Please enable JS

Blog

celular

Sabia que o seu smartphone é rastreado até com o GPS desligado?

9 de fevereiro de 2018 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Pesquisadores da Universidade de Princeton estão divulgando um estudo que mostra o seguinte: mesmo com GPS, WiFi e serviços de localização desativados, o seu smartphone ainda consegue ser rastreado. Isso acontece porque uma falha de segurança utiliza informações internas e até externas do seu aparelho para descobrir por onde ele se encontra.

Por meio de um aplicativo chamado PinMe, os pesquisadores rastrearam um dispositivo usando o fuso horário e informações de sensores diversos de um smartphone. Ao combinar com informações públicas de serviços como o Google Maps, é possível estimar a localização do gadget.

Independentemente dos esforços que um usuário faça para não ser rastreado, um atacante pode descobrir rotas de localização da vítima.

Em comunicado para a imprensa, os pesquisadores ainda comentaram que este tipo de método é “virtualmente indetectável” pela vítima.

“O aplicativo PinMe usa uma série de algoritmos que localizam e rastreiam alguém processando informações como o endereço IP e o fuso horário de um telefone, além de dados de seus sensores. Entre outras informações, os sensores do telefone coletam os detalhes da bússola a partir de um giroscópio, leituras de pressão do ar de um barômetro e dados do acelerômetro”, diz o estudo. “Quando computado juntamente com mapas e relatórios meteorológicos disponíveis publicamente, esses dados podem ajudar a identificar se uma pessoa viaja a pé, carro, trem ou avião e traça sua rota”.

Isso significa que, independentemente dos esforços que um usuário faça para não ser rastreado, um atacante pode descobrir rotas de localização da vítima.

Para acompanhar mais detalhes sobre a pesquisa, acesse aqui.

Fonte: Tecmundo

Posts relacionados

notebook

Cinco dicas para identificar um site falso

16 de janeiro de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
virus

Brasil é um dos países mais afetados por ransomware na América Latina

15 de janeiro de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
cloud

Jornada para a nuvem: mesmo destino, diferentes rotas!

14 de janeiro de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
seguranca

Cibersegurança: previsões de problemas para 2019

11 de janeiro de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
notebook

Três dicas para que você tire o máximo da bateria de seu notebook

10 de janeiro de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
whatsapp

Conheça o vírus que pode invadir o celular pelo WhatsApp

9 de janeiro de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc