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Planejamento Estratégico – 10 Pontos Críticos

15 de fevereiro de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Hoje vamos abordar 10 pontos críticos para o sucesso do seu negócio que se mostram fundamentais para o alcance dos melhores resultados possíveis para sua empresa.

Se você já é um empreendedor, sabe que não existem fórmulas mágicas para obtermos sucesso.

Se pretende empreender, é bom saber que, para que suas ideias se transformem em um negócio de sucesso, será necessário gerar valor para seus clientes, resolvendo um problema existente ou oferecendo algo que ele deseje e que ainda não é oferecido pelo mercado.

Um modelo de negócios consistente é fundamental para a sustentabilidade do empreendimento.

Agora, o que fazer para transformar um modelo colocado no papel em um negócio de sucesso?

É preciso definir objetivos, traçar estratégias e coloca-las em prática!

A formulação – e execução – de estratégias vencedoras é o que garantirá o alcance dos resultados. Por isso, os pontos se referem justamente ao processo de elaboração e implementação de um Planejamento Estratégico.

Então, vamos aos 10 pontos críticos:

Definição dos participantes do processo: Para começar o processo de elaboração do Planejamento Estratégico, são muito importantes a participação e o comprometimento de todo o nível estratégico da organização (sócios, executivos etc.). Não é raro identificarmos casos em que alguns sócios não se envolvem com as definições estratégicas. Tal situação pode causar sérios problemas no futuro, pois quem não participa não se compromete. Além disso, é interessante e importante ampliar a participação: muitas vezes trazer outras pessoas da organização pode ajudar a obter uma maior abrangência, aprofundamento e proximidade com os processos e rotinas diárias.

Conhecimento da organização: Por mais que possa parecer óbvio, é muito comum encontrar organizações que “não se conhecem”, onde cada um dos participantes do nível estratégico tem uma percepção diferente a respeito da realidade em que ela se encontra. É preciso trabalhar a equalização dessas percepções, a abrangência e o aprofundamento das visões para que o planejamento possa alcançar um resultado satisfatório.
Conhecimento do segmento no qual a organização atua: Da mesma forma que é comum encontrarmos “organizações que não se conhecem muito bem”, é comum observar outras que não têm a adequada percepção do segmento no qual atuam. Desconhecem a concorrência, não conhecem adequadamente seus clientes, seus fornecedores e o contexto do segmento. É importante identificar quais atributos são valorizados pelos clientes e assim procurar atender suas necessidades. Melhor ainda, verificar quais necessidades não são atendidas pela concorrência- ou são mal atendidas – preparando-se para ocupar um espaço inexplorado.

Conhecimento das condições dos mercados onde atua: Uma organização pode estar atuando em diferentes mercados (por exemplo, diversos estados de um país, ou países com realidades diferentes) e é necessário conhecer adequadamente cada um destes contextos, de modo a ajustar suas ações a esta realidade. Diferenças no ambiente normativo, culturais, ou de desenvolvimento tecnológico podem impactar os resultados do seu negócio. Quanto maior for o conhecimento dos mercados onde se atua, maiores serão as chances de alcançar os resultados planejados.

Alinhamento dos valores entre os colaboradores e a organização: Os colaboradores precisam se identificar com os valores da organização. Esse alinhamento contribuirá para o comprometimento de cada um e os estimulará a fazer o que for necessário para o alcance dos objetivos estratégicos definidos e, consequentemente, da visão.

Comunicação: A partir do momento que o planejamento estratégico foi elaborado, é muito importante que toda a organização conheça as metas estabelecidas, bem como as responsabilidades de cada área e de cada profissional para o alcance de novos patamares, estabelecendo-se, de forma clara e direta, aquilo que é esperado de cada um. Uma vez que esse entendimento seja estabelecido, será possível obter o comprometimento dos membros da equipe com a busca dos objetivos definidos, e seu empenho em apresentar propostas de melhorias que contribuam para melhores resultados do ponto de vista da eficiência e eficácia.

Efetiva implementação das ações: Este item deve merecer atenção redobrada! Infelizmente, é muito comum empresas investirem bastante tempo e recursos na elaboração do Planejamento Estratégico, na discussão de diversos aspectos importantes, e não darem sequência a tudo aquilo que foi discutido. Planejamento Estratégico não é sonho, Planejamento Estratégico se propõe a ser a antecipação da realidade futura da organização. Para tanto, as ações precisam ser implementadas para que os resultados esperados possam ser alcançados. Do contrário, tudo vai continuar como antes, ou ainda pior, na medida em que mudanças no ambiente podem impactar negativamente os resultados originalmente esperados. Planejar é preciso, mas realizar as ações é muito mais.

Monitoramento do ambiente: Muitas organizações dedicam a maior parte do seu tempo a aspectos internos, negligenciando o monitoramento do ambiente externo. Acompanhar a concorrência, marcos regulatórios, contexto tecnológico e outros movimentos podem evitar surpresas extremamente desagradáveis. Antecipar ações pode prevenir a necessidade de correções futuras, e os consequentes impactos nos resultados.

Acompanhamento dos resultados obtidos: Após planejar e implementar, é preciso verificar se os resultados esperados estão sendo alcançados ou não. É possível planejar uma ação com a expectativa de obter determinado resultado, mas, após sua implementação, constatar que o resultado esperado não ocorreu. É preciso monitorar os resultados obtidos para identificar eventuais distorções – e suas causas – que deverão ser objeto de análises. As causas podem estar relacionadas com aspectos internos (insuficiência de recursos, baixa capacitação, priorização inadequada, gargalos processuais, dentre outros) ou externos (mudanças de ambiente não percebidas tempestivamente ou para as quais não houve a resposta adequada). O resultado desse conjunto de análises levará ao passo seguinte, à correção de rumos.

Correção de rumos: Na medida em que os resultados não estejam sendo alcançados, pode ser preciso realizar ações complementares, ou intensificar aquelas já programadas e que, embora em andamento, não estejam sendo suficientes. Por vezes, alguma ação inicialmente prevista precisa ser colocada de lado e substituída por outra. Alguma mudança no cenário pode ter acontecido e isso poderá exigir novas iniciativas que possibilitem a correção dos rumos para que se alcance efetivamente, no prazo estabelecido, a visão de futuro e os objetivos estratégicos da organização.

Os 10 pontos abordados acima são muito importantes para o sucesso de qualquer organização, independentemente do porte ou da natureza de suas atividades. A devida atenção a cada um deles contribuirá muito para a gestão eficaz dos recursos (humanos, materiais, tecnológicos e financeiros) e, consequentemente, para o alcance da Visão e cumprimento da Missão de sua Organização.

Sugiro que você reflita sobre cada um dos pontos e avalie a possibilidade de debater a respeito desses aspectos com seus sócios, parceiros de conselho ou de diretoria, e com membros da sua equipe, com o objetivo de otimizar seu processo de elaboração e implementação das definições estratégicas de sua organização.

Fonte: Administradores

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