Please enable JS

Blog

notebook

Planejador: como esse perfil se comporta em home office

7 de abril de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

O trabalho remoto é uma modalidade capaz de diminuir o turnover, aumentar engajamento dos colaboradores e reduzir a taxa de absenteísmo. Entretanto, para conseguir essas vantagens é fundamental conhecer as características dos colabores. O perfil planejador em home office precisa de uma ajuda para motivar e seguir os planos.

Para ser bem estabelecido, é preciso de o home office faça parte da cultura organizacional. Dessa forma, fica mais fácil disseminar os princípios necessários para o bom funcionamento do trabalho remoto.

Quer entender como o perfil planejador pode ser sair em um cenário de home office? Continue a leitura!

As características do perfil planejador
Os planejadores são pessoas calmas, tranquilas, cuidadosas e autocontroladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão acompanhados de pessoas mais ativas e dinâmicas.

O perfil planejador é introvertido, e tem uma tranquilidade singular que confere ser um perfil de fácil relacionamento. Gostam de trabalhar em equipe, mas precisam entender o seu papel dentro da realidade do projeto.

É importante saber que pessoas com o perfil planejador gostam de enxergar a plenitude do projeto. O trabalho deles precisa estar em sintonia e coerência com os de seus colegas.

Veja como se sai o perfil planejador em home office
Profissionais tendo esse perfil como dominante, naturalmente serão pessoas organizadas. O plano de entregas é muito importante de ser alinhado e construído. Para esse grupo de colaboradores, é interessante que as pessoas estejam ciente do que estão fazendo e nenhum trabalho seja desmerecido.

Para eles, a coletividade é muito importante. Mesmo quem está remoto precisa ser integrado, seja nos momentos de comemoração ou nos de aprendizados. Porém, por se motivar pela convivência social, esse perfil pode ficar desestimulado — ou mesmo se perder nas prioridades — por falhas de comunicação.

Como a gestão pode motivá-los?
Para esse grupo, é muito importante que o processo esteja claro. Metas e objetivos semanais — ou mesmo a longo prazo — são estratégias interessantes para mantê-los motivados.

Mas não basta traçar a meta, é preciso deixar tudo mapeado, determinando o caminho que será percorrido. Outro ponto é que o gestor precisa conferir de perto as entregas, dar feedbacks constantes e, da mesma forma, acompanhar se os objetivos e as prioridades estão bem alinhadas.

Marcar reuniões com os grupos que atuam num mesmo projeto, e dar preferência às reuniões com voz e vídeo pode aproximar mais colaboradores desse perfil.

Como eles podem se automotivar?
Organização é a principal característica desse perfil. Por isso, uma forma de se automotivar é adotar as boas práticas de produtividade, escrevendo em um papel — ou na tela do computador — os principais objetivos pessoais.

Além disso, é importante que o planejador busque se estimular: se a pessoa gosta de música ou alongamento, antes de iniciar o trabalho remoto — ou até nos momentos de intervalos — faça-os.

Isso vai trazer energia para o corpo e para o cérebro ajudando nos momentos que as ideias não vierem à mente.

Por fim, é importante manter-se conectado às pessoas com quem trabalha. Faça momentos de troca de experiência com os colegas, cobrando-os quando há entregas atrasadas ou combinando prazos para que juntos façam alguma etapa do projeto.

O planejador em home office tende a se sair muito bem, entretanto cenários extremos — como nos momentos de crise com o coronavírus — é preciso que a gestão tenha mais cuidado e proximidade.

 

Fonte: Blog Sólides
Imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

O papel das lideranças no pós-pandemia

29 de maio de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

5 mudanças da pandemia na vida profissional

28 de maio de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Como liderar equipes (subitamente) remotas durante uma crise

27 de maio de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

10 habilidades para manter sua carreira relevante em tempos de crise

26 de maio de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Novos tipos de trabalhos podem surgir como efeito do coronavírus

25 de maio de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Home office é aprovado por 80% dos gestores no Brasil

25 de maio de 2020 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc