Please enable JS

Blog

cloud_computing

Quatro motivos para migrar seu data center para a nuvem

10 de junho de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Os dados da sua empresa e dos seus clientes já estão na nuvem? Considerada uma aposta há alguns anos, a computação em nuvem hoje em dia é vista em toda empresa como uma oportunidade estratégica e um movimento natural para todos os tipos de negócio.

De acordo com um estudo da IDC, o Brasil tem um potencial gigantesco de crescimento na adoção de cloud computing, já que o país é responsável por cerca de 50% da produção e do consumo de tecnologia da América Latina.

Resumidamente, a computação em nuvem é a entrega de serviços de computação – servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise, inteligência e muito mais – pela internet para oferecer inovação mais rápida, recursos flexíveis e economia de escala.

Se considerarmos somente o universo das pequenas e médias empresas, a adoção dessa tecnologia também tem apresentado um forte crescimento. Em uma pesquisa feita pela Paessler com mais de 2 mil empreendedores, foi constatado que 80% das PMEs já adotaram ou pretendem adotar uma estratégia de nuvem nos próximos anos.

Apesar disso, ainda existem alguns obstáculos específicos no setor. Abaixo estão os principais receios das companhias em relação à adoção de cloud computing:

Para ajudar a sua empresa a quebrar a barreira desses obstáculos de vez e implementar uma estratégia segura e confiável, listamos quatro grandes motivos para você migrar seu data center para a nuvem e usar essa tecnologia como motor para inovação e crescimento dos seus negócios.

Redução de custos
Vamos ser diretos: com a eliminação da compra, instalação e manutenção de hardware e software, sua empresa conseguirá obter uma economia significativa a médio e longo prazo.

A Microsoft disponibiliza uma calculadora de preço para que você possa configurar e estimar os custos do Azure.

Além disso, o pagamento de serviços em nuvem costuma ser feito apenas pelos serviços utilizados, ajudando a reduzir custos operacionais, ter mais eficiência em performance e dimensionar conforme a mudança de necessidades do negócio.

Produtividade em alta
Sem precisar se preocupar com funções como suporte e manutenção de software ou backup, a equipe de TI tem seu tempo otimizado e passa a assumir um papel mais estratégico. Com isso, o time consegue adquirir funções mais analíticas e focar em metas de negócios mais importantes.

Além disso, a automação dos processos em nuvem faz com que os dados estejam sempre disponíveis na rede e em tempo real, facilitando o compartilhamento de informações e agilidade no processo de colaboração.

Mais segurança
Provedores em nuvem como o Azure oferecem um amplo conjunto de políticas, tecnologias e controles que fortalecem sua postura geral de segurança, ajudando a proteger os dados, os aplicativos e a infraestrutura contra possíveis ameaças.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados se aproximando cada vez mais – a regulamentação entra em vigor em agosto de 2020 -, as empresas deverão adequar seus processos e produtos e ficar em conformidade o quanto antes. A computação em nuvem oferece vantagens para garantir segurança no ambiente corporativo, como facilidades na hora de proteger e restringir acesso a dados.

Escalabilidade e flexibilidade
Na hora de construir uma infraestrutura moderna de TI, a escalabilidade deve ser pensada como uma necessidade, afinal, sua empresa precisa ser eficaz e rápida para lidar com o crescimento. E é aí que a nuvem, mais uma vez, salta na frente do data center local.

Os benefícios dos serviços em nuvem incluem a capacidade de dimensionamento elástico. Isso significa fornecer a quantidade correta de recursos de TI – por exemplo, mais ou menos potência de computação, armazenamento e largura de banda – sempre que necessário.

Com o modelo pay-per-use, também não há gastos excessivos nem consumos desnecessários de recursos. Para empresas que estão começando, como startups, essa flexibilidade é ainda mais vantajosa, já que otimiza recursos e auxilia na minimização de custos.

Fonte: Portnet

Posts relacionados

bitcoin

Cibercrime usa escritórios para minerar criptomoedas

16 de agosto de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
celular

Pesquisadores encontram três novas falhas de privacidade no WhatsApp

14 de agosto de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
internet

Quatro ajustes para tornar a conta do Google mais segura

13 de agosto de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
pensativo

Fraude online: conheça os 5 golpes mais comuns

12 de agosto de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
celular

Crimes virtuais e ataques cibernéticos mais do que dobram em um ano

9 de agosto de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
hacker

430 mil pessoas já foram alvo de malware financeiro em 2019

8 de agosto de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc