Please enable JS

Blog

O que você precisa saber sobre os smartphones 5G

O que você precisa saber sobre os smartphones 5G

14 de outubro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Muitos de nós estávamos aguardando ansiosamente os novos iPhones da Apple na terça-feira da semana passada, porque eles poderiam incluir um novo recurso importante: 5G, para a rede de celular de quinta geração.

Os telefones com capacidade 5G foram posicionados muito melhor do que nossos dispositivos atuais. Isso porque operadoras como AT&T e Verizon anunciaram o 5G como uma tecnologia capaz de mudar vidas, capaz de fornecer velocidades de dados tão rápidas que você pode baixar um filme de longa metragem em segundos.

Mas contenha suas expectativas, pelo menos por enquanto. No curto prazo, a nova tecnologia celular provavelmente não representará um grande salto em relação a sua antecessora, 4G. Em vez disso, na maioria dos casos, o 5G será apenas incrementalmente mais rápido.

Aqui está o que você precisa saber:

A muito elogiada variante ultrarrápida do 5G é conhecida como “onda milimétrica”. Mas seu alcance é limitado agora. Este sabor de 5G permite que as operadoras transmitam dados em velocidades incrivelmente rápidas. A pegada? Seus sinais percorrem distâncias menores, cobrindo um parque em Nova York, mas não uma grande área da cidade, por exemplo. Ele também tem dificuldade para penetrar em obstáculos como paredes. Por enquanto, as operadoras estão concentrando sua implantação em grandes espaços, como estádios esportivos e anfiteatros ao ar livre.

Isso é uma boa notícia se você gosta de shows ou jogos de transmissão ao vivo. Mas é improvável que compareceremos a esses tipos de eventos em breve durante esta pandemia.

E devido às limitações técnicas, é improvável que vejamos este 5G ultrarrápido implantado em todo o país tão cedo, o que significa que não teremos suas velocidades incríveis na grande maioria dos lugares.

Nossas redes de celular estão mudando amplamente para uma versão do 5G que é menos emocionante. Vamos chamar isso de 5G vanilla. Vanilla 5G terá velocidades um pouco mais rápidas (cerca de 20 por cento mais rápidas) do que as redes 4G atuais. Seu principal benefício é reduzir o atraso conhecido como latência. Quando você faz uma pesquisa na web em seu telefone, por exemplo, os resultados aparecem após um intervalo que pode durar centenas de milissegundos. Em teoria, a tecnologia 5G reduzirá a latência para alguns milissegundos.

Dito isso, as redes 5G ainda estão em seus estágios iniciais. Portanto, em algumas áreas, pode ser ainda mais lento do que 4G para iniciar.

Isso não quer dizer que o 5G não seja empolgante. Espera-se que tenha um impacto significativo a longo prazo sobre o funcionamento de nossa tecnologia. A redução nos tempos de atraso pode fazer com que os aplicativos de realidade virtual e os jogos online funcionem melhor. Se tudo correr bem, o 5G pode estabelecer as bases para carros autônomos, que precisarão se comunicar instantaneamente entre si para evitar colisões.

(O New York Times anunciou na terça-feira uma parceria tecnológica com a Verizon para explorar como as conexões 5G poderiam ajudar seu jornalismo; o Times mantém o controle editorial de sua narrativa.)

Enquanto isso, pode haver melhorias nos novos iPhones da Apple que afetarão você mais do que 5G. Espera-se que os dispositivos sejam acelerados com novos processadores e tenham um design totalmente novo e câmeras aprimoradas. Isso, junto com o benefício colateral do 5G, proporcionaria uma atualização significativa para pessoas que possuem iPhones 4G mais antigos.

Fonte: The New York Times

 

Posts relacionados

Microsoft começa a distribuir atualização que remove o Adobe Flash Player do Windows 10

Microsoft começa a distribuir atualização que remove o Adobe Flash Player do Windows 10

30 de outubro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
É perigoso contratar uma 'internet de bairro' ou pequenos provedores locais?

É perigoso contratar uma ‘internet de bairro’ ou pequenos provedores locais?

29 de outubro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Black Friday: comparador de preços do Google chega ao Brasil

Black Friday: comparador de preços do Google chega ao Brasil

28 de outubro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
WhatsApp passará a cobrar empresas por alguns serviços na versão Business

WhatsApp passará a cobrar empresas por alguns serviços na versão Business

27 de outubro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Nós e as tecnologias exponenciais

Nós e as tecnologias exponenciais

26 de outubro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Qual a importância da segurança da informação em tempo de pandemia?

23 de outubro de 2020 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc