Please enable JS

Blog

pesquisas qualitativas

Pesquisas Qualitativas e Quantitativas: qual a diferença?

22 de maio de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

As pesquisas qualitativas e quantitativas são uma das principais formas de se analisar dados para converter em informação. Mas para usá-las de maneira assertivas, é importante entender a diferença entre ambas para apostar no estudo que mais condiz com o que se deseja descobrir por meio delas. Para isso, produzimos esse artigo, que explica de forma clara o que é cada uma, quando deve ser usada, além de alguns exemplos do uso. Vamos lá?!

O que é pesquisa quantitativa? E qualitativa?

Na quantitativa, leva-se em conta números e cálculos matemáticos. Já na qualitativa, existe um caráter subjetivo, usando narrativas faladas e escritas.

Quando usar a pesquisa qualitativa ou quantitativa?

Se você for trabalhar com uma pesquisa de grande escala, onde haverá uma grande coleta de quantidade de dados, com um número considerável de pessoas, a melhor opção é a quantitativa. Ela é comumente utilizada nesses casos.

Na qualitativa, o pesquisador usa de perguntas abertas para conhecer melhor a amostra de público. Nessa modalidade, é possível extrair informações subjetivas que servem de embasamento para novas perspectivas e ideias. O que seria quase impossível com a pesquisa quantitativa por ser naturalmente mais fechada.  A realização de pesquisa qualitativa para extrair uma grande quantidade de dados não se torna inviável, porém necessitará de mais pessoas envolvidas no estudo por demanda mais trabalho.

Exemplos de pesquisas quantitativas e qualitativas

Para descobrir como as pessoas pensam ou sentem com aspectos mais detalhistas, é interessante usar a pesquisa qualitativa, pois com ela é possível analisar casos específicos de forma mais abrangente. Se você tem uma empresa e deseja saber o que as pessoas pensam a respeito dos serviços ou dos produtos oferecidos, não tenha dúvida quanto a utilizar a pesquisa qualitativa, pois ela te oferece informações precisas sobre o que ainda não se tem conhecimento.

Vai fazer uma pesquisa de intenção de votos? Censo? Opte pela quantitativa, pois ela vai te oferecer dados consistentes, de uma ampla amostra de grupos específicos para entender o que aquela parcela da sociedade ou de grupos que está sendo analisada representa matematicamente.

Gostou do artigo? Se sim, temos uma ótima sugestão! Você pode receber conteúdos como esses através do nosso Kmail, a newsletter da Krypton BPO. Siga também as nossas redes sociais e tenha acesso à conteúdos exclusivos preparados exclusivamente para você.

Até o próximo post!

Imagem:Infográfico vetor criado por freepik – br.freepik.com

Posts relacionados

Por que todo assessor de investimento deveria tirar a certificação CFP

2 de junho de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Compliance se torna aliado das empresas durante crise da COVID-19

1 de junho de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Criar uma equipe de alta performance: quais os segredos?

1 de junho de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Como investir no exterior: com ou sem hedge cambial?

29 de maio de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Habilidades de negociação devem ser adaptadas para manter as vendas durante a pandemia

28 de maio de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

6 dicas de segurança financeira e jurídica diante das novas MPs

27 de maio de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc