Please enable JS

Blog

Infografico_Site_01

Segurança da Informação Pessoal no Carnaval: Documentos Pessoais

6 de fevereiro de 2018 / Infográficos / por Comunicação Krypton BPO

O que fazer ao ter os documentos perdidos / roubados?

É quase carnaval e muitas pessoas aproveitam para viajar. Dentre muitos imprevistos, o roubo ou perda de documentos é um que ninguém espera passar. Além da preocupação de quem pode estar com eles e o que podem fazer com seus dados, há a dor de cabeça de ter que providenciar a 2ª via desses documentos. Por isso, aqui vão algumas dicas para evitar esse transtorno:

1 – Antes de sair de casa, verifique se todos os documentos que está levando são realmente necessários. Muitas pessoas tendem a guardar todos os documentos na carteira, na bolsa ou na mochila, muitos que nem serão utilizados. Avalie e busque levar somente o necessário. Assim, caso perca, você terá que lidar com menos problemas.

2 – Nunca entregue documentos pessoas a desconhecidos. Às vezes nem é um desconhecido, mas sim o amigo do amigo, ou um conhecido distante. Mesmo assim, você não deve entrega-los a outras pessoas. Isso evita que seus documentos caiam na mão de terceiros.

3 – Em caso de roubo ou perda, faça um Boletim de Ocorrência assim que der falta dos documentos. Não fique esperando que alguém vá entregar a você os documentos, ou então que irá encontrá-los.

4 – Comunique a perda aos órgãos de proteção ao crédito. Quando você avisa a esses órgãos que perdeu seus documentos, um alerta é criado no sistema de crédito, impedindo que terceiros utilizem o seu nome para abertura de contas, empréstimos, compras, etc.

5 – Se você estiver no exterior e ter seu passaporte roubado, furtado ou perdido, além dos procedimentos que falamos acima, e preciso dar entrada aos processos de requisição de segunda via do documento pelo titular, sendo necessário comparecer a PF. Caso tenha ocorrido algum tipo de dano do documento, ou mesmo a recuperação dele, o procedimento deve ser o mesmo.

6 – Tenha sempre em casa uma cópia de todos os seus documentos. Assim fica mais fácil identificá-los.

Ter os documentos que ficam sempre na carteira digitalizados em casa, vai permitir a você se lembrar melhor quais são eles na hora de solicitar a segunda via.

7 – Assim que conseguir, faça a solicitação de uma nova via do documento.

Seguindo essas dicas, temos certeza de que você poderá cair na folia com segurança e sem se preocupar com questões burocráticas no meio da festa.

O infográfico abaixo mostra um resumo dessas dicas e pode ser compartilhado em suas redes sociais. Tenha um bom Carnaval!

Fonte: Link Certificação Digital

Posts relacionados

Infografico_Site_04

Segurança da Informação Pessoal no Carnaval: Belo Horizonte

9 de fevereiro de 2018 / Infográficos / por Comunicação Krypton BPO
Infografico_Site_03

Segurança da Informação Pessoal no Carnaval: Celular / Smartphone

8 de fevereiro de 2018 / Infográficos / por Comunicação Krypton BPO
Infografico_Site_02

Segurança da Informação Pessoal no Carnaval: Cartões de crédito / débito

7 de fevereiro de 2018 / Infográficos / por Comunicação Krypton BPO

abc