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Quais são os melhores horários para postar no Instagram?

16 de maio de 2019 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Ter uma boa taxa de engajamento no Instagram é o maior desejo de qualquer profissional de social media. Sabe-se que são inúmeros os fatores que influenciam na performance de uma publicação. O horário em que ela é feita é um deles.

Mas, então, como saber os melhores horários para programar posts no Instagram? Responder essa pergunta não é uma tarefa fácil, uma vez que o Instagram nunca se pronunciou oficialmente a respeito.

Contudo, existem técnicas e formas de se entender como os horários certos podem fazer com que suas publicações tenham mais interações, tornado o seu perfil mais relevante.

Como definir os melhores horários para postar no Instagram?

Enquanto o próprio Instagram não se posiciona oficialmente sobre, vários especialistas divulgam listas mostrando quais são os melhores horários. Ao gerenciar um perfil no Instagram, é preciso ter consciência de que o melhor horário irá depender única e exclusivamente da base de fãs que o segue.

É necessário entender seus comportamentos, padrões de atividades e como interagem. Assim, você saberá o momento ideal para ter maior engajamento no Instagram e aproveitar o timing do marketing.

Tudo começa por entender quem é seu público no Instagram

Para saber o melhor horário para fazer a publicação de um conteúdo, é essencial saber qual é o comportamento da sua persona na rede social. Um fator interessante de saber, por exemplo, são os horários que a persona dedica para acessar o Instagram. Se a persona for um estudante de 17 anos, muito provavelmente ele estará hiperconectado, mas os horários do intervalo serão aqueles em que ele gastará mais tempo online. Já se for uma pessoa que trabalha em uma confecção de roupas 8 horas por dia, pode ser que ela acesse a rede apenas enquanto volta do trabalho, entre 18h e 20h.

Por isso, é importante se colocar no lugar da persona e entender como ela se comporta no uso das principais redes sociais. No momento de construir a persona ideal para o seu produto ou serviço, sempre pense em quais momentos ela terá contato com o conteúdo que está sendo produzido, no Instagram ou em outras redes sociais. Essa informação é importantíssima para identificar o horário ideal para publicações nas redes sociais onde sua marca está presente.

É preciso entender onde seu público está

Conhecer a localização do seu público é essencial para saber o comportamento dele nas redes sociais. Esse é um fator de alta relevância, pois influencia diretamente na forma como sua persona consome conteúdo na internet.

O Instagram Insights permite visualizar dados demográficos como principais cidade e países onde seus seguidores estão. Essa informação é valiosíssima, pois é possível criar conteúdos direcionada para determinada cidade, por exemplo. Para ter acesso ao Insights do Instagram, é preciso ter uma conta business.

O fuso horário brasileiro é composto por 4 diferentesronas. Isso pode influenciar bastante sua estratégia. Imagine por exemplo, que seu público está concentrado em sua maioria nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao publicar um conteúdo, deve-se levar em consideração que estes dois últimos estados encontram-se uma hora atrasados em relação ao horário de Brasília.

Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Além de saber bem quem é seu público e onde ele está, chegou a hora de decidir de fato, qual é o melhor horário para publicar seu conteúdo. Para isso, deve-se levar em consideração alguns aspectos que podem ser decisivos para a entrega do seu conteúdo e engajamento do público com ele.

Tenha atenção ao horário comercial

O horário comercial é geralmente o período onde estabelecimentos do comércio e serviços realizam o atendimento ao consumidor.

Normalmente, é compreendido entre 9h e 18h de segunda a sábado para capitais e regiões metropolitanas. Em algumas cidades do interior, o horário comercial é considerado como sendo o período entre 8h e 17h. Por que publicar no horário comercial pode não ser uma boa ideia?

É comum que, durante esse horário, as pessoas interajam menos com os conteúdos no feed do Instagram e Stories por estarem trabalhando. Por isso, em geral o ideal é publicar entre os horários que compreendem o intervalo para almoço que vai das 11h às 14h.

Como descobrir os melhores horários para postar no Instagram?

Existem algumas formas de prever o melhor horário para publicar na Instagram. Nenhuma delas é definitiva, porém podem ajudar bastante a ter um melhor envolvimento do público com suas publicações na rede social. Vamos a algumas das opções disponíveis:

Use as informações do Instagram for Business

A melhor maneira de descobrir os horários em que suas publicações no Instagram podem ter mais interações é usar as informações disponíveis para perfis empresariais do Instagram.

No Instagram for Business (ou Instagram para Empresas), você tem acesso às principais métricas: alcance, impressões, visualizações, cliques no site e seguidores. Pode, também, acessar também dados demográficos como: faixa de idade, localização, os dias em que seus seguidores ficam mais ativos, e o mais importante, os horários com maior interação com sua conta.

Como ver as informações do Instagram Insights?

Para acessar o Instagram Insights em seu smartphone, siga os seguintes passos:

  • Passo 1:  logar no perfil comercial e clicar no ícone com três linhas na horizontal disponível no canto superior direito;
  • Passo 2: logo em seguida, clique em Informações (ícone de gráfico com três barras na vertical);
  • Passo 3: após clique na opção Público;
  • Passo 4: em Seguidores, clique em Horas para visualizar os horários em que seu público mais interage com suas publicações.

Faça seus próprios testes

Outra maneira de descobrir os melhores horários para publicar no Instagram é realizando seus próprios testes. É importante lembrar que esse processo é mais demorado, podendo levar de semanas até meses para ser concluído.

Porém, é a maneira mais genuína de encontrar informações que podem ser cruzadas para gerar insights preciosos, além de documentar sua estratégia de crescimento no Instagram.Por meio de uma planilha, registre a semana, o dia da semana e horários em que suas publicações são feitas. Na mesma linha, reserve um espaço para documentar o formato de conteúdo (foto, vídeo, carrossel, GIF e outros) e as quantidades de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.

Lembre-se de reservar um espaço para observações gerais que podem ter interferido no engajamento do conteúdo. Exemplos: o post foi feito em uma data comemorativa, foi usado um recurso diferente para criação da imagem ou legenda, etc. Estas informações são essenciais para fazer uma análise real dos dados que serão obtidos.

Para facilitar a criação de testes, criamos um template para que você possa fazer seus próprios testes e avaliar a performance das suas publicações no Instagram.

Use ferramentas e aplicativos

Existe uma gama de ferramentas e softwares gratuitos e pagos que podem auxiliar na análise do melhor horário para publicações no Instagram. Uma delas é o UNUM.

O aplicativo gratuito disponível para Android e iOS possui o recurso Best time to post. Com ele, é possível verificar em quais horários durante a semana os posts tiveram picos de interações. Com essa informação, é possível prever os melhores horários para posts futuros.

Dedique tempo e planeje-se!

Como você pode perceber, os melhores horários para postar no Instagram não são definitivos, e nem existe receita de bolo. O ideal é fazer uso dos dados do próprio Instagram, fazer testes e utilizar recurso de outras ferramentas.

Dessa forma você será capaz de cruzar todas estas informações e identificar um padrão ideal para ter uma boa performance no Instagram.

Depois de identificados esses padrões, é importante dedicar tempo ao planejamento dos conteúdos. Faça experimentos de imagens, tipos de conteúdos e até mesmo de legendas que tiveram um desempenho superior às demais.

E, para ganhar tempo, usar uma ferramenta para agendar posts no Instagram é fundamental. Tenha isso em mente e mãos à obra, ou, melhor, às publicações!

Imagem:Business photo created by freepik – www.freepik.com
Fonte: Resultados Digitais

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