têm como objetivo fazer com que os grupos de afinidade que ali existem cumpram seus objetivos fundamentais, bem como prosperem. Fazendo o negócio como um todo ter sucesso.

Grupos de afinidade e o engajamento dos profissionais

Ou seja, quando são identificados e bem geridos dentro de uma empresa, os grupos de afinidade podem ajudar a influenciar nos mais diversos aspectos do negócio. Principalmente no que diz respeito às áreas de comunicações e marketing, desenvolvimento de lideranças, recrutamento e até mesmo na área comercial.

Além disso, os grupos de afinidade também podem oferecer outras vantagens, como a de promover entre os colaboradores a chance de desenvolver habilidades de liderança, bem como inovar na solução de problemas. E não precisamos nem mencionar o quanto essa dinâmica impacta no desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal de todos os envolvidos, não é mesmo?

Como estruturar os grupos de afinidade da sua empresa

Como citado anteriormente, todo segmento de negócio possui seus grupos de afinidade. Portanto, cabe aos gestores estruturá-los de forma que se tornem vantajosos para todos. Para isso, é importante definir os próprios segmentos de grupos de afinidades dentro da empresa, para que assim ocorra a identificação dos colaboradores com os temas.

Dessa forma, é possível estruturar grupos de afinidade com pessoas que possuem as seguintes questões como afinidade: pessoas com deficiência, questões raciais, LGBT+, questões raciais, imigrantes, geracionais, entre outras.

Assim, por meio da estruturação desses grupos, a conexão dos colaboradores será orientada em torno de um mesmo propósito. E, todo colaborador novo que entrar na empresa, deverá ser apresentado aos grupos já existentes, ficando livre para escolher aquele ao qual vai se juntar.

Fonte: Rh pra você

Posts relacionados

Automação e agilidade? Entenda os impactos da transformação digital no RH

Automação e agilidade? Entenda os impactos da transformação digital no RH

30 de outubro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
Diversidade e inclusão devem ser intencionais e genuínas nas empresas

Diversidade e inclusão devem ser intencionais e genuínas nas empresas

29 de outubro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
O caminho para a sintonia entre a cultura da empresa e a pessoal

O caminho para a sintonia entre a cultura da empresa e a pessoal

28 de outubro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
Redes sociais: vilãs ou aliadas da sua carreira?

Redes sociais: vilãs ou aliadas da sua carreira?

23 de outubro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
Trabalho intermitente: como se organizar para ter qualidade de vida

Trabalho intermitente: como se organizar para ter qualidade de vida

22 de outubro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
O que os profissionais com mais de 50 anos têm a ver com diversidade?

O que os profissionais com mais de 50 anos têm a ver com diversidade?

21 de outubro de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc