Please enable JS

Blog

lider

Quem você é e onde quer chegar profissionalmente?

9 de abril de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Você é mais do que o seu nome, o seu endereço, onde trabalha e o que faz profissionalmente. O que te identifica como indivíduo são seus valores (as coisas que considera importante em sua vida), as suas crenças (estruturas de pensamento que orientam suas ações), as suas habilidades e os seus conhecimentos. Você consegue descrever estes fatores que te diferenciam como profissional? Você sabe quem realmente é? Você sabe onde deseja chegar?

Conseguir responder essas perguntas é fundamental para quem deseja crescer na carreira (ou em qualquer outra área da vida). Para traçar e seguir o seu caminho profissional é imprescindível saber onde você se encontra atualmente (quem você é e quais suas habilidades atuais), qual o destino (quem você quer ser, o que quer conquistar e o que precisa desenvolver) e quais as possíveis rotas (todas as estratégias válidas para subir cada degrau em sua carreira).

É exatamente igual a quando você vai viajar e utiliza um GPS. Perceba que a primeira coisa que o aparelho faz é identificar a sua posição atual. Só assim, ele lhe permite inserir o destino que deseja. Após informar para onde vai, ele calcula e apresenta as diferentes rotas (a mais rápida, a com menos pedágios, etc.). Concluída as 3 etapas, você precisa apenas seguir as instruções. Na sua vida profissional é exatamente a mesma coisa!

Passo 1: Quem você é?
Sem ter autoconhecimento você nunca conseguirá definir um objetivo adequadamente. Você corre o risco de conquistar algo que para você não é importante ou que vai te gerar ainda mais frustrações. Muitos profissionais na busca por crescer na carreira, conquistam as suas promoções, mas não analisam os impactos que as novas responsabilidades terão em suas vidas, como ter menos tempo para a família e filhos. Isto pode ser desastroso.

Passo 2: Onde quer chegar?
Talvez você até possa saber quais são os seus valores e as suas habilidades, porém pode não ter objetivos ou não priorizá-los. Isto é mais comum que possa imaginar. A correria das nossas rotinas e a infinidade de prioridades que nos são impostas pode nos tirar o foco do que realmente é importante para as nossas vidas. Lembre-se: quando você não está correndo atrás de um objetivo seu, você estará correndo atrás do objetivo de uma outra pessoa. É isso que você quer para sua vida? Você prefere ser uma marionete ou ter 100% de controle sobre a sua vida e os seus resultados?

Passo 3: Quais caminhos utilizará para chegar em seu objetivo?
E a terceira etapa do processo não é menos importante. Ter autoconhecimento e ter um foco em seu objetivo não será suficiente se não conseguir identificar o número adequado de rotas ou estratégias para alcançar o sucesso em sua carreira. Saber identificar e criar oportunidades é uma habilidade fundamental. Caso não a desenvolva, você pode considerar o seu objetivo impossível e se manter estagnado por um longo período.

Passo 4: Entre em ação!
Pouquíssimas pessoas executam bem as 3 etapas anteriores com sucesso em suas carreiras, porém um número muito menor alcança, realmente, os seus objetivos. Isto acontece pois nem todos tem a persistência necessária para chegar no destino traçado. Um planejamento perfeito não fará milagres em sua carreira se você não entrar em ação! Portanto, faça o que é necessário, mesmo que para isso precise sair da sua zona de conforto e lidar com situações difíceis. Até porque elas acontecerão de um jeito ou de outro!

Autor: Allan Lopes é Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

Fonte: Catho

Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik

Posts relacionados

equipe-jovem

Quais atributos devem ter a liderança para as novas gerações

18 de abril de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
reuniao

5 razões para sua empresa investir no desenvolvimento de pessoas

17 de abril de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
pensativo

Como controlar a falta de tempo?

16 de abril de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
conversa

A importância da pausa para aumentar a produtividade

15 de abril de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
conversa

Como está o feedback da sua empresa?

12 de abril de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
mulher_feliz

Por que a motivação é tão importante para as organizações?

11 de abril de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc