Please enable JS

Blog

reuniao

Os 3 ‘Es’ que movimentam uma empresa: eficiência, eficácia e efetividade

15 de abril de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Artigo trata da diferenciação entre a aplicação dos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade no contexto empresarial

Os conceitos de eficiência e eficácia são distintos, porém interligados. Sendo assim, para algumas pessoas são considerados iguais. Mas estes conceitos possuem significados completamente distintos, pois uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa e, em relação ao conceito da efetividade, pode-se considerar como a prática da junção dos dois conceitos.

Eficiência é a capacidade de obter bons produtos com produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão de obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

Então, um colaborador eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas vezes o resultado final não será apropriado.

Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto.

A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, a eficácia se refere ao resultado da mesma.
Como exemplo de distinção entre os conceitos, temos a produção de um produto com eficiência, isto é, rapidamente e com baixos custos, mas que não é adequado, por exemplo, ao contexto e à situação econômica das pessoas. Nesse caso, temos eficiência, mas não eficácia.

“Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz.” Paulo Sandroni

Efetividade diz respeito à capacidade de promover os resultados pretendidos ou planejados.
A eficiência indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços. E a eficácia remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.

As avaliações do desempenho de qualquer indivíduo, organização ou projeto estão relacionadas aos conceitos de eficácia, eficiência e efetividade.

Estes conceitos são independentes entre si, ou seja, é possível alcançar cada um deles sem alcançar também os outros. O ideal, entretanto, é alcançar os três.

De acordo com a efetividade do processo, podemos obter valores produtivos que possuem a similaridade com o da eficiência de acordo com a relação entre o resultado obtido e o esforço dispendido. Sendo assim, quanto menor o esforço, o custo ou a quantidade de recursos dispendidos para alcançar um mesmo resultado, maior a eficiência efetiva e, quanto melhor a qualidade, o volume ou o valor do resultado alcançado com o mesmo custo, maior eficácia efetiva.

Em uma conclusão simples, eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos e efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente.

É através dessas definições que podemos concluir se um determinado processo, setor ou colaborador está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.

Fonte: Administradores

Imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

abc